Friday, December 02, 2005

Stayingalive

Dia 1 de Dezembro foi dia de pensar e fazer pensar no que significa a sida hoje, em várias partes do mundo.
O Brasil, por exemplo foi referido por estar à frente em cuidados contra a proliferação da doença e cuidados prestados após a contaminação, embora continue com uma alta taxa de transmissão do vírus.
Em muitas zonas de Africa, onde os mil e trezentos euros anuais que custam a manutenção da medicação para manter uma pessoa infectada relativamente livre de ver o estado de saúde agravar-se, são impracticáveis de tornar realidade sem uma ajuda externa que por tardar, cobra vidas em cada dia que passa.
Tambem na India, a situação é catastrófica
Nem tudo são histórias de terror: na Tailândia, apesar do comércio sexual, a propagação do vírus é baixa, assim como no Uganda que mantem surpreendentes baixas taxas de contaminação da doença em ambos casos devido a campanhas de informação e ao contínuo trabalho de activistas
Aqui, números e outras realidades sobre a doença
*
*

2 comments:

  1. E cada vez é mais triste olhar para esses números assustadores. Casos como o de Àfrica são tristes, mas a maioria dos casos que se passam na Europa, por falta de protecção e de cuidados, são ainda mais tristes. Com tanta informação, porquê tanta falta de cuidado?
    Beijo Marian!

    ReplyDelete
  2. É estranho, mas ainda tem gente com muitos mitos e desinformaçao na cabeça e a agir de acordo com isso, Ananda!
    Beijo grande

    ReplyDelete