Friday, December 30, 2011

o (bom) balanço de 2011



 um bravo e corajoso gatinho enfrentando duas temíveis maçãs...
:-)

Quer ver mais coisas deliciosas?

Ai,ó!
  

arte de rua - Banksy



[...] Ainda não foi este ano que o britânico revelou a sua identidade, mas em contrapartida deixou algumas pérolas por todo o mundo. A arte do homem de Bristol ultrapassou as ruas. A Igreja Católica é o seu novo alvo preferido. [...] a última de Banksy é o busto de um cardeal cuja cara está coberta de pequenos azulejos de casa de banho colados, como uma imagem distorcida. “Pecado do Cardeal”, assim se chama, é uma alusão aos escândalos sexuais da Igreja.


(veja e leia mais ...)


Monday, December 26, 2011

é bom estar com os amigos!






outro video absolutamente encantador:


http://www.youtube.com/watch?v=8LxPsfC4WJ8&feature=related


(e através dos comentários ficamos a saber que se trata de protectores de animais...)


:-)

Friday, December 23, 2011

Neste Natal...


Em tempo de festividades ...

muitos sentam-se para confraternizar, falam de paz e amor, e esquecem que a comida no prato a sua frente é uma refeição com crueldade.

que sentido tem falar de paz e amor nessas condições?!

Celebre sim, mas sem que outro ser perca a vida para isso!

e, desculpe lá, isso não só e possível como desejável, mais saudável, mais saboroso e se você gosta de respeitar as vidas alheias, mais de acordo com a sua convicção.







Pratique e divulgue a adopção responsável... 
e sempre que puder faça a diferença positiva na vida de um animal...

Para que não acabem como os da imagem

*
As fotos são da Igualdadeanimal.org mas estão tambem num excelente post do jornal defesa dos animais s/ a comemoração do Dia Internacional dos Direitos dos Animais:



Wednesday, December 21, 2011

E pensar que ele nem gostava de gatos!


Pois é, ele nem gostava de gatos...

mas um belo dia entrou a primeira gata na vida dele e as coisas mudaram 180º!
Abriu mão de quase tudo o que não esteja essencialmente associado ao bem estar dos numerosíssimos gatos que ajuda, e criou num rancho que foi aumentando até aos presentes 25acres -uma autentica cidade dos gatos.

e um prazer para olhos que gostem de gatos!


o texto abaixo é parte do texto que está aqui


blog que recomendo: excelente e com muita informação útil para quem faz protecção animal.

[...]
Mas, com seis gatos, as reclamações começaram com o proprietário do condomínio e os vizinhos. Eu sabia que tinha que procurar outro lugar para ir. Eles não estavam seguros na vizinhança.

Encontrei um de meus gatos machucado e outro foi mordido por um pitbull que eu sei que foi solto para esse fim. Algo precisava ser feito.

Eu não sabia o que fazer em primeiro lugar, assim eu construí um barracão no quintal do meu filho e vivi nele por um tempo. Então eu encontrei um anúncio de um corretor de imóveis oferecendo cinco acres em uma fazenda com árvores; financiada direto do proprietário, a baixo custo mensal... O problema era que ele estava 100 quilômetros a oeste de Jacksonville.

Saí para ver e adorei. Ao longo dos próximos meses, eu comprei mais cinco terrenos. Agora tenho 25 acres.
Limpei uma pequena área e comprei um trailer como um refúgio para meus gatos. Eu coloquei nele uma porta de animal de estimação e prateleiras acolchoadas para eles. Nessa época eu tinha 11 gatos. Eu tinha ficado com gatos abandonados e errantes da vizinhança e das áreas que eu trabalho como um empreiteiro. Eu tinha 22 gatos até a primavera de 2004.



