Thursday, December 13, 2012

Natal: atenção redobrada aos patudos!



Nesta altura, existem um pouco por toda a casa decorações natalícias e presentes de Natal. Contudo, estes podem ser perigosos para o seu gato. Assim sendo, existem alguns pontos que deve ter em atenção. Nomeadamente:
  • Não deixe que o seu amigo de quatro patas brinque com os enfeites da árvore de Natal. Por ser grande e brilhante, está atraí o fascínio dos pequenos felinos. Contudo, eles podem magoar-se se alguma das decorações se partir. Se possível, opte por enfeites de Natal que não se quebrem.
  • Coloque os cabos das luzes de Natal bem longe do alcance dos seus gatos.Principalmente os gatinhos, gostam bastante de os roer.
  • Não deixe o seu gato subir a sua árvore de Natal. A árvore pode cair e o seu miau pode magoar-se. Certifique-se de que ela está bem segura.
  • Tenha cuidado com os enfeites que coloca nos presentes. O seu gato pode facilmente começar a brincar com eles e engoli-los.
  • Depois de embrulhar os presentes, arrume bem todo o material, pois os gatos são muito curiosos e podem magoar-se com tesouras e outros objetos.

Festa de Natal e comida

O Natal é a época em que a família se reúne e na qual se costumam dar grandes festas. Se é esse o seu caso, por mais que goste do seu gatinho, não o exponha a esse tipo de festas. Muitas pessoas juntas, gente desconhecida e barulho são coisas que vão deixar o seu animal de estimação com um nível de stress e de agitação muito elevado. Opte por deixá-lo numa divisão quentinha e confortável, com comida e água.
Por outro lado, se o seu Natal se resume a um jantar calmo com poucas pessoas, então não há problema nenhum. Se o seu gatinho está à vontade com as pessoas que estão presentes no jantar e se o ambiente estiver calmo, o seu miau pode estar a dormir sossegadinho ao pé da lareira,
Outro factor muito importante é a comida. O seu menino de patinhas de veludo apenas pode comer a comidinha dele. Nesta época natalícia pode comprar uma comida diferente e especial para ele, mas não lhe dê da sua comida. Como o seu gato não está habituado a esse tipo de comida, pode sentir-se mal. Quanto aos doces, são absolutamente proibidos.
Por último, mas não menos importante, em algumas terras e/ou famílias é frequente o uso de fogo-de-artifício para assinalar esta época tão bonita. No entanto, mantenha o seu gato o mais afastado possível destes explosivos. O seu amigo de quatro patas vai ficar super assustado e agitado e pode até mesmo fugir de casa e magoar-se.
Lembre-se de que o Natal é uma época especial de família e de alegria. Por isso, para que o seu Natal não fique manchado por coisas menos boas, tome todas as precauções para que o seu gatinho tenha um feliz Natal.



No comments:

Post a Comment