Sunday, June 29, 2008

Lamento, há pessoas assim...

(imagem: La atracción del mal)

*

O mal?

Ao que parece, estes são os factos...
*
O bom da história?

a extensa reaccão nos comentários e não só, que seguem até aos dias de hoje de quem tomou conhecimento das acções do psicopata...
*
Ponto da situação:

*
Fico feliz, sim. Mas para mim não chega.
*

uma lenta e ainda muito parcial descoberta do infinito em nós...

*
Reza a tradição que no pórtico do santuário grego da ilha de Delfos, templo sagrado onde os mortais eram recebidos para conhecer os vaticínios do deus Hélios (ou Apolo, para os romanos) liam-se duas frases: "Conhece-te a ti mesmo" e "Nada em excesso".
*
Nelas, estampava-se a eterna questão que sempre desafia: "quem sou eu?". Pois da resposta a esta pergunta inúmeras outras se seguem: o que posso fazer de mim mesmo? como me equilibrar melhor? o que, na verdade, desejo para mim? de que tipo de pessoa preciso? como me oferecer melhor a alguém? que futuro está em minhas mãos construir, para mim e para os meus? E assim por diante, pois tais indagações desafiaram homens e mulheres em todas as épocas.
*
A psique humana, sede do todo - Em todos os momentos da história humana cogitou-se sobre este aparentemente estranho componente humano que é a psique.
#
O início da moderna Psicologia repousa sobre o trabalho pioneiro do alemão Wilhelm Wundt (1832-1920).
#
Mas não era apenas na cidade alemã de Leipzig que a Psicologia moderna era gestada: por toda a Europa o assunto fervia! Em 1874, Franz Brentano (1838-1917), ex-sacerdote e professor de Filosofia em Viena, lançava A psicologia do ponto de vista empírico, obra na qual sustentava a idéia de ser um erro acreditar que a Psicologia fosse exclusivamente fisiológica (tendo sido professor de Freud, Brentano deixaria neste uma profunda impressão, ajudando mais tarde a compor o cenário inicial de desenvolvimento da psicanálise).
#
Ao mesmo tempo, Hermann Ebbinghaus (1850-1909), professor em Berlim e Breslau, desenvolvia os primeiros testes de inteligência de que se tem notícia, o inglês James Ward (1843-1925) fundava na Universidade de Cambridge um laboratório de Psicologia Experimental, publicando seu primeiro artigo em 1886 na Enciclopaedia Britannica, e seu conterrâneo William McDougall (1871-1938) estudava os sentimentos e os instintos humanos, interessando-se principalmente por características emocionais adquiridas e transmitidas geneticamente (uma noção só pesquisada de forma mais profunda no correr do Século XX).
#
...a psicanálise influiu poderosamente em inúmeros outros campos de conhecimento e o gênio que concebeu seus princípios fundamentais foi o médico neurologista tcheco Sigmund Freud. (*)
Em Viena, Áustria, ele iniciara sua carreira profissional como neurologista clínico, mas fizera alguns cursos sobre Psiquiatria e tivera assim aumentado seu interesse pela relação entre problemas orgânicos e sintomas mentais; desta forma, em 1885, graças a uma bolsa de estudos, tornou-se aluno de Jean Martin Charcot (1825-1893), chefe da clínica neurológica no hospício feminino parisiense de La Salpêtrière; ali, Freud consolidou a hipótese que os distúrbios emocionais tinham causa no próprio psiquismo e não na esfera do corpo (contra a Psiquiatria da época, dominada pela idéia organicista de que os sintomas psiquiátricos eram causados por problemas cerebrais, de ordem neurológica).
