Tuesday, July 11, 2006

Hoje: Dia Mundial da População



As Nações Unidas instituíram o 11 de julho como o Dia Mundial da População, uma vez que fora neste dia, em 1987, que a população mundial atingira 5 bilhões de pessoas. Este dia é uma boa forma de nos lembrarmos da importância de se conhecer a evolução do tamanho da população mundial e de cada país, de sua estrutura por idade, raça, gênero etc., já que as políticas públicas devem tomar por base todas essas estatísticas para que atinjam sua eficácia.

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial era de seis bilhões e 134 milhões de pessoas em 2001. Mais de um terço encontradas em dois países apenas: China e Índia.

O boom demográfico do século XX aconteceu, principalmente, nos países do terceiro mundo - África, Ásia e América Latina - que apresentaram, entre as décadas de 50 e 70, taxas de crescimento de 2,5%. Nos últimos anos, porém, ocorreu uma redução gradativa no mundo todo, com exceção do continente africano, que continua crescendo em ritmo intenso. A Libéria, por exemplo, dobra o número de habitantes em uma geração, enquanto a Europa precisaria de mais de 380 anos para que isso ocorresse. Ainda assim, a estimativa da ONU para o ano de 2025 chega a 7,8 bilhões de pessoas, sendo que, nas regiões mais pobres do mundo, a taxa de crescimento deverá continuar maior - 1,6% a cada ano - devendo permanecer dessa forma pelos próximos 15 anos. A África, com seu crescimento acelerado - média de 2,4% anuais - tem, em contrapartida, a Aids como redutor populacional. A epidemia vem reduzindo a expectativa de vida nos países africanos: são 32,4 milhões de adultos e 1,2 milhões de crianças infectados com o vírus HIV, segundo cálculos da ONU em 1999.

continua

e mais
*

3 comments:

  1. Anonymous9:28:00 am

    Oi, Marian!
    Resumindo: É a pobreza se multiplicando!... =8(
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Texto meio triste e imagem muito bonita! ;)
    Beijos!

    ReplyDelete
  3. De certa maneira é muito verdade, Sheila... :-/ Mas há que lutar sem esmorecer.
    Beijinhos
    Ananda, a realidade do mundo não é nada de agradável em multiplas frentes... mas há que conservar a força da eterna criança interior que tudo faz renascer das cinzas
    Beijo

    ReplyDelete