Não tenho mais nenhum dos meus móveis antigos; itens materiais não são importantes para mim mais. Meus gatos me fizeram mais feliz do que nunca. Eles realmente são os melhores amigos que eu já tive.
Caboodle Fazenda agora é um santuário permanente para os gatos que têm sido chutados por pessoas sem coração. Há muitas histórias tristes entre todos os gatos que eu adotei. Alguns quase morreram de fome, alguns deles se encontravam feridos. Eu vi muitos fechados em jaulas durante meses em abrigos de animais e fiquei com alguns deles também.

Os gatos devem ser capazes de andar livremente, e em Caboodle Ranch, é o que eles fazem. Estamos no meio de 100 hectares de fauna. Os gatos me seguem através das trilhas naturais que eu coloquei e mantenho, sobem em árvores fortes que eu construí e se escondem em tocas escavadas no subsolo que tenho feito para eles.




Todos os gatos foram esterilizados ou castrados, todos as vacinas são atualizadas e eu mantenho as visitas regulares ao veterinário para cada um deles. Eu viajo a 250 milhas de ida e volta várias vezes por semana para trabalhar e voltar para manter um porto seguro para se viver. Cada um dos meus gastos saíram do meu próprio bolso e faço com muito pouco para que eu possa dar-lhes uma vida feliz, mas nem sempre é fácil.


Ofereça CaboodleRanch!


videos! :P

Tuesday, December 20, 2011

Cesaria Evora - Partida



Senhora de êxito profissional tardio mas nem por isso menos glorioso
o legado de Cesária permanecerá...


*link*

Uma menina que se mostrou tarde e bem, ao mundo.

um pouco sobre ela.




Sunday, December 18, 2011

Eduardo Galeano




   


De nuestros medos
nacen nuestros corajes
y en nuestras dudas
viven nuestras certezas.
Los sueños anuncian
otra realidad posible
y los delirios otra razón.
En los extravios
nos esperan hallazgos,
porque es preciso perderse
para volver a encontrarse.
Eduardo Galeano
(http://pensador.uol.com.br/autor/eduardo_galeano/)


*No vídeo (5:30) fala-se das loucas de Maio... tem do que se trata*



Saturday, December 17, 2011

Recursos para vítimas do tsunami usados para matar baleias?!





Nesse exato momento, a frota baleeira japonesa está indo rumo ao sul para caçar milhares de majestosas baleias, escoltada por uma força de segurança privada de $30 milhões pagos com fundos para alívio do desastre do tsunami! 

Defensores do movimento contra a caça de baleias conseguiram com sucesso bloquear essa atividade no Japão -- e é exatamente por isso que o governo japonês decidiu roubar recursos de ajuda humanitária para impedir os ativistas de atrapalharem os navios enquanto realizam esse brutal massacre.   

Se conseguirmos impedir a escolta da caça às baleias e levar os recursos de ajuda humanitária de volta para os cidadãos japoneses desesperados, que adoecem nos locais atingidos pela radiação, poderemos ajudar a acabar a caça às baleias de uma vez por todas. O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, já está sob bastante pressão após fracassos escandalosos no que diz respeito à compensação de vítimas do desastre nuclear. Um protesto global massivo pode engatilhar uma revolta dentro e fora do Japão e forçar Noda a usar os preciosos fundos de ajuda para salvar pessoas, e não para matar baleias -- assine a petição e encaminhe para todos: 



A caça de baleias é astronomicamente cara, e só é possível graças aos absurdos subsídios do governo que chegam a $35,000 por baleia! Se estes subsídios forem cortados, a indústria pesqueira de baleias pode entrar em colapso. Agora o primeiro-ministro vai desperdiçar $30 milhões para fornecer segurança privada para os caçadores de baleia, e garantir que eles não sejam incomodados pelos ativistas ambientais no oceano. Com esse recurso adicional, o Japão planeja matar 1.000 baleias Minke para a venda de carne este ano.  

Oficiais dizem que os subsídios vão dar apoio às comunidades costeiras atingidas pelo tsunami -- e ao mesmo tempo, o Japão precisa estocar carne de baleia pois poucas pessoas desejam consumí-la. Enquanto isso, o governo negligencia as vítimas abandonadas em locais contaminados com radiação, e os poucos intitulados a receberem uma compensação ganharam apenas $1,000. 