#
Mas em 1912, o que no início parecia vir a ser um prolongamento da psicanálise mostrou-se o surgimento de uma nova escola de pensamento psicológico, ela também, por sua vez, uma mescla de teoria de personalidade, de filosofia sobre a natureza humana e de um conjunto de técnicas de atendimento psicoterapêutico: a Psicologia Analítica, escola fundada pelo médico psiquiatra suíço Carl Gustav Jung.
#
Jung comprovou que os seres humanos herdam, junto com suas características físicas, dados de memória emocional, especialmente as emoções derivadas de experiências comuns a todas as pessoas desde o surgimento da espécie humana na face da Terra; a partir deste conceito pôde-se entender então a ocorrência de temas extremamente análogos na mitologia e nas lendas populares mais diferentes: seriam variadas manifestações dos arquétipos, termo que Jung utilizou para definir as "estruturas psíquicas de base" que fazem parte do inconsciente da espécie humana e não apenas de uma pessoa ou de um conjunto específico de pessoas (quer agrupadas por raças, culturas ou sociedades).
#
WILLIAM JAMES, UMA ABERTURA PARA O ESPIRITUAL
Isto foi fundamental para que a Psicologia, liberta das correntes que a aprisionavam a outros campos de conhecimento científico, pudesse retomar sua verdadeira origem: o estudo da consciência e das funções mentais e emocionais como elo de ligação entre a pessoa e o mundo que a cerca e entre a psique da pessoa e seus outros componentes internos. É que à medida que a Psicologia viera se envolvendo mais e mais com a psicanálise - que oferece a possibilidade de um entendimento racional do que se passa no psiquismo humano - e com o Behaviourismo - que permite uma descrição milimétrica de como é o que acontece no comportamento humano -, deixou-se na obscuridão a pioneira obra do norte-americano William James (1842-1910), desenvolvida na viragem do século passado.
#
Escreveu sobre todos os aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral ao êxtase religioso, da percepção espacial à mediunidade psíquica; considerando que a Psicologia não era ainda uma ciência madura, com conhecimento suficiente para elaborar leis consistentes sobre as percepções, as sensações ou a natureza essencial da consciência, ele não via problema algum em formular conceitos que por vezes contradissessem a si mesmo. Mas o mais rico no pensamento de William James não foi a multiplicidade de opiniões de que ele era capaz ou a impressionante erudição que detinha, nem o fato de talvez ter sido o primeiro a se antecipar à psicanálise ao afirmar que bloqueios da energia emocional poderiam conduzir à "enfermidade emocional" (como naquele tempo se dizia): o mais rico foi sua teorização de formas diferenciadas de consciência, que se substituem umas às outras no correr dos diferentes instantes da vida do indivíduo, levando-o a se conscientizar da realidade através de múltiplas formas simultaneamente, mas, por dar mais ou menos valor a esta ou àquela forma de acordo com a cultura em que vive, perdendo a consciência da multiplicidade possível de formas de consciência. Conceitos como estes só passaram a ser desenvolvidos na Psicologia contemporânea a partir dos anos 60 do nosso Século, quando começaram a se esboçar no Estado norte-americano da Califórnia as hoje chamadas Psicologias transpessoais!
*
(o link e extensissimo mas recomendo a leitura...)
# # #
(*)talvez um pouco da intimidade de Freud explique a sua opcão de tudo derivar de complexos sexuais...
link: livros de psicologia)
*

