Friday, July 22, 2005
Pode-se alimentar um gato ou um cão com dieta vegetariana/vegan?
Quem opta por uma alimentação e modo de vida isento de crueldade animal, ou seja sem consumo de cadáveres animais e seus derivados, tem muitas vezes um problema sério em relação à alimentação de seus animais de companhia: de facto a maioria das rações é feita com subprodutos animais, o que perpetua a criação e morte dos animais considerados para alimentação.
A desinformação sobre rações vegan é uma realidade entre alguns profissionais de alimentação e saúde animal.
Este artigo, transcrito abaixo dá alguns tópicos correctos sobre o tema mesmo a nivel de ética e motivação
Pode-se alimentar um gato ou um cão com dieta vegetariana/vegan?
Esses animais podem receber uma dieta vegetariana, mas não são vegans por natureza -- cães são onívoros e gatos, carnívoros. Embora cães e gatos pertençam à classe dos carnívoros, isso não quer dizer muita coisa, pois o urso panda também pertence à mesma classe e é quase vegan.
Mas por sua própria natureza cães de gatos não comeriam o que se encontra numa lata de comida para animais de estimação. É preciso estabelecer dietas especiais para gatos, que precisam de um aminoácido chamado taurina encontrado nos músculos de animais.
Já se desenvolveu a taurina sintética, usada em alimentos comerciais (não vegetarianos) para gatos. Gatos vegetarianos devem receber suplementos de taurina. A deficiência de taurina pode causar cegueira e até mesmo morte. Os gatos também precisam de vitamina A pré-formada e ácido araquidônico.
Todos os alimentos vegans para gatos contêm esses ingredientes essenciais, e as empresas norte-americanas listadas abaixo os incluem em seus produtos para felinos. Consulte o veterinário a respeito da mudança da dieta de seu bichinho de estimação, caso esteja preocupado.
Não só é POSSÍVEL alimentar a maioria dos cães e gatos com uma dieta sem carne como também é DESEJÁVEL. Comprar comida "normal" para animais domésticos é dar apoio à mesma indústria da carne, com toda a sua corte de crueldade, exploração, desperdício e danos ambientais, à qual o veganismo tanto se opõe.
Por que dez cavalos/vacas/galinhas/patos ou qualquer outro bicho têm de sofrer e morrer todo ano só para sustentar seu gato ou cachorro de estimação?
Este não é um caso de "imposição de crenças" a seus animais de estimação (ou de companhia, ou como quer que você os chame), já que você não os está forçando a comer nem está impedindo que comam animais selvagens do local em seus passeios pela vizinhança.
Além disso, animais não têm moral nem crenças. Fazem o que for necessário para sobreviver, e não demonstram preferência por isto ou aquilo com base no impacto causado sobre outras coisas. Nós, no entanto, podemos tomar decisões morais/éticas -- tais como a decisão de ser vegan.
No ambiente selvagem, sobreviver significa "matar alguma coisa ou morrer de fome", mas se seu animal já está sendo alimentado isto se torna desnecessário. Além disso, a alimentação vegan não é menos natural para um cão ou gato de estimação do que outros tipos de alimentação.
Em primeiro lugar, o cão ou gato domesticado tem pouca semelhança com seus primos selvagens, e assim já estamos numa situação artificial.
Em segundo lugar, o próprio ato de dar-lhe alimentos tirados de uma lata (em vez de deixá-lo procurar sua própria comida) é antinatural, e assim você pode muito bem aperfeiçoá-lo. Em terceiro lugar, o verdadeiro conteúdo das latas de alimentos comerciais para animais domésticos não tem semelhança alguma com o que um cão ou gato comeria em ambiente selvagem... Você consegue imaginar seu querido bichano matando cavalos e vacas e mergulhando no fundo do mar para pescar atum?
Nota: em Portugal já existem rações vegan para cão/gato
*
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment