Monday, October 17, 2005

Niilismo


'o Optimismo’ de Francesco Alberoni

Um pequeno livro interessante s/ os nossos comportamentos, hábitos, modos de agir; e os dos outros!

Na idade média havia indivíduos e grupos que odiavam o bem estar das grandes cidades mercantis como Veneza e Florença e teriam feito uma fogueira com as obras de arte. Era a mentalidade de Savonarola, e de muitos inquisidores, que viam por toda a parte o mal, artes demoníacas, corrupção, impureza.
No século passado, Nietzsche identificou-os bem e chamou-lhes niilistas do latim nihil, nada. Não por nada quererem, mas sim por não quererem que as coisas existam. Cheios de ressentimento, de rancor, são contra tudo o que funciona bem, o que é são, alegre, triunfante. Encontramo-los tanto á direita como à esquerda, entre os católicos como entre os laicos, porque a sua mentalidade é estarem contra, poderem agarrar, destruir.
[…]
O niilista sente-se mal quando vê alguém satisfeito, contente, em paz. Adora o conflito, a guerra, a destruição. Tem prazer em pensar que a sociedade em que vive está à beira da catástrofe. Está sempre do lado dos seus inimigos, sejam eles quais forem.
A mentalidade destruidora, niilista, encontra-se no interior de todas as formações políticas porque é uma forma de pensar. Tentem comparar atentamente os diversos comentadores. Os niilistas são aqueles que são incapazes de fazer um juízo positivo, de um elogio, de uma proposta construtiva.
[…]
É nas revoluções, nos regimes totalitários, nas guerras, que as pessoas deste tipo têm as profissões que lhe são mais apropriadas. Na Igreja, o perseguidor e o torturador dos herejes e das bruxas, durnte o fascismo o espião da OVRA@, na URSS o comissário político, o funcionário da polícia secreta que perseguia os dissidentes e os mandava para campos de concentração.
Numa época como a nossa, [,,,] inventam uma profissão de perseguidores utilizando tudo o que encontram. Alguns desabafam fazendo de juízes inexoráveis, cruéis. Outros dedicam-se a actividades financeiras de rapina.
[…]
Muitos dedicam-se à delinquência ou estão relacionados com ela.
Outros encontram uma colunazinha num jornal os onde atacam sadicamente escritores, intelectuais e artistas.
Podem encontrar os niilistas no vosso próprio ambiente, entre os vossos colegas, entre os vossos familiares, entre os vossos falsos amigos.

[…]

In ‘o Optimismo’ de Francesco Alberoni

@ SIGLA DE OPERA VIGILANZA REPRESSIONE ANTIFASCISTA, ORGANIZAÇAO POLICIAL SECRETA DO REGIME FASCISTA ITALIANO FUNDADA EM 1926
*

No comments:

Post a Comment