Thursday, June 26, 2008

leituras e mais leituras

*
27 de Junio
Sou capaz de enfrentar e levar a bom fim qualquer coisa que se me apresente.

*
Parece-me um bom pensamento para o dia de amanhã, já que hoje estamos na última hora do dia...
*
( in Calendario con afirmaciones de Louise Hay )
*
aqui
*

mais livros na mesma linha:
*

Tuesday, June 24, 2008

Para memória futura...

Paula Moura Pinheiro apresenta o programa Câmara Clara às 22h de domingo na RTP2.
*
Sempre interessante, neste domingo 22 de Junho, foi particularmente fascinante para quem quiser saber como era a vida das mulheres pelos anos 20 do século passado e da luta e progressão de direitos.

De facto muita coisa mudou em uma, duas gerações para melhoria da vida de todos.
Aparecem no decorrer da conversa algumas situações deveras aberrantes face à lei de hoje, mas que não o eram na altura...
Fala-se desde Adelaide Cabete e outras (já postei sobre ela) ao actual congresso feminista 2008
*
Com Paula Moura Pinheiro estão tambem
a historiadora Irene Pimentel e o professor e escritor Rui Zink
*
Vejam que vale a pena... opção vídeo.
Para ver anteriores emissões: arquivo)
*

Mais serviço social (g-a-r-g-a-l-h-a-d-a-s)


Dias atrás falei de violencia doméstica no seu verdadeiro sentido, o mais alargado: qualquer tipo de coacção -não só física, que se verifique portas dentro de cada habitação.
Agora que fui confrontada com pedido de dicas por interposta pessoa, trago outro tipo de iregularidade prevista na lei, das muitas que os relacionamentos interpessoais proporcionam.
Trata-se de uma violencia mais mental, igualmente nascida de seres humanos em desiquílibrio que ao invés de enriquecerem os relacionamentos e parafraseando um dos links são "pessoas acometidas pela peste emocional não conseguem se promover pelo próprio esforço, buscam se promover por meio da destruição do outro".
A situação de assédio (que não se refere unicamente a contextos sexuais mas inclui estes) está prevista na legislação europeia e não só. Quanto à legislação portuguesa e ao contrário da crença geral que se diz e lê, é em regra fácil de provar, segundo os profissionais da área.
Vamos visitar alguns links óptimos (há imensos...) siga-os em cada separador abaixo:
*
#
#
AS DIFERENTES TERMINOLOGIAS DO FENÓMENO
1. O "ijime"
2. O "mobbing"
3. O "bullying"
4. O "assédio psicológico"
5. O "assédio moral"
*
(in: O Assédio Moral no Trabalho - Mago Graciano de Rocha Pacheco)
#
#
*Legislação portuguesa caracteriza desde 2003 (Lei nº 99/2003 de 27 de Agosto) a figura de assédio no trabalho: tudo o que tem como objectivo ou o efeito de afectar a dignidade da pessoa ou criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.
( artigo 24º neste link)
#
*

Saturday, June 21, 2008

partilhar...

Luz da lua. Uma mulher está no seu jardim. O vento eleva no ar o seu xale branco enquanto a luz prateada cai como chuva sobre ela. Nas suas mãos estendidas tem um cristal de seis faces. Observa a resplandecente pedra, sentindo as suas vibrações erráticas, perturbadoras.
Quando pára a brisa, acalma-se um grupo de antigos pinheiros que rodeiam a figura. A lua parece brilhar com mais força, e a mulher sente a sua luz cedante que provém do céu.
A pedra acalma-se. As suas estranhas vibrações diminuem e logo voltam mais fortes e unem-se para formar um feixe de energia único e regular.
Quando a mulher sustém a pedra mais alto, o seu poder derrama-se pelos seus braços e flui através dela como uma série de agradáveis choques eléctricos. Ela volta-se, vibrante e poderosa.

Depois de um tempo incomensurável, a figura baixa a pedra e leva-a impulsivamente à fronte.
*
O seu trabalho está feito. O cristal está purificado e pronto para a magia.
#
É assim que começa a Enciclopédia dos Cristais e Metais disponível no scribd.com. fica o link para quem quiser ler e ainda uma chamada de atenção para o facto de haver por lá muitos livros interessantes, desde clássicos da literatura a assuntos técnicos e a outros digamos... mais paralelos!
#*
Ainda sobre cristais, deixo também António Duncan em vídeo explicando alguns aspectos básicos. São 6 vídeos no total.
*

Friday, June 20, 2008

mamãs e bebés... again!


