Saturday, June 27, 2009

His Music Will Live Forever... (e cerebralizando um pouco)

Bem no final da quinta feira, quando colocava ordem numa das minhas contas de mail que é tambem um portal de informação, aproveitei para aprofundar um pouco sobre a notícia da morte de Farrah Fawcett que corria solta desde as primeiras horas do dia. Enquanto a notícia abria tive ainda tempo de olhar o título de outra: "Michael Jackson hospitalizado". Lida a noticia de uma morte quase anunciada mas bravamente combatida, desviei o olhar para a televisão com o som off . Na Sky News aparecia a frase que devia lá estar nas próximas horas quase interruptamente: Michael Jackson has died.
Fiquei muito séria a olhar e coloquei o som.
Onde é que eu tinha mesmo perdido o fio da história?!
Depois de aceite a realidade, um pensamento:
Madre Teresa e Diana... a morte brusca e controversa da segunda pessoa "abafou" o destaque da primeira
Farrah Fawcett e Michael Jackson, no mesmo dia a morte ainda que prematura mas por doença da primeira seria abafada pela surpresa total que constituia a de MJ.
*
Vídeo Black or White (incorporação desativada)
tempos de sucesso...
*
De Michael Jackson diz-se muita coisa, sempre se disse.
Actualmente diz-se até que a sua morte não é real, é fabricada. Ou que já aconteceu faz tempo. Isso tambem é comum no caso das celebridades.
Proliferam as duvidas sobre sexualidade e pedofilia. Há textos agressores e textos defensores e há os que remetem o assunto a Deus, e lavam daí as suas mãos.
Pessoalmente tenho MJ em alta consideração enquanto artista. Enquanto ser humano, acredito que fosse mais benigno que maligno. Não era um ser humano perfeito, -ninguem é (?) mas curiosamente para mim as falhas dele tem mais a ver com uma certa carência mal resolvida, ingenuidade e alta voltagem que com um carácter deliberadamente negativo. Parecia-me bem triste nos últimos tempos. E confessou-se solitário. Muito. Quando talvez a verdadeira vontade fosse um resgate de paz e amor que nunca teve. As duas palavras que usou no único concerto que deu em Portugal: Paz e Amor. Sobra-me a sensação que nunca foi bom a defender-se da maldade alheia. Como as crianças. A mídia que idolatra é a mesmíssima que destroi e gosta de ver sangue. E que se for preciso volta a idolatrar. Parece que ele demorou muito a perceber isso e o corpo não espera.
Das várias coisas que tenho lido sobre ele enquanto pessoa, deixo a mais decente e equilibrada que encontrei até agora. Não preciso de dizer que concordo linha por linha.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/anoitetoda/index.phtml?id=899779&com=1#comentario

* * *
Antes que os defensores dos animais me caiam em cima (eu tambem sou!) vociferando contra o facto dele preparar a intervenção de vários animais selvagens (e guerreiros de tribos africanas)nos espectáculos programados para este verão, informo já que fui uma das pessoas que assinei manifestos de protesto e repudio contra isso. Michael provávelmente tinha a intenção de fechar a sua carreira com espectáculos invulgares e grandiosos. Muito provávelmente tambem e tal como muita gente, não estaria correctamente informado sobre a miséria e crueldade que quase sempre, para não dizer sempre, a utilizaçao de animais em espectáculos para gaudio humano implicam na vida desses mesmos animais. Quase de certeza estava a ver apenas o lado do glamour, luxo e imponencia que qualquer animal selvagem empresta a um espectáculo; o que não quer dizer que isso justifique o direito à sua utilização.

Michael Jackson, tanto quanto sei era sensível e amigo dos animais, parece até que teve num ratinho companheiro e confidente do infortunio que foi a sua infancia. Mais tarde seria um macaco, o Bubbles, o alvo da sua ternura (e como a estupidez humana não conhece limites, foi-lhe imediatamente atribuida a práctica de zoofilia).
Pessoalmente acho que esta podia ter sido se as circunstâncias o permitissem, uma oportunidade para mais alguem com impacto público ficar informado do que realmente representa o uso de animais no espectáculos.
Uma curiosidade para quem gosta de astrologias:
O Mapa Natal de MJ ilustra bem as forças que foram presente na sua vida -um Meio do Céu (público, carreira) com Sol e Plutão, duas forças de respeito uma visível e geralmente benéfica -o Sol (que tambem representa o pai), outra bem mais subterrânea... -Plutão, que lhe dava uma energia mental e física enorme, mas que tambem pode ser destrutivo, planeta da sexualidade e morte, transformação, cura, magia... Sem esquecer o ascendente em Escorpião, signo regido por Plutão... e cá estamos de novo às voltas com um forte magnetismo e sexualidade latente , que talvez funcionassem como um íman para atrair boatos e escândalos nessa área.
(Ou indo um pouco mais longe -já na astrologia cármica, talvez vincos, heranças, de outras vivencias... que implicariam nesta vida a criação de uma estrutura diferente da que foi criada para poder lidar com os desafios que se colocaram com mais êxito)
Mas fiquemo-nos para já pela astrologia comum, vale a pena ouvir o clip.

