Wednesday, December 03, 2008

vamos dar uma mão à natureza?

Espectacular campanha pela natureza do artista body painter Guido Daniele para a WWF
*
«O mundo entra em crash ecológico» se a pressão sobre recursos naturais continuar...

*
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou na última edição de 2008, do relatório Planeta Vivo para o «colapso ecológico» do Planeta, caso a pressão humana sobre os recursos naturais da Terra se mantiver nos níveis actuais. O aviso, lançado na última edição de 2008 do relatório Planeta Vivo, que é publicado de dois em dois anos desde 1998, evidencia a diminuição da biodiversidade em todo o Planeta e o aumento da escassez de recursos naturais como a água
*
«A grande discussão actual centra-se na sobrevalorização dos recursos financeiros. No entanto, o mundo está a entrar em crash ecológico provocado pela subvalorização dos recursos ambientais que são a base da vida e da prosperidade», afirmou o director-geral da WWF Internacional, James Leape, citado num comunicado da organização.«Se a procura se mantiver às taxas actuais, em 2030 precisamos do equivalente a dois planetas para manter o nosso estilo de vida», adiantou James Leape, que refere que mais de 75 por cento da população mundial vive em países com «défice ecológico», nos quais o consumo de recursos excede a capacidade biológica de produção e de mitigação de desperdícios.
*
A «pegada ecológica», índice da WWF, traduz a quantidade de terra e água necessárias para sustentar as gerações actuais, tendo em conta os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população. Os americanos têm uma pegada média de 9,4 hectares, o equivalente a 4,5 planetas Terra, enquanto os chineses - com uma população quatro vezes superior à dos Estados Unidos - têm uma pegada de 2,1 hectares por pessoa (um planeta).
Alguns países, como os EUA e a China, consomem mais do que a sua biocapacidade (aquilo que os seus ecossistemas são capazes de oferecer), caracterizando-se como «países devedores ecológicos». A União Europeia tem também um deficit ecológico que a WWF considera «muito preocupante», com uma pegada ecológica de 4,7 hectares por cidadão (2,3 Planetas Terra) e uma biocapacidade de 2,3 hectares.
Portugal tem uma pegada ecológica média de 4,4 hectares, estando em 28 lugar numa lista de 151 países, e uma biocapacidade de apenas 1,2 hectares (95 lugar): «Seriam necessários dois planetas para manter o padrão médio de consumo de cada português», afirma a WWF em comunicado.
*
Pela primeira vez este ano, o relatório mede o impacto do consumo sobre os recursos hídricos e a vulnerabilidade de muitas áreas do planeta à escassez de água, num novo indicador a que chama «pegada da água». «Em Portugal a situação é também preocupante», diz a WWF, referindo que o indicador de uso de água é de 2,26 milhões de litros por pessoa por ano, ocupando Portugal o sexto lugar entre 151 países. Para Luís Silva, da WWF, «esta situação revela que o nosso país pode vir a enfrentar problemas de escassez de água, em consequência das alterações climáticas previstas para a Bacia do Mediterrâneo, onde Portugal se insere. A mudança de hábitos no consumo de água será fundamental para evitar o colapso deste recurso

(texto parcial de PNN Portuguese News Network )

*
*

*
*

1 comment:

  1. Anonymous8:01:00 pm

    Vamos dar uma mão à natureza, mas num estilo Nana Odara kkkkk....
    A todo vapor essa semana, espero eu...
    Beijoooooooooooos

    ReplyDelete