*
não é uma graça?!
:-)
*

animais humanos... dos direitos

De vez em quando, algum ser do imenso clube dos desvalidos que este mundo tem, tropeça em mim, ou eu nele.
Já considerei até a hipótese de ter algum íman secreto ou quiçá um letreiro que me acompanha e só é visível para alguns.
As vezes são animais, outras vezes são pessoas. Faz uns meses que de passagem por uma clínica para tratar de um assunto sem importância e enquanto esperava uns minutos, a senhora da limpeza se aproxima de mim, depois de uns comentários ocasionais a servir de interlúdio começa a despejar uma história que lhe trazia o coração oprimidíssimo.
Tinha ela algum tempo atrás começado a explorar um pequeno terreno de família que ninguém ligava de modo a entreter-se e produzir ainda algum lucro; mas o que se passava no terreno ao lado do seu deixava-a completamente desesperada: o terreno era habitado por um casal com um filho bem pequeno, uns seis anos. Acontece que o casal agredia a criança por tudo e por nada e com extrema violência; agrediam por falar e por não falar por estar parado e por não aparecer quando o chamavam...
a criança é enfezadinha, enfezadinha de dar dó... tem seis mas parece que tem quatro, mirradinho mesmo! vive encolhido com medo de apanhar e nem sabe falar direito. Não entendo aqueles pais. Parece que odeiam o filho...
o miúdo vive completamente negro, ás vezes quase nem se pode mexer. Se visse o olhar dele! Eu faz-me uma aflição que a menina nem imagina, olhe que as vezes até saio dali tão mal disposta que só me apetece morrer, mas o que que uma pessoa pode fazer?!
*
Aqui eu tive que parar a senhora e perguntar-lhe se já lhe tinha ocorrido denunciar a situação, é que não só podia fazê-lo como recentemente tem obrigação cívica de o fazer já que a violência doméstica é crime público (felizmente agressões da porta de casa para dentro mudaram de estatuto e a lei aperfeiçoou-se um pouco de 2004 para cá)
Depois tive algum trabalho a explicar-lhe que violência doméstica não é só o marido bater na esposa... é também o inverso (menos comum mas existente) é agressões entre quem partilhe a mesma casa, de pais para filhos. E de filhos para pais. E não é só bater físicamente, é muito mais e mais subtil que isso: toda a coação, intimidação e privação, toda a imposição em suma, de uma vontade sobre outra. Violência sexual. Os maus tratos podem ser emocionais, verbais e psicológicos, assim como ameaças, isolamento social forçado e mesmo intimidação, além de controle económico, são ofensas à integridade e dignidade.
Dei-lhe vários números de denúncia específicos para aquele caso (vêm nas primeiras páginas da lista telefónica) dei-lhe força e apoio para seguir com o que deveria ser a sua prioridade máxima
"-e se depois se vingam de mim?!"
-Não seja por aí. as denúncias não obrigam a identificação de quem as faz. Protegem o anonimato.
Deixei o meu contacto e reiterei a obrigação de denúncia imediata à policia.
Ficou à beira de dar um passo inédito na vida dela, a intervenção activa e aumento de consciência e direitos.
Tempos depois tinha um recado à espera: a criança tinha sido retirada aos pais. E eles indiciados por crime.
A senhora não cabia em sí de contente e estava obviamente orgulhosa
Eu fiquei feliz por ter ido naquele dia aquela clínica, pelo desenvolvimento da história e por a ver a ela tão mudada, tão activa, sem aquele ar oprimido por um fantasma com que tinha vindo ter comigo inicialmente; parecia ter ganho uma alma nova.
#
Em Portugal:
Tem vários links sobre violência doméstica em Programas Especiais
*
do mundo:
um óptimo artigo, via Brasil
*

animais... dos direitos

Para quando em Portugal e no mundo todo leis que punam célere e eficazmente qualquer tipo de maltrato contra os animais?!

