Wednesday, May 16, 2007

Animais, humanos e não-humanos





*

Vamos assinar a petição que pede ao Papa para não usar peles verdadeiras:

http://www.petitiononline.com/FauxFur/petition.html


*

Homens e animais...

Esta companhia tem sido uma constante ao longo da história.
As características desta relação podem ser resumidas em ajuda recíproca, se considerarmos homem e animal como habitantes, povoadores do planeta Terra. Entretanto mudanças surgiram, pois o homem além de povoar, construiu, criou, ultrapassando deste modo sua condição biológica e criando assim uma dimensão social/cultural. Os animais agruparam-se, podemos até dizer que se socializaram, mas o fizeram em função de referenciais naturais: rios, fontes, savanas e campos, enfim em função de preservação, não criaram novas formas para subsistência. Mesmo com esta distância o homem ainda trazia para sua criação cultural, a lembrança de seu companheiro, seu ajudante na construção de seu mundo.

As religiões, o yoga, a astrologia, emblemas dinásticos, a cultura em geral mostra esta influência. Até a história de alguns impérios foi marcada por nossos companheiros. O tempo passou, o companheiro constante do homem foi substituido pela máquina, pela tecnologia, que tomou o lugar do animal de carne e osso, mas a saudade ficou e criamos o animal virtual (Dogz, Catz etc). Resultado, o animal é esquecido, às vezes extinto. Vamos recuperar nossos companheiros, preservar sua casa, as florestas, os mares. Hoje em dia temos animais de estimação, temos os sem-teto e os sem-habitat, vamos devolver aos nossos amigos, sua casa, e não esqueçamos do ensinamento do Chefe indígena (Duwamish - região de Seattle EU) .

mais links
*
*

2 comments:

  1. AFINAL HÁ TANTA INFORMAÇÃO QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇAR A PUBLICAR!!

    hOJE ESTOU ENERVADA - OS HOMENS DA JUNTA ANDAM AQUI PERTO A "ARRANJAR" O JARDIM - METEM AS MÁQUINAS E TOCA DE CORTAR ...CORTAR... SINTO A DOR DAS PLANTAS E DOS ARBUSTOS, DOS ANIMAIS QUE SE LÁ ABRIGAVAM E FICAM SEM LAR.

    uMA DOR ...

    ReplyDelete
  2. ainda hoje ou amanha tenho um post que tem tudo a ver com esse teu lindo sentir, Wicky...
    Beijo

    ReplyDelete