Sunday, March 18, 2007

Building a Dream: The Oprah Winfrey Leadership Academy


oprah.com/

Oprah Winfrey financia e dá vida a um projecto: criar uma escola para formar de modo completo e dentro de altos padrões de qualidade, 152 meninas vindas de familias extremamente pobres em Henley-on-Klip, próximo a Johanesburgo, Africa do Sul. Esta ideia terá surgido anos antes quando de uma visita a Nelson Mandela

O fim último será formar mulheres altamente preparadas e com forte espírito de liderança, capazes de fazerem a diferença, quando adultas , na construção dos destinos do país.

Notícia:
A escola de Winfrey é o ponto culminante de um compromisso assumido seis anos atrás com o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime do apartheid." Partilhamos a convicção de que anos de democracia seriam anulados se não educássemos adequadamente nossa juventude. Esperamos que essa escola se torne o sonho de cada jovem menina sul-africana", disse Mandela. "O que você faz não é uma doação distante, mas um projeto que claramente está em seu coração. Nós a saudamos como uma amiga e um modelo"

Há seis anos, durante visita de Oprah a Mandela, ele pediu que ela financiasse algumas causas. Inicialmente, ela se comprometeu a doar 70 milhões de rands (US$ 10,15 milhões) para a escola, mas acabou financiando 280 milhões de rands (US$ 40,6 milhões).

Winfrey tentou conter as lágrimas enquanto cortava a fita da Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls (Academia Oprah Winfrey de Liderança para Meninas), em Henley-on-Klip, ao sul de Johannesburgo."Este é o dia pelo qual esperei nos últimos seis anos. Este é o dia de maior orgulho e o melhor da minha vida", afirmou.

"É um momento supremo do destino para mim. Quando se educa uma menina, começa-se a mudar a face de uma nação."As instalações, totalmente financiadas pela fundação de Winfrey, se estendem por uma área de 21 hectares e são compostas por 28 edifícios com salas de aula modernas, laboratórios e um auditório. A escola dará educação gratuita para as meninas de famílias pobres das nove províncias do país, escolhidas por suas qualidades de inteligência e liderança.

A inauguração contou com a presença de celebridades como o veterano de Hollywood Sidney Poitier, as cantoras Tina Turner, Mary J. Blige e Mariah Carey, o cineasta Spike Lee, o comediante Chris Rock e a apresentadora de TV Diane Sawyer. Muitos famosos trouxeram consigo livros que marcaram suas vidas para serem incluídos na biblioteca da escola."É uma iniciativa notável e espero que seja a primeira de muitas escolas. Tentarei ajudar o quanto puder e não fazer desta minha única visita", disse Rock.

Winfrey comparou sua vida com a das 152 meninas selecionadas para estudar na escola. "Eu procurava por meninas com algo especial. Uma qualidade inacreditável e indefinível que brilha tanto que nem a pobreza, nem as circunstâncias da pobreza podem ofusca", disse Winfrey.

mais notícias
*

No comments:

Post a Comment