Eles são sempre os últimos em direitos em quase todo o planeta, para não falar dos casos onde a agressão e abuso fazem parte da cultura dos países... em muitos casos nem da protecção das leis beneficiam, apenas das boas vontades pessoais e o esforço de uns quantos...
*
*

Na Van'Or vi esta notícia, e se lavou a alma dela -como ela diz, posso assegurar que comigo teve um efeito muito parecido:
"Patrick De Meauntroux, um jovem delinqüente de 18 anos, foi multado em R$2mil pelo IBAMA por ter fraturado seu poodle Bob há 2 dias, com chutes e pontapés. O agressor escapou de ser linchado por pessoas que testemunharam a covardia, mas não escapará da denúncia do MP, e terá de responder por crime ambiental com base no artigo 32 da lei 9605. Estou encantada com a rapidez do IBAMA neste caso, e é importante que se espalhe aos quatro ventos o que pode acontecer com um molestador de animais. Minha experiência com animais ensina que o reforço positivo é sempre mais eficiente do que o negativo, portanto este é o momento de fazer o IBAMA saber o quanto apreciamos a punição de um agressor dos animais e do meio ambiente.Tenho a impressão de que se as autoridades fossem eficazes na conteção de molestadores de animais, haveria menos assassinos, estupradores e outras sortes de molestadores de gente à solta. O respeito ao próximo começa dentro de casa e com as criaturas sujeitas aos nossos caprichos."

#
Aliás eu recomendo o site da Van'Or em todos os seus posts, porque além de ser uma veterinária que ama os animais, ela fala de qualquer assunto com inteligência, humor e irreverência
*

Monday, June 16, 2008

energia positiva... ou a terapia do riso!

fazer uma pausa na pausa...

imagem daqui...
*
...para em tempo útil me juntar à postagem colectiva sobre a Rose Marie Muraro.
Ela teve um percalço de saúde, uma peritonite de que felizmente já se está a recompor e completamente livre de perigo.
*
Imagina se uma guerreira como ela não ia vencer essa batalha!
*
Tal como eu disse no blog em homenagem a ela que recentemente iniciei em co-autoria com a Juliana , a Rose Marie Muraro foi uma mulher que fez quase tudo o que lhe disseram para não fazer... nasceu com limitaçoes físicas que venceu, teve prognósticos muito sombrios quanto a qualquer possível sucesso em qualquer área da vida e arrumou com isso tudo de uma penada, provando na prática do dia a dia que não haveria obstáculos que chegassem para a fazer parar...
De quebra ainda fez história e contribuiu grandemente para que o papel da mulher no mundo fosse visto com outros olhos e entrasse em pauta a necessidade social de se tomar medidas quando a vítima é mulher, olhada e descriminada negativamente em sociedade apenas pelo seu género.
*
Em Janeiro de 2006
Rose Marie Muraro foi nomeada pelo governo do seu país
Patrona do Feminismo Brasileiro.
*
Na lealdadefeminina tem mais, inclusive um bonito slide com apontamentos sobre o percurso de vida da RMM
e aqui já tem entrevistas, livros e dados biográficos.
*
Para a Rose, desejos profundos de a voltarmos a ter rápidamente na sua melhor forma
*

*

Thursday, June 12, 2008

até já! ;-)

*
...andando e vendo muito, parando pouco... só por uns dias.
*
(World Hold On e Love Generation - Bob Sinclair )

*

coisas que voce pode fazer...


*
e tambem:
*
Visite e Apoie: ManifestoANIMAL.org, Pelo Fim dos Crimes Sem Castigo
A ANIMAL está a desenvolver a Campanha "Manifesto ANIMAL, Pelo Fim dos Crimes Sem Castigo", em defesa da aprovação e implementação em Portugal de uma nova lei de protecção dos animais, que assuma a forma de um Código de Protecção dos Animais, para tornar a protecção legislativa dos animais em Portugal mais moderna, eficaz, progressista e justa.
Clique aqui para visitar o site de campanha ManifestoANIMAL.org e para dar o seu contributo para que os objectivos desta sejam conseguidos.
*
*
se voce acha que é urgente um novo código actualizado e eficaz na proteção aos animais,
voce pode assinar online...
*
voce pode tambem imprimir, assinar e divulgar a Petição por um Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo
*
Após estar completa, p.f. remeta para a morada indicada na primeira folha
*

e porque não há bela sem senão...

