Sunday, November 26, 2006

sombras na luz


texto desta semana de Maria Orlovas
[...]
Hoje, em cumprimento do karma, as coisas para ela eram bem difíceis. Mas no término da sessão ali comigo formou-se uma energia de amor, cura e libertação. Procurei acolher essa moça que nessa vida chegou a não ter onde morar. Falamos muito de auto-aceitação. Sem medo de ofender, coloquei a importância dela aceitar sua cor, suas origens, sua família etc. Muito confusa e triste ela se achava feia e reclamava disso, embora fosse uma moça bonita.

[...]Brinquei com ela dizendo que o pior é a energia acumulada em nossos corações e não o envelhecimento do nosso corpo que temporariamente é a morada do nosso espírito. Lembrei a ela que beleza de capa de revista não significa felicidade. Claro que isso é óbvio, porém as pessoas quando estão sofrendo se perdem da sintonia espiritual e ficam procurando se moldar em padrões externos de comportamento e estética, sofrendo cada vez mais já que, nós, pessoas normais, não somos lindas como as modelos, mas temos a nossa beleza. Faltam apenas olhos para ver...Expliquei para ela que já vi muita gente mudar de vida no momento em que aceitou suas limitações e acolheu suas imperfeições, porque como ensinam os Mestres, somente aceitando nossas sombras reconheceremos a luz.
*

Pressões sociais versus liberdade individual


texto e foto somostodosum, com muito mais artigos a ler

[...]
Um exemplo, bem característico do que costuma acontecer no seio da família, poderá nos esclarecer bem. Um pai ou uma mãe inseguros se comportam exatamente conforme as normas de uma dada sociedade; se sentem profundamente infelizes e frustrados com suas vidas, sendo capazes de se perceber como covardes - ao menos consigo mesmos - por não terem dado às suas vidas uma direção diferente. Temem o julgamento dos vizinhos, dos parentes e amigos e acham isto abominável. Porém, se tiverem um filho que, na adolescência, tende para condutas extravagantes e pouco convencionais, imediatamente se transformam nos repressores dele. Temem, por ele, represálias que eles, pais, seriam incapazes de suportar; temem também as críticas diretas relativas ao seu modo de educar os filhos; e, principalmente, agem de modo repressivo por causa da inveja, que é um impulso agressivo derivado da admiração.

Os esquemas repressivos podem ser diretos - autoritários - ou mais sutis. Os esquemas autoritários são de natureza primitiva, tanto através do exercício do poder efetivo que uma pessoa tenha sobre a outra (o pai pode impedir um filho de sair de casa, suprimir sua mesada etc.), como através da subtração das manifestações de afeto (ficar sem falar com um filho, mostrar-se indiferente e decepcionado etc.).

Os esquemas sutis são de natureza mais intelectualizada, tendo, por isso mesmo, uma aparência racional e lógica. O mais em voga tem a ver com o uso que muitas pessoas fazem das interpretações psicológicas. O modo como o conhecimento da subjetividade humana foi difundido pelos meios de comunicação em massa guarda apenas uma pálida semelhança com a grandeza do pensamento, sério e refinado, do grande nome e iniciador da psicologia como ciência, que foi Freud. Estabelecem-se rápidas e fáceis correlações entre os comportamentos atuais e eventuais experiências "traumáticas" do passado, todas elas com a finalidade de desqualificar a racionalidade da conduta afetiva. Assim, se os jovens se opõem aos padrões convencionais de sua família, isso será porque teve uma forte carência afetiva na infância e está agora apenas querendo chamar a atenção e atenuar suas frustrações afetivas. Será que as coisas são mesmo assim?
[...]
*

Saturday, November 25, 2006

Fuga para o futuro



Tambem na Focus desta semana, lugar para Raymond Kurzweil: defende que num futuro próximo o ser humano tal como o conhecemos deixará de existir para dar lugar aos cyborgs e assim melhorar as perfomances de saúde, inteligencia, etc.

É autor de vários livros nomeadamente a medicina da imortalidade em parceria com Terry Grossman, The Age of Intelligent Machines, The Age of Spiritual Machines e outros


*
Expert tecnológico de sistemas e de Inteligencia Artificial, caracteriza-se por ser o Cybernostradamus (Porque suas predições tecnologicas quase sempre são acertadas), actualmente é presidente da empresa informática Kurzweil Technologies, a qual se dedica a elaborar dispositivos electrónicos de conversação máquina-humano e com aplicações para pessoas descapacitados

(wikipedia)

(Raymond Kurzweil não é própriamente uma pessoa comum... escritor de vários livros, é também músico, empresário, inventor, escritor e cientista de computação. Nascido em Massachusetts - Estados Unidos, a 12 de Fevereiro de 1948.)

site de Raymond Kurzweil
*

Pensar verdades...



Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.
(André Maurois)

A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.
(J. Bailey)

Prefiro incomodar com a verdade do que agradar com adulações.
(Lúcio Anneo Séneca, moralista e filósofo latino)

O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende.
(Luigi Pirandello)

A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água.
(Miguel de Cervantes)

Só há dois poderes no mundo: o da espada e o do espírito. A longo prazo, o espírito sempre derrota a espada.
(Napoleão Bonaparte)

Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.
(Malachy McCourt )

Falemos sempre de qualquer pessoa como se ela estivesse presente.
(Chiara Lubich)

Não penses mal dos que procedem mal, pensa somente que estão enganados.
(Sócrates)
*

Friday, November 24, 2006

Bullyng


















foto

A questão do bullyng já foi objecto de um post meu em Janeiro de 2005, a verdade é que apesar do muito pouco tempo que me tem sobrado ultimamente durante a semana, tem-me apetecido falar de novo sobre o assunto.

É um tema que interessa a todos sem excepção, com particular destaque para pais, educadores ou profissionais da saúde da mente ou de relacionamento humano

Uma reportagem recente na sic e um artigo na Focus desta semana, deram mais algumas informações que vale a pena colocar em destaque:

"[...] bullyng é um termo que ainda não tem tradução para a língua portuguesa e que se usa para descrever actos de violência, tanto física com psicológica, intencionais e repetidos, praticados seja por um indivíduo (bully) ou por um grupo. Estes actos tem usualmente o objectivo de intimidar ou mesmo agredir alguém". O termo é uma derivação de bully, o inglês para rufia ou valentão e foi adoptado na última década para definir aquilo que no fundo sempre existiu: uma barreira entre alunos populares e respeitados e alunos fracos e gozados pela turma inteira. Em Inglaterra o problema já é tratado como assunto nacional -tanto que nesta semana decorre uma campanha nacional de luta contra o bullyng.

As escolas são o sítio mais comum, mas o bullyng pode acontecer no trabalho, família, meio militar e até como cyberbullyng!

Nas escolas o bullyng nem sempre é praticado só entre os alunos; o professor tambem pode ter atitudes bullyng.

(in Focus 371)

Testemunho: Daniele Vuoto foi vítima de bullyng durante anos: venceu as provações e criou um site na internet para ajudar quem passa pelo mesmo

Lá, quase no final da página encontra a terrível história de Ryan Patrick Halligan, contada pelos pais.
*

Sunday, November 19, 2006

Cats


paixão pelo espaço: não há impulso mais forte na natureza felina
-Paul Annixter


não há unidade como ele
não tem a lua nem a flor
tal coesão; é uma coisa única
como o sol e o topázio,
e a elástica linha em seu
contorno é firme e subtil
como a linha de proa
de uma nave
-Pablo Neruda


não ha nada mais
doce do que a sua
tranquilidade
quando repousa
...não ha nada
mais activo que a
sua vida quando
se move
-Christopher Smart


a natureza irrompe dos olhos de um gato - provérbio Irlandês


orgulho,
flexibilidade,
fluidez. Estes
três adjectivos
só podem
descrever
uma coisa:
o gato
-Jeff Corwin

(livro Cats - Adriano Bacchella)
*

Saturday, November 18, 2006

Última Carta de Paul Klee aos Gatos da Sua Vida


foto


Queridos Nuggi, Fritzy e Bimbo:

Chegado ao fim da minha vida, dirijo-vos esta carta para vos dar conta da importancia que tiveram no meu atribulado percurso como pintor.

Creio que não teria chegado onde cheguei como artista do meu tempo sem o vosso amor e a inspiração que nunca me regatearam.

Fiz questão de vos manter presentes em tudo quanto fiz, desde as cartas aos poemas, passando, naturalmente, pelos quadros em que tentei modestamente representar-vos.

