Friday, November 24, 2006

Bullyng


















foto

A questão do bullyng já foi objecto de um post meu em Janeiro de 2005, a verdade é que apesar do muito pouco tempo que me tem sobrado ultimamente durante a semana, tem-me apetecido falar de novo sobre o assunto.

É um tema que interessa a todos sem excepção, com particular destaque para pais, educadores ou profissionais da saúde da mente ou de relacionamento humano

Uma reportagem recente na sic e um artigo na Focus desta semana, deram mais algumas informações que vale a pena colocar em destaque:

"[...] bullyng é um termo que ainda não tem tradução para a língua portuguesa e que se usa para descrever actos de violência, tanto física com psicológica, intencionais e repetidos, praticados seja por um indivíduo (bully) ou por um grupo. Estes actos tem usualmente o objectivo de intimidar ou mesmo agredir alguém". O termo é uma derivação de bully, o inglês para rufia ou valentão e foi adoptado na última década para definir aquilo que no fundo sempre existiu: uma barreira entre alunos populares e respeitados e alunos fracos e gozados pela turma inteira. Em Inglaterra o problema já é tratado como assunto nacional -tanto que nesta semana decorre uma campanha nacional de luta contra o bullyng.

As escolas são o sítio mais comum, mas o bullyng pode acontecer no trabalho, família, meio militar e até como cyberbullyng!

Nas escolas o bullyng nem sempre é praticado só entre os alunos; o professor tambem pode ter atitudes bullyng.

(in Focus 371)

Testemunho: Daniele Vuoto foi vítima de bullyng durante anos: venceu as provações e criou um site na internet para ajudar quem passa pelo mesmo

Lá, quase no final da página encontra a terrível história de Ryan Patrick Halligan, contada pelos pais.
*

No comments:

Post a Comment