Tuesday, August 14, 2012

Contra a desapropriação de terra no Serengeti





 *
Atualização: 13 agosto 2012


Uau! Mais de 400 mil pessoas assinaram em apenas 24 horas! E os mais próximos do presidente Jakaya Kikwete já começaram a reagir -- há algumas horas, a pessoa na qual o presidente da Tanzânia mais confia, o parlamentar January Makamba, enviou uma mensagem no Twitter dizendo que entregaria nossas vozes para o presidente em pessoa. Vamos manter a pressão coletando as assinaturas agora e encaminhando essa campanha para outras pessoas.

Postado: 9 agosto 2012

A qualquer momento, uma grande empresa de caça de animais pode fechar um contrato que forçaria mais de 48.000 membros da famosa tribo africana Maasai a deixarem suas terras para dar lugar a reis e príncipes ricos do Oriente Médio, que desejam caçar leões e leopardos. Especialistas dizem que a aprovação do contrato pelo presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, pode acontecer a qualquer momento. Mas se agirmos agora, poderemos impedir que o Serengeti seja sacrificado.
Da última vez que essa empresa tirou o povo Maasai de suas terras para dar lugar aos caçadores ricos, muitas pessoas foram espancadas pela polícia, colocaram fogo em suas casas e o gado morreu de fome. Mas, logo em seguida, depois de um escândalo na mídia, o presidente mudou de opinião e devolveu a terra para os Maasai. Dessa vez, ainda não houve nenhum escândalo na mídia, mas se juntarmos nossas vozes agora, poderemos mudar isso e fazer com que Jakaya Kikwete impeça o acordo.

Se 150.000 de nós assinarem a petição, os meios de comunicação na Tanzânia e em todo o mundo serão alertados e o presidente Kikwete receberá a mensagem necessária para repensar esse acordo funesto. Assine a petição agora e envie para todos.  
* * *
 
The Guardian: “Tourism is a curse to us”




News Internationalist Magazine: “Hunted down”




Society for Threatened People: Briefing on the eviction of the Loliondo Maasai




FEMACT: Report by 16 human rights investigators & media on violence in Loliondo




Voices of Loliondo: Short film from Loliondo on impact of eviction on Maasai

No comments:

Post a Comment