Vamos pressionar o primeiro-ministro Noda a parar de ceder ao lobby baleeiro e começar a usar o dinheiro de ajuda humanitária nas pessoas que mais precisam: as vítimas -- assine a petição urgente agora e encaminhe para todos: 


No ano passado, nossa comunidade se uniu em grandes números e vencemos a guerra para manter a proibição de caça às baleias. E, no mês passado, 130.000 membros japoneses da Avaaz se uniram, pressionando o governo a usar os fundos de ajuda para proteger as crianças expostas à radiação financiando a evacuação de áreas de risco. Em todos esses momentos, nos damos conta de como poderosos grupos de lobby, como o da caça às baleias, colocam o lucro na frente das pessoas e do planeta. E em todos esses momentos nós os impedimos. Façamos isso mais uma vez

Com esperança e determinação, 

Stephanie, Jamie, Emma, Ricken, Morgan, Laura, Wissam, Wen-Hua e o resto da equipe da Avaaz 

Mais informações: 

Japão promove caça de baleias com verba do pós-tsunami, diz ONG (Folha de São Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1017830-japao-promove-caca-de-baleias-com-verba-do-pos-tsunami-diz-ong.shtml 

Sea Shepherd articula ações para conter baleeiros japoneses (Terra)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5511941-EI8143,00-Sea+Shepherd+articula+acoes+para+conter+baleeiros+japoneses.html 

Frota baleeira japonesa zarpa em direção à Antártica (AFP)
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h0tQv-Ph3KPT7q01SmYm-I32AGmA?docId=CNG.9e7d3b25a6955b5b12f24ac57804771f.2c1 

Japão 'blinda' barcos de pesca na Antártida contra ação de ecologistas (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/12/japao-blinda-barcos-de-pesca-na-antartida-contra-acao-de-ecologistas.html 

EUA, Austrália, Nova Zelândia e Holanda "dececionados" com retoma da caça à baleia (RTP)
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?t=EUA-Australia-Nova-Zelandia-e-Holanda-dececionados-com-retoma-da-caca-a-baleia.rtp&article=509233&layout=10&visual=3&tm=7 

"Carta do Greenpeace Japão e outras 15 ONGs ao governo japonês" (em inglês)
http://www.greenpeace.org/japan/Global/japan/pdf/2011_Japanese_NGO_statement_for_departure_English.pdf 

Saturday, December 10, 2011

esse moço... sabia umas coisas!

Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos.
Bob Marley

Não viva para que a sua presença seja notada,
mas para que a sua falta seja sentida...
Bob Marley


Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais
Bob Marley


Não ligo que me olhem da cabeça aos pés..porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés
Bob Marley


(All Star Tribute/Bob Marley *Tracy Chapman canta Three Little Birds)


Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
Bob Marley


Os homens
pensam que possuem uma mente,
mas é a mente que os possui
Há pessoas que amam o poder,
e outras
que tem o poder de amar
Bob Marley


Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez
Bob Marley



As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas… O tempo passa… e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
Bob Marley



Se choras por não ter visto o pôr do Sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas.
Bob Marley



Thursday, December 08, 2011

Seven Seconds



Aquitem a letra traduzida



Wednesday, December 07, 2011

Real Men are Kind to Animals





animal resgatado pelo esquadrão contra o abuso animal - México




no que respeita à Causa Animal, Obama não tem sido tão coerente quanto esperado...



o actor Anthony Hopkins, vegetariano, defensor da causa animal, membro da Green Peace e... muito mais!




(veja aqui algumas das imagens em grande plano!)






O título diz tudo!

são muitas as historias
com aqueles que usam a força, a inteligência e a emoção para salvar e interagir com toda a espécie de animais.