Vocês acompanharam-me nas horas de sofrimento e incerteza, de exílio e de privação, mas também naquelas que me deram a ilusão da felicidade. Primeiro o meu querido Nuggi, cinzento e meigo, ainda nos anos da juventude; depois, Fritzy, tigrado, brincalhão e matreiro a que tambem chamei Fripouille, nos tempos mais intensos da criação pictórica e tambem do reconhecimento artístico pelo público e pela crítica; por fim, Bimbo, branco e discreto, já nos anos da doença e da decadência física, sempre dedicado, sempre presente, sempre terno e atento.

Devo confessar que sempre vislumbrei em vós um toque do sagrado, porque não hesito em considerar-vos seres divinos, que eu não fui capaz de retratar com o talento nas telas e nos desenhos em que vos tentei eternizar. Sim, é verdade que vos escrevi cartas, sobretudo a Bimbo, já no fim da vida, e que não tinha sossego nos meus telefonemas sempre que me diziam que algum de vocês estava doente ou andava fugido. Isso nunca foi uma fraqueza minha e sim uma das principais manifestações do amor que consegui compartilhar com outros seres.

Ainda assim, alguns dos quadros de que mais gosto são precisamente aqueles em que vos reservei lugar, com títulos como O Gato e o Pássaro ou A Montanha do Gato Sagrado. Os gatos ajudaram tambem a fortalecer amizades com artistas e poetas que comungavam comigo esse amor e essa admiração irrenunciáveis. Foi o que aconteceu com Rainer Maria Rilke. Até isso eu vos fiquei a dever, tributo reservado a um pintor que tentou estar sempre à altura da vossa ternura e infinita capacidade de dádiva.

Agora que estou de partida, levo comigo a recordação do que vocês foram para mim e a convicção de que não teria sido o que fui, nem teria chegado onde cheguei, sem o vosso amparo e dedicação. No meu íntimo, sei que voltaremos a encontrar-nos, porque não pode acabar no perecível mundo material e terreno um amor como o nosso.

Eternamente vosso

(in Amados Gatos de José Jorge Letria-Oficina do Livro)
*

Friday, November 17, 2006

Quando você se torna a melhor versão de sí mesmo



(BRIÁ, O MUNDO DA CRIAÇÃO)

Imagine estes novos cinemas com várias salas de projeção: salas 1, 2, 3, 4 e 5, por exemplo. Só que ao invés de cada uma exibir um filme, todas exibem a mesma projeção: a sua vida.

Qual a diferença de uma sala para outra?

Na sala 1 você faz apenas uma figuração, não chega nem a ser citado nos créditos. Na sala 2 você aparece um pouco mais, tem uma fala inexpressiva, mas já aparece nos créditos como "cliente #4". Na sala 3 você é coadjuvante, tem uma identidade, contracena com outras pessoas - começa a dar os primeiros passos no caminho do autoconhecimento, uma noção mais ampla sobre si mesmo.

Algumas pessoas até chegam neste estágio, mesmo que depois de 20 anos de análise ou lendo alguns livros de auto-ajuda. Aqui elas já têm alguma noção sobre Deus, ética e espiritualidade, nem que seja botando um gnomo em cima da geladeira e dando maçã para ele comer...

De repente você chega na sala 4 e as coisas mudam. Nesta sala a pessoa começou a se espiritualizar, a se comprometer, a compreender o mundo ao seu redor. Ela se tornou a melhor versão dela mesma, o seu ponto mais elevado de evolução pessoal, enfim, se tornou o ator principal de sua vida. O seu o nome aparece na introdução, e não no final do filme.

E a sala 5?

Na sala 5 você deixa de ser o ator para se tornar o diretor deste filme. É na sala 5 que você determina o tempo, o espaço e o movimento - o ápice do equilíbrio espiritual.

Chegar à sala 4 é bom demais. A maioria das pessoas não chega à 2.

Ainda assim o filme é um só e você não pode alterá-lo. Você pode (e deve), sim, alterar a sala. O filme é o mesmo, mas em cada sala você desempenha um papel diferente. Cada sala é uma dimensão. Paralelo ao que você percebe neste momento existem inúmeras dimensões. Em uma destas dimensões há o melhor de você. Em outra há o pior. O que a Cabalá pretende ensinar é como mudar de sala/dimensão.

"O que posso fazer na minha vida para mudar da sala 2 para a sala 4, por exemplo? Como eu posso deixar de ser um coadjuvante e me tornar o Diretor?" - esse é o ponto.

