Monday, July 17, 2006

Varuna, para quem se interessa por astrologia e não só


Artigo na Constelar

Um corpo celeste descoberto em 2000 no cinturão de Kuiper, inexplorada região além da órbita de Plutão, parece corporificar simultaneamente o simbolismo conectado à divindade Varuna, da mitologia védica, e ao deus grego Oceanus, um rei universal destronado.

Varuna era o deus criador da mitologia védica. Era sua divindade mais augusta. Segundo o hinduísmo, Varuna encarna o céu e o oceano, e todos os poderes criadores e reguladores da vida. [...]
Varuna também encontra paralelismo com o deus grego Oceano, que era filho de Urano. Oceano era filho de Gaia, Mãe Terra. E Varuna também era filho de uma Mãe Terra, Aditi.
[...]
Esta relação simbólica entre o céu e mundo das águas é forte em Varuna. Ele podia crescer tanto que suas costas eram capazes de suportar os dois oceanos do mundo, o ar e as águas. Talvez se possa considerar a ligação entre céu e oceano com o fato de ambos se perderem um no outro quando os contemplamos no horizonte. Poeticamente, as nuvens imitam, em meio ao azul celeste, as espumas das ondas marinhas em movimento constante.
[...]
Kutalyov observa que, vindo após Plutão, Oceanus (Varuna) não nos leva para as alturas ao invés de continuar a descer às profundezas do rei subterrâneo. Oceanus então possui um aspecto dual, pois eleva às alturas do céu e conduz aos abismos aquáticos. Considera que Oceanus influencia no ganho de notoriedade e glória imortais para além da popularidade presidida pelo fausto planeta Júpiter, e ainda diferindo de Júpiter quanto a leis e justiça secular, ele é a personificação da justiça e eqüidade divina. Essa eqüidade faz dele um nivelador que harmoniza e iguala os homens de modo divino.
[...]
As semelhanças com Júpiter parecem muitas, e não há diferença entre leis e justiça secular, e justiça e eqüidade divina. Júpiter governa sobre ambas. Assim as suposições de Kutalyov parecem fracas. Oceanus (Varuna) talvez esteja ligado ao acúmulo de coisas, o acúmulo de sabedoria e aprendizado, com também pode estar relacionado com o modo como lidamos com as perdas de posições ou bens e até pessoas. Talvez fale de como lidamos com mudanças e transformações em nossos mundos, como reagimos com elas e o que acumulamos após. Os mitos de Varuna e Oceanus relatam com força perdas e transformações: ambos perderam governo, mas continuam sábios e poderosos.


Descubra aqui onde estava Varuna quando você nasceu

Texto de B. R. Rodrich
*

No comments:

Post a Comment