Passando o cursor em cada imagem encontra um pequeno post com um resumo da história, por vezes o link.

Tem várias secções, desde pessoas famosas a salvamentos de emergência e outras situações.

Tuesday, December 06, 2011

onde se fala das que não são amadas (os)

...

...e na falta desse amor primeiro, mal processando tão dura prova, seguem a vida incapaz do mais básico e importante dos amores: a capacidade de se amar a si própria (o), raiz indispensável para igualmente bem-amar e gerir eficazmente os afectos externos a si.

Escolhi trechos que acho emblemáticos do artigo da Vanessa Tulesky, mas aconselho a leitura integral. 

(a perspectiva é astrológica, mas podia ser outra... aqui fala-se de almas feridas)
*
...


Em 1973, Saturno transitava por Câncer, ainda distante de formar contato tenso com Urano em Libra. Mas os antigos rivais/parceiros já estavam em campo se preparando para a batalha. Saturno em Câncer que, dentre outras coisas, pode falar do doloroso embate com os pais, ou da  profunda necessidade deles, beirando as raias da dependência. Saturno em Câncer, que pode ser a mãe extremada ou uma mãe extrema de qualquer tipo. Saturno em Câncer, tão sensível... Ou tão duro: as malhas conservadoras da ditadura na América Latina e, no restante mundo, de todas as inseguranças políticas. Saturno em Câncer que não quer chorar por fora, mas o faz por dentro... Mas Urano não deixará isto ocorrer sem colocar gigantescos holofotes. “Você não gosta de mim, mas sua filha gosta.”
Quase quarenta anos se passaram e Urano está no vibrante Áries, e Saturno, quem diria, em Libra.  Plutão - que em 1973, em Libra, formava quadratura com Saturno, dando um tom de suspense àquele ano devido à Guerra Fria - agora está em Capricórnio, com um novo suspense, desta vez ligado à ameaça de um colapso na economia. Escolha qual dos dois pratos tem mais pimenta: a Guerra Fria, com sua ameaça de destruição nuclear, ou o receio de um colapso na Economia Mundial. Em suma, para quem não é versado em Astrologia, os três planetas lentos estão ativando os mesmos signos que estavam há quarenta anos atrás, só que em posições trocadas. Isto cria uma ligação oculta entre aquele tempo e este de agora. Naquele tempo, quando o poder de Plutão e a rebeldia de Urano estavam contidos em um só signo (primeiro em Virgem e depois em Libra), os rebeldes estavam levando surras homéricas ao redor de toda a Terra. Mas agora, durante a quadratura entre os dois planetas (espécie de segundo round, quarenta anos depois), as coisas estão um pouco diferentes.
...
O que têm em comum estas quatro mulheres? Uma excruciante dor de amor, a funda ferida de uma rejeição: todas têm problemas com a mãe. Nenhuma se sentiu amada.
Estas mulheres falham em nome da mãe. Precisam cumprir a profecia de não serem dignas de serem amadas ou de serem felizes. Tiveram de engolir uma incontornável dificuldade e hostilidade neste relacionamento primário. Tentaram lutar contra isto à exaustão, e por isto se afundaram.
...

Enxuguem o excesso desta sensibilidade, parem de insistir no que é inútil. Descubram, por favor, a sua verdade, como Chico Buarque fez nos anos de chumbo, quando nunca escreveu recados tão eloquentes, que a grosseira artilharia da ditadura não conseguiu filtrar.
Meninas, dêem fim aos seus sofrimentos por sua própria conta, como quem rasga um papel de uma dívida infinita. Declarem sua independência, como tantos países fizeram sempre que acharam que era tempo de terem seus próprios governos. Não esperem que suas mães abram as portas de suas gaiolas e as levem brandamente para os seus ninhos.
Meninas (e meninos mal amados), há coisas que vocês só descobrirão por si mesmas, se ousarem fazer isto, o que requer coragem. A vida nunca disse que seria fácil, e tampouco segura. Saltem para fora de seus muros (sim, ele estava lá, mas vocês depois os reforçaram com mais tijolos de sofrimento, mágoa, culpa e autopiedade) e verão que não é difícil fazer isto e que não se tornarão meninas más, pois o sofrimento deixou uma pequena pérola em seus corações. Olhem para ela e dêem-na a quem a merece, principalmente a vocês mesmas.
Meninas queridas, preciso lhes dizer que bruxas não se transformam em fadas, a não ser em éons, e não há mais tempo para esperar por isto. Se vocês não tomarem uma atitude (e, se realmente procurarem, encontrarão um número enorme de ajudas e tratamentos, para todos os bolsos), ninguém fará isto por vocês.
...