Cadosh é a palavra equivalente a "santificado", mas também significa "completo" e "separado". Quando você está em uma sala você está conectado a muitas coisas. Você não pode ser simplesmente arrancado desta sala porque você está ali, na tela. Não tem como arrancar você de lá, a não ser que você comece a se desvincular das coisas que te fixam nesta dimensão - daí a necessidade de ser cadosh, o que, geralmente, é um processo doloroso.

Algumas vezes você quem provoca esta separação, outras vezes esta separação é inevitável, principalmente quando você começa a encontrar velhos amigos e tem a impressão de estar sentado a quilômetros de distância deles. Nada do que eles te dizem significa alguma coisa para você e você não consegue sustentar uma conversa com eles por mais do que 10 minutos.

O mundo não está errado, o que acontece é que, quando um indivíduo que está na sala 1 começa a receber a consciência da sala 4, ele começa a querer mudar o filme. O revoltado, muitas vezes, é esse tipo de indivíduo, mas se revoltar não adianta nada. A reatividade apenas contribui para a sua permanência na mesma sala. Não espere também que as pessoas aplaudam a sua transformação, porque você fazia parte de todo um cenário, de toda uma expectativa que as pessoas tinham com relação a você.


E como se dá esta separação? A separação se faz a partir do método. Você começa a se separar de coisas e hábitos que não contribuem em nada para o seu crescimento. Isso envolve desde a mudança de sua alimentação até a mudança de sua forma de falar e se comunicar com as pessoas. Você começa a ter mais cuidado com suas palavras, com as suas relações, com as condições emocionais que você vai estabelecer na sua vida... e você começa a gerar outras expectativas.

Isso significa se separar daquilo que estava sendo um hábito na sua vida. É um processo complicado, mas necessário para se alcançar a plenitude. Muitas pessoas que se dizem espiritualizadas não passam por este processo e, por isso mesmo, agem de forma incoerente. Não adianta mudar o discurso se você não muda o comportamento.

Daqui (Cabalá e Prosperidade)* )

Cabalá e Prosperidade



Tuesday, November 14, 2006

Como é que eu ainda arranjo tempo para ler?!... :-)


livro

...mas a verdade é que vou arranjando, por entre ventos e marés.

O Amados Gatos é uma graça, claro, e a
sinopse do livro diz tudo: refazer o percurso de vida dos felinos de pessoas conhecidas, aliando factos a criatividade


* * *



Annie Proulx

Depois, outra delícia: a obra de Annie Proulx O Segredo de Brokeback Mountain, livro cujo filme (realizado por Ang Lee) ainda não vi mas que desconfio seriamente ter vários vários factores do meu agrado; um amor descrito como verdadeiro ( isso é o mais importante de tudo), à margem do socialmente aceite... tudo trabalhado pelo talento indiscutivel da autora, Annie Proulx
*

Saturday, November 11, 2006

Entre o prazer e a realidade


Prometeu

Entre o prazer originário e a realidade terrena existe uma ruptura - um fogo perdido - que será para sempre um lugar de fome e de mal-estar.

Prometeu era um dos quatro filhos de Jápeto e Clímene e pertencia à raça dos Titãs. Como era um adivinho, previu a derrota de seu povo e tornou-se amigo de Zeus. Segundo a tradição (que não consta da Teogonia de Hesíodo), Prometeu criou os primeiros seres humanos na Terra. Bem antes da vitória de Zeus sobre os Titãs, Prometeu foi um benfeitor da humanidade.
[...]
Quanto a Pandora ("a detentora de todos os dons"), ela foi a primeira mulher modelada em argila, animada por Hefesto e tornada irresistível pelos deuses - "Afrodite deu-lhe a beleza e insuflou-lhe o desejo indomável que atormenta os membros e os sentidos." Por fim, Hermes concedeu-lhe o dom da palavra.

Fome, saber e sexualidade desencadearam assim um projeto humano. A transgressão realizada por Pandora ao abrir a caixa que continha todos os males do mundo determinou o ponto de partida em que as pessoas passaram a conviver numa tremenda confusão, sendo uma tarefa importante a "diferenciação entre as espécies e, sobretudo, do homem com o próprio semelhante".
[...]
Na Astrologia, as casas do elemento Fogo representam lugares onde o ser humano deve buscar a construção dos sentidos da vida. Em Áries, o que é mais básico e pulsional, o que se combina com seus afetos; em Leão, a sua paixão e seus derivados; e em Sagitário, a construção de seu caminho. Como nos explicita Bachelard, "o fogo é brilhante, como uma consciência da solidão".

na constelar
*

Wednesday, November 08, 2006

The Meatrix 2.5 Online Now!