4 comments:

  1. Amiga....Agora emocionei-me...Não sei se somos crédulas demais no ser humano, se ingênuas demais... É o que dirão muitos por assim pensarmos. Mas sinceramente prefiro morrer assim a ser induzida e contaminada pela maldade cruel e indecente que assola uma massa sedenta de perversas novidades e sensacionalismos. Talvez minha credulidade seja bem pessoal, através da minha própria experiência de vida. Tenho 53 anos, e apesar de ter desenvolvido intelectualmente, como todos, mantive um aspecto ingênuo e infantil, durante toda a minha vida. Sou, confesso, até hoje protegida por minha mãe, marido, filhas e até amigos, por viver num mundo em que a realidade difere, e muito, da minha realidade. Cheguei a pagar um preço alto demais por não me dar conta e não ter como prever níveis de crueldade, vingança e outros atos absurdos que jamais seria capaz de imaginar. Já chorei por me deparar com situações que achei “ roubarem” a minha inocência e fé . Tudo isto após os 50. É o preço que se paga, quando temos uma inocência preservada a despeito da idade, maturidade intelectual e do que há no mundo. E não sou e nunca fui uma celebridade e pessoa de “ domínio público”. MJ tinha o seu mundo. Criado por ele ou preservado por ele ao longo dos anos. Por um descuido, esqueceu-se de sentimentos, pensamentos e atos alheios pertencentes a um mundo maior que o dele. Podemos ser os donos do nosso mundo, mas nunca esquecer que estamos inclusos em um mundo muito maior e complexo que o nosso. Esta descoberta é dolorosa. Pode destruir o nosso mundo particular.




    Enorme beijo.

    ReplyDelete
  2. Sam querida, saber manter a inocencia sem perder a capacidade de reconhecer a podridão é um desafio e tanto e não se acerta as agulhas desse mecanismo à primeira, se é que alguma vez se acerta... rss. O que acontece neste caso muito específico é que pessoalmente, eu -e mais pessoas, não reconhecemos em MJ essa faceta sórdida que seria a pedofilia e outros desvios como consistente com o que percepcionamos da personalidade dele.
    Como é evidente, podemos estar enganados -e muito!
    Mas, com os dados limitados e publicos que existem, e a combinação disso com feeling pessoal (algo que é necessariamente subjectivo), não o considero minimamente com "perfil de pedófilo"
    De resto parece que foi essa a conclusao do profissional que o observou na altura. Como todos somos inocentes até se provar a culpa, tambem não podemos esquecer que ele saiu do processo inocentado.
    Alguem perguntou muito oportunamente "-Porque pagas fortunas para chegar a acordo se estás inocente?" e veio a resposta que circula como a que foi dada: "-Porque já não aguento mais isto!"
    A tal fragilidade emocional que muita vez é associada a MJ e provavelmente tem raizes na infancia mal vivida, parece ter cobrado uma alta parte na vida dele...
    O indesejável efeito secundário destes agitos sociais é sempre uma figura manchada, mesmo no caso de não o merecer.. (a ponto de 2 horas apos a confirmação da morte já circularem na net piadas "inocentes e graciosas" do tipo "a primeira pergunta do Michael quando chegou ao outro lado foi -onde está o Menino Jesus?") O tipo de coisas deplorávelmente pobre de espírito.
    Sam , acho bem preferivel alguem poder dar-se ao luxo de manter a sua inocencia intacta e forte depois dos cinquenta do que quem lança um véu de pseudo-sabedoria sobre o que olha e consegue emporcalhar todos os horizontes visuais! O ideal é seguirmos na practica o bom conselho daquele Mestre: "Sejam sábios como serpentes e inocentes como pombos"... Ele sabia o que dizia porque era inocente... e suficientemente sábio para correr com os vendilhões do templo! ;)
    Beijo grande

    ReplyDelete
  3. wickedlizard8:25:00 pm

    Coitadinho... so com abutres as sua volta. Que horror!!!

    Ultimas noticias dele - ele pesava apenas 112 libras - era so pele e osso!

    :(

    ReplyDelete
  4. é,Isabel... apesar de toda a energia e génio que sobravam faltou o cinismo e dureza necessaria p/ lidar com certos predadores sociais...

    ReplyDelete