Monday, December 06, 2010

Filme dirigido por Angelina Jolie X Activistas bósnias

"
A Associação de Mulheres Vítimas de Guerra escreveu às Nações Unidas a protestar contra Angelina Jolie. Em causa está o primeiro filme da actriz como realizadora, onde a Associação acusa Jolie de ser “ignorante” e de não merecer o cargo de embaixadora da Boa-vontade da ONU.
*ler mais aqui*
Não posso falar do filme, ainda não vi e nada sei do guião... Apenas que se trata de uma história romântica entre uma prisioneira e um guarda (humm... grande desiquilibrio, uma prisioneira e um guarda. Tratar com equidade uma situação desiquilibrada à partida em papeis de género, para mim, requer muita capacidade artística e equilibrio)
E se é o caso de uma mulher apaixonando-se por um -seu! violador... Bem, mesmo com todas as síndromes de estocolmo a explicarem, não sei se há capacidade artística ou psicóloga/o que nos acuda...
A verdade é que não se pode julgar com objectividade o que não se conhece. Mas as brutais experiências vividas por mulheres bósnias no decorrer da guerra colocaram-nas à partida contra qualquer espécie de envolvimento romântico no mesmo cenário, sem mais delongas.
Vamos esperar para ver como é tratado o assunto no filme.

No comments:

Post a Comment