Meatrix 2.5

Na continuação de matrix I e II...
*

Novembro...


foto

...um mês de comemorações importantes:

Semana Internacional da Ciência e da Paz - International Week of Science and Peace
-Semana de 11 de Novembro
unesco

Dia Internacional da Tolerância (International Day for Tolerance) -16 de Novembro
unesco

Universal Children's Day - 20 de Novembro
unicef

Dia Mundial da Televisão (World Television Day) -21 de Novembro
unesco.org/

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
(International Day for the Elimination of Violence Against Women) - 25 de Novembro

(mais Calendário)
*

Monday, November 06, 2006

Pensar com...


foto


O ciúme jamais está isento de uma ponta de inveja. Freqüentemente essas duas paixões estão confundidas.
...Jean de La Bruyère, ensaista e moralista francês
*

A inveja é admiração sem esperança.

... Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês do século XIX
*

Sunday, November 05, 2006

Sobre a cura



Costuma-se dizer que quando erramos, o mais difícil é perdoarmos a nós próprios...

Por isso muitas vezes a dificuldade em largar a experiência marcante e seguir em frente e tambem o ruminar obssessivo por vezes ao longo de anos, num persistente auto-envenenamento mental!

Um pouco ao encontro dessa concepção, este artigo:

[...]
Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que você a cure. Tudo isto não existe, digamos, exceto como projeções que saem do seu interior. O problema não está neles, está em você, e, para mudá-lo, você é quem tem que mudar. Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil que assumir a total responsabilidade.
“Hooponopono” significa amar-se a si mesmo. Se você deseja melhorar sua vida, você deve curar sua vida. Se você deseja curar alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo”.
[...]
Eu aproveito e faço durante as minhas consultas e estou listando todos os registros de quem passou por mim (são muitos) fazendo a mesma coisa. Sugiro a prática habitual disso, até para quem temos desavenças. A pergunta na verdade para os nossos desafetos é: O que ele está me mostrando que eu ainda não localizei dentro de mim? Será que é por isso que estou tão irritada com ele?

*

Cirandas Bioquímicas

















Emoções quando mal compreendidas geram comportamentos incertos: medo, angústia, insegurança, depressão, ciúme, inveja e tantos outros culminando na construção de doenças psicossomáticas que é a desorganização energética produzida pelo padrão de pensamentos e sentimentos desarmônicos.

Seguindo a série “Ciranda Bioquímica”, apresento o caso de uma cliente com a intenção de elucidar a maneira pela qual nos relacionamos com o mundo.

É sabido que a química gerada pelos pensamentos e emoções impregnam as células.


Processo terapêutico e acompanhamento fotográfico aqui e aqui

site da autora, encontado

*

Por aí...



Sendo o pinheiro uma das minhas arvores preferidas, junto com cedro e outras mais, uma pesquisa rendeu-me estas informaçoes de dados menos usuais na botânica...

Aqui, onde tem muitos mais títulos para descobrir a prespectiva esotérica do autor

[...]
Os poderes ígneos do elemental do pinheiro manejam nas chamas abrasadoras do universo.
O anjo que governa essas populações elementais dos pinheiros trabalha com a geração humana.
Esse anjo está encarregado de fazer as almas humanas chegarem ao ambiente que lhes corresponde em cada reencarnação, de acordo com as leis cármicas.
[...]
O pensamento deve fluir silenciosa e serenamente como um doce fluir.

O pensamento deve fluir integralmente sem o processo do raciocínio.

Temos de trocar o processo do raciocínio pela qualidade do discernimento.

O discernimento é percepção direta da verdade; sem o processo do raciocínio.

O discernimento é compreensão; sem necessidade de raciocínios.

Devemos trocar o processo do raciocínio pela beleza da compreensão.

Devemos libertar a mente de todo tipo de desejos, preconceitos, temores, ódios, escolas etc.

Todos esses defeitos são travas que amarram a mente aos sentidos externos.

Essas travas convertem a mente em um instrumento inútil para o íntimo.

A mente deve se converter em um instrumento flexível e delicado através do qual o íntimo possa se expressar.

A mente deve se converter em uma chama do universo.

*

actualidades...