(artigo de Vanessa Tuleski)

Sunday, December 04, 2011

Bat World Sanctuary





Neste pequeno vídeo podemos observar como os voluntários do Bat World Sanctuary alimentam e cuidam de um pequeníssimo morcego da fruta abandonado pela sua mãe. Um vídeo super amoroso até para aqueles que não acham muita piada a estes mamíferos alados.

A mãe de Lil’ Drac foi salva, após ter estado enclausurada num zoo. O stress da sua transferência, fez com que abandonasse o pobre morceguinho. Segundo os especialistas, não é algo incomum quando a mãe não se sente segura.

Felizmente, o Lil’Drac foi encontrado logo após ser abandonado e alimentado à mão pelos voluntários do Bat World Sanctuary.

Foi examinado, aquecido e confortado com um cotonete quente e húmido, para simular a língua da mãe. Depois, foi alimentado. Para isso, colocaram um pedacinho de esponja na sua boca e depois de o Lil’Drac a ter agarrado, foram-lhe deitadas gotinhas de leite adaptado para que ele pudesse mamar.
Os dias passaram, ele tornou-se mais forte e a sua personalidade começou a ser notória… Os voluntários aperceberam-se que o pequeno Lil’Drac gostava de se embalar depois de comer.
Cuidadosamente é escovado para o encorajar a tratar do seu próprio pêlo.
O Lil’Drac cresce e torna-se mais forte de dia para dia… E embala-se…

*
...e muito a propósito, o texto abaixo...

É que para quem ja teve o privilegio de despertar para isso, dar oportunidade e beneficiar uma vida -independente da espécie a que pertença ou de qualquer outra condição ou escala de valores... pode ser por si só uma das mais belas experiências que podemos ter nesta vida.

*


O tempo e as várias reflexões que tenho feito sobre a temática e sobre essa tão badalada pergunta, permitem-me chegar a várias conclusões.
Primeiro que tudo, não há voluntariado mais nem menos nobre, todas as formas de dádiva e de contribuição acarretam um si uma grande nobreza porque permitem fazer o bem, sem olhar a quem. Sem olhar se esse bem que estou a dar de forma livre e espontânea é para um humano ou para um animal.
Se todos fizessem voluntariado com crianças, quem ajudaria os idosos? Se todos ajudassem os idosos, quem faria voluntariado com as crianças? E se todos apenas fizessem voluntariado com crianças e idosos, quem olharia pelos milhares de animais abandonados todos os anos?


Somos nós que tornamos nobres as causas onde nos envolvemos pela forma como lutamos por elas. Se trabalharmos com respeito, honestidade, vontade e muito amor não há causas no voluntariado menos dignas!
Dizer que um animal é menos digno que uma pessoa para merecer que alguém gaste o seu tempo com ele prova que nós, humanos, andamos muito enganados em relação à natureza. A convivência com animais tem-me ensinado que são seres maravilhosos.
De forma errónea o ser humano assumiu a supremacia de todas as espécies, colocando-se numa espécie de pódio que não lhe pertence, julgando que por ser dotado de racionalidade se poderia superiorizar à natureza, tornando-se um semi-deus sobre todas as espécies e sobre toda a natureza.
Por vezes basta um evento natural (um tornado, um terramoto, etc.) para recordar e reduzir o ser-humano à sua posição na cadeia natural.


