Thursday, January 21, 2010

falar de vida e morte


[...]
Aprendi que na actualidade, as pessoas eram ensinadas a negar a morte e que esta significava apenas a aniquilação e a perda, o que quer dizer que a maior parte do mundo vive ou a negá-la ou aterrorizado por ela. O simples facto de se falar da morte é considerado mórbido e são muitas as pessoas que acreditam que basta mencioná-la para correrem o risco de a atraírem sobre as suas cabeças.
[...]
... a sociedade moderna é em grande parte, um deserto espiritual, onde a maioria imagina que "esta vida" é tudo o que existe.
[...]
Acabei por chegar à conclusão de que os efeitos desastrosos da negação da morte se estendem muito para lá do indivíduo, afectando todo o planeta. Acreditando fundamentalmente que esta vida é a única, as pessoas modernas não desenvolveram uma visão a longo prazo, por isso nada as impede de saquearem o planeta para a satisfação de fins imediatos, ou de viverem de maneira egoísta que pode revelar-se fatal para o futuro.
Quantos mais avisos serão necessários, como, por exemplo, o que foi feito pelo antigo ministro brasileiro do Ambiente, responsável pelas selvas do Amazonas?

"A moderna sociedade industrial é uma religião fanática. Demolimos, envenenamos e destruímos todos os sistemas de vida do planeta. Assinamos notas de dívida que os nossos filhos não poderão pagar... Actuamos como se fossemos a última geração sobre o planeta. Sem uma mudança radical nos corações, nas mentes e nas visões do futuro, a Terra acabará por ser como Vénus, calcinada e morta."
(in " Livro Tibetano da Vida e da Morte" de Sogyal Rimpoche)

No comments:

Post a Comment