Dei uma olhadela ao piorportugues.blogspot.com/ depois de ver o programa eixo do mal

Várias nomeações para ler, quase sempre com um toque de humor ou o cinismo qb habitual nestas andanças...

O INIMIGO PÚBLICO e O EIXO DO MAL lançam-se numa cruzada para encontrar o Pior Português de Sempre. Estamos à procura de duas personagens infames: - Que político mais contribuiu para a ruína do nosso País? – sejam reis, regentes, Presidentes da República, primeiros-ministros...- Quem melhor encarna as piores qualidades do povo português?
No primeiro caso, vamos avançar com nomes como D. Sebastião, o Cardeal D. Henrique, D. João V, António de Oliveira Salazar, Vasco Gonçalves, D. Afonso Henriques ou António Guterres.
No segundo caso, proporemos nomes como Pina Manique, Valentim Loureiro, Severa, Fernando Mamede, Florbela Espanca ou Alberto João Jardim.

*

Wednesday, November 01, 2006

Tom Waits


site
musicas

Kilos de Tom Waits é o que tenho ouvido nos últimos tempos...

Gosto e não cessa de me mostrar novas imagens de si próprio, afinal já é uma discografia bem extensa... e esse sagitariano é um camaleão surpreendente !

Estou a escrever com Rains On Me do album Orphans - 1, como tema de fundo :-)

Sobre ele:

Uma bela definição acerca de Tom Waits vem de David Shoulberg, ao dizer que ouvi-lo é "como caminhar por uma cidade fantasma", onde "tudo é rangedor e arrepiado", ao mesmo tempo em que tomado por "uma estranha sensação de paz". Nascido em 1949, Waits acumulou algumas estranhezas que naturalmente se chocam com a linearidade de uma arte adocicada e precária como tem sido, em grande parte, a que nos é contemporânea. Da voz arenosa à inverossímil conjunção de instrumentos musicais, passando pelas personas insólitas de seus versos e a ambição teatral da concepção estética, tudo foi lhe dando um certo distanciamento em relação aos contemporâneos, a ponto de facilmente se esquecer o depurado compositor de canções que ele é.
segue


* * *
Outro artigo
*

Halloween!... ;-)



Com mais de dois mil anos de história, o Halloween continua presente no dias de hoje com a comemoração no dia 31 de outubro do Dia das Bruxas. Com origem nas antigas tradições dos Celtas, a data significa o momento em que os dois mundos existentes, o visível e o invisível, se aproximavam. Assim, as forças sobrenaturais ficam mais ativas, e fantasmas e espíritos estão livres para chegar ao nosso mundo.

Para afastar essas forças malignas, os celtas colocavam doces nas portas das casas, acalmando essa criaturas vindas do outro mundo. Hoje países como Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda revivem a tradição, mas os monstros de hoje são crianças fantasiadas que falam o tradicional “Travessuras ou Gostosuras”. No Brasil essa prática não acontece em muitos lugares. Mas pessoas adeptas à bruxaria têm o Halloween como uma ocasião muito especial.

“O Halloween é marcado pela harmonia, positivismo, e compreensão entre as pessoas. Sou contrária a maneira hollywoodiana de retratar o Dia das Bruxas. Ela disperta um medo que não é necessário”, afirma a bruxa Tânia Gori, autora do livro Bruxaria Natural - Uma Escola de Magia e proprietária da Universidade Livre Holística Casa da Bruxa, em Santo André.

Esse esteriótipo criado pelos filmes americanos trouxe um certo preconceito quanto ao termo bruxa. Por exemplo, as pessoas têm o custume de chamar de bruxa aqueles que não gostam. “As bruxas são pessoas normais e pregam a harmonia com a natureza. Mas como qualquer outra área, existem as pessoas boas e as ruins”, acrescenta Tânia.

De acordo com levantamentos feitos em fóruns de bruxaria, o número de praticantes no Brasil está em torno de 30 mil praticantes. Um deles, o professor de idiomas, Daniel Ribeiro, ressalta que a prática da religião o ajudou a encarar a vida de outra maneira. “É importante para as pessoas ter uma filosofia na vida. Quando vou fazer algo sigo as leis da bruxaria. Uma delas diz que você pode fazer tudo desde que não prejudique ninguém. Com isso aprendi a fazer as coisas com menos impulsividade, sempre pensar bem antes de agir”, disse Daniel.

(Colaborou Rafael Miotto)











Tradições, motivos... e pequena historinha com personagens do folclore brasileiro
*