Por isso, julgar que o voluntariado com animais é menos digno que com humanos, é continuarmos a considerar que estamos acima das outras espécies e da própria natureza.
Se somos nós os seres racionais, porque fazemos e temos atitudes que me parecem desprovidas de qualquer racionalidade para com os animais e com a natureza? Não somos nós seres-humanos que abandonamos, maltratamos, ferimos, magoamos, deixamos morrer à fome tantos milhares de animais por ano?
O animal tem-nos provado a sua incrível capacidade de resistência, de tolerar a dor, as feridas, a fome e até mesmo as mudanças climáticas e naturais. Os animais são uns resistentes, por isso não me podem dizer que merecem menos ou não merecem de todo que alguém se dedique a ajudar de forma voluntária aqueles que o próprio ser-humano mal tratou ou abandonou.
Afinal, o que é ser voluntário afinal? Acredito que quanto mais damos, mais temos para dar. Este é o verdadeiro lema de um voluntário. É a capacidade de nos despojarmos do nosso próprio eu em prol dos seres que amamos. É dar e nunca ficar mais pobre, antes pelo contrário, é enriquecer em sorrisos, em felicidade, em bem-estar e dignidade no outro.
Ser voluntário é dar sem esperar nada em troca, esse nada que é tudo, porque a recompensa é tão grande quando vemos que conseguimos dar a outro ser a felicidade, uma vida melhor, um sorriso, um olhar de gratidão eterna e de comunhão, de paz, de amizade sincera sem esperar retorno.
Por isso, o que importa é servir uma causa nobre, seja ela qual for, onde quer que haja alguém a precisar!

(ambos textos a itálico vêm de: http://www.mundodosanimais.pt/)

Saturday, December 03, 2011

beagle freedom project


Todos os beagles são machos, com idades entre os 4 e os 7 anos. As suas vidas eram passadas em jaulas, uma por cada cão, em quartos de 10 cães cada. Nunca foram autorizados a socializarem entre si e nunca viram a luz do dia. Entre as experiências de laboratório para os quais estes animais eram usados, incluía-se a produção de novos produtos cosméticos.
O resgate foi levado a cabo pela Animal Rescue Media Education (ARME), em laboratórios de Espanha que encerraram as suas atividades, e os beagles ficaram ao cuidado de uma divisão da ARME, a Beagle Freedom Project. De um total de 72 cães resgatados, 32 deles já foram adotados na Europa.

(...leia mais...)




Thursday, December 01, 2011

Ups!



Falcão salvo da grelha de um carro

O condutor deste carro ficou em choque quando colidiu com um falcão, numa altura em que conduzia a aproximadamente 100 quilómetros por hora. No impacto, o falcão acabou por ficar preso na grelha do carro e como se pode ver na imagem em cima, a situação era tudo menos boa.

Falcão salvo da grelha de um carro

O condutor rapidamente se dirigiu a uma oficina para que os mecânicos o pudessem ajudar, e ficaram todos bastante admirados quando descobriram, contra todas as expectativas, que a ave ainda estava viva!

Falcão salvo da grelha de um carro

Os mecânicos procederam então à libertação cuidadosa, fazendo os possíveis para não ferir ainda mais o falcão.

Falcão salvo da grelha de um carro

Depois de libertado, o falcão estava naturalmente em choque e bastante perturbado para conseguir voar. Foi então levado ao veterinário para que pudesse recuperar.

Falcão salvo da grelha de um carro

Esta não era a primeira vez que os mecânicos se deparavam com aves presas em carros desta forma. Mas este falcão, além de ter sido a maior ave que viram neste tipo de incidente, era também a primeira ave que tinha sobrevivido.

Falcão salvo da grelha de um carro

O sortudo falcão recuperou totalmente e foi libertado na natureza. Esperamos que não se volte a aproximar muito de carros :)

Fonte: BBC