Friday, November 17, 2006

Quando você se torna a melhor versão de sí mesmo



(BRIÁ, O MUNDO DA CRIAÇÃO)

Imagine estes novos cinemas com várias salas de projeção: salas 1, 2, 3, 4 e 5, por exemplo. Só que ao invés de cada uma exibir um filme, todas exibem a mesma projeção: a sua vida.

Qual a diferença de uma sala para outra?

Na sala 1 você faz apenas uma figuração, não chega nem a ser citado nos créditos. Na sala 2 você aparece um pouco mais, tem uma fala inexpressiva, mas já aparece nos créditos como "cliente #4". Na sala 3 você é coadjuvante, tem uma identidade, contracena com outras pessoas - começa a dar os primeiros passos no caminho do autoconhecimento, uma noção mais ampla sobre si mesmo.

Algumas pessoas até chegam neste estágio, mesmo que depois de 20 anos de análise ou lendo alguns livros de auto-ajuda. Aqui elas já têm alguma noção sobre Deus, ética e espiritualidade, nem que seja botando um gnomo em cima da geladeira e dando maçã para ele comer...

De repente você chega na sala 4 e as coisas mudam. Nesta sala a pessoa começou a se espiritualizar, a se comprometer, a compreender o mundo ao seu redor. Ela se tornou a melhor versão dela mesma, o seu ponto mais elevado de evolução pessoal, enfim, se tornou o ator principal de sua vida. O seu o nome aparece na introdução, e não no final do filme.

E a sala 5?

Na sala 5 você deixa de ser o ator para se tornar o diretor deste filme. É na sala 5 que você determina o tempo, o espaço e o movimento - o ápice do equilíbrio espiritual.

Chegar à sala 4 é bom demais. A maioria das pessoas não chega à 2.

Ainda assim o filme é um só e você não pode alterá-lo. Você pode (e deve), sim, alterar a sala. O filme é o mesmo, mas em cada sala você desempenha um papel diferente. Cada sala é uma dimensão. Paralelo ao que você percebe neste momento existem inúmeras dimensões. Em uma destas dimensões há o melhor de você. Em outra há o pior. O que a Cabalá pretende ensinar é como mudar de sala/dimensão.

"O que posso fazer na minha vida para mudar da sala 2 para a sala 4, por exemplo? Como eu posso deixar de ser um coadjuvante e me tornar o Diretor?" - esse é o ponto.

Cadosh é a palavra equivalente a "santificado", mas também significa "completo" e "separado". Quando você está em uma sala você está conectado a muitas coisas. Você não pode ser simplesmente arrancado desta sala porque você está ali, na tela. Não tem como arrancar você de lá, a não ser que você comece a se desvincular das coisas que te fixam nesta dimensão - daí a necessidade de ser cadosh, o que, geralmente, é um processo doloroso.

Algumas vezes você quem provoca esta separação, outras vezes esta separação é inevitável, principalmente quando você começa a encontrar velhos amigos e tem a impressão de estar sentado a quilômetros de distância deles. Nada do que eles te dizem significa alguma coisa para você e você não consegue sustentar uma conversa com eles por mais do que 10 minutos.

O mundo não está errado, o que acontece é que, quando um indivíduo que está na sala 1 começa a receber a consciência da sala 4, ele começa a querer mudar o filme. O revoltado, muitas vezes, é esse tipo de indivíduo, mas se revoltar não adianta nada. A reatividade apenas contribui para a sua permanência na mesma sala. Não espere também que as pessoas aplaudam a sua transformação, porque você fazia parte de todo um cenário, de toda uma expectativa que as pessoas tinham com relação a você.


E como se dá esta separação? A separação se faz a partir do método. Você começa a se separar de coisas e hábitos que não contribuem em nada para o seu crescimento. Isso envolve desde a mudança de sua alimentação até a mudança de sua forma de falar e se comunicar com as pessoas. Você começa a ter mais cuidado com suas palavras, com as suas relações, com as condições emocionais que você vai estabelecer na sua vida... e você começa a gerar outras expectativas.

Isso significa se separar daquilo que estava sendo um hábito na sua vida. É um processo complicado, mas necessário para se alcançar a plenitude. Muitas pessoas que se dizem espiritualizadas não passam por este processo e, por isso mesmo, agem de forma incoerente. Não adianta mudar o discurso se você não muda o comportamento.

Daqui (Cabalá e Prosperidade)* )

Cabalá e Prosperidade



1 comment:

  1. Você tem esse texto da Academia da Cabala ? É muito velho e eu não encontrei mais no site...

    Abraços fraternais,
    Fabio Machado.

    www.minhavidaemversoeprosa.blogspot.com

    ReplyDelete