*
Estratégia publicitária interessante a da Dove, ninguem duvida...
*
Pior mesmo é que na práctica e à semelhança de tantas outras empresas, a dove contribui para ir estragando e agredindo o nosso meio ambiente já tão brutalizado...
*
Visite aqui... e participe!
*
(link enviado por uma querida amiga sempre discreta e atenta)
*

Tuesday, June 10, 2008

estratégias publicitárias... mas algumas são inteligentes

A estratégia publicitária criada para a Dove, em vez de optar pela mulher solitária num pódium de beleza sem rival, optou por uma imagem de fraternidade feminina *
e da mulher única que vale pela sua diferença e não por estar encaixada no que se espera dela fisicamente... a mulher retratada pode ter abundancia de carnes mas vive-as com naturalidade, tem manchas no rosto mas não sente complexos, tem idade sem se sentir infeliz ou em perca por isso, pode ser simplesmente uma jovem perfeita em igualdade com as outras...
*
E sobretudo pode ser imperfeita sem perder direitos e sente-se bem!
*
videos interessantes para ver...
***

beleza question...

*
um filme para ver...
*
e outro, sobre o fabrico de imagens...
*

Sunday, June 08, 2008

Obama... e Hillary?

Embora uma aliança Clinton-Obama (com um posto vice-presidencial, ou outra fórmula) pareça contra-natural, e possa expor-se a remoques sobre pequenos crimes entre amigos, a verdade é que para alguns é inevitável. A senhora Clinton ganhou mais votos populares e os maiores estados, embora Obama tenha ganho mais delegados e cerca de 65% dos estados. Os dois juntos conseguiram trazer para um processo de mero "concurso de beleza" interno dos democratas, e nao de eleiçao nacional, mais de 50% do eleitorado final de John Kerry.
(Nuno Rogeiro - Jornal de Notícias)


*
e já agora: obrigado-bill... :-)
*

lido por aí...

"acredito que nao é mais umas rugas e kilos que vao fazer um homem deixar de gostar de uma mulher

e se deixar de gostar que se lixe!"

frase atribuida a Malu Mader acerca do facto de com 42 anos nunca se ter submetido a qualquer cirurgia estéctica para rosto ou corpo...

nada a ver, mas eu sempre gostei bastante desta actriz, nomeadamente do seu estilo minimalista de estar e vestir.

*

Saturday, June 07, 2008

não peça nada... dê!


divertido texto com umas quantas verdades pelo meio... :-)

"Não peça nada a Deus. Seria um contra-senso Deus fazer algo por você. Digamos que o Mundo estava com problemas, pediu a Deus que mandasse algum tipo de ajuda, e Deus mandou você. Agora, é entre você e o Mundo. Te vira, véi.
*
Não peça nada ao Destino. Esta é uma grave contradição filosófica, daquelas de fazer Aristóteles se revirar na tumba. “Destino” é um futuro que já aconteceu, que não pode mais ser modificado. Não perca seu tempo.
*
Não peça nada ao Acaso. O Acaso é quem governa este Universo, e é da natureza dele não escutar pedidos, mas aceitar interferências. Interfira, aja, interrompa, redirecione, transforme. O Acaso agradece.
*
Não peça nada aos Santos. Santo não é quem toma providências: quem toma providências é médico, bombeiro, mecânico, assistente social... Santo é quem sofre sem se queixar. Deixe que sofram em paz.
*
Não peça nada ao Governo. O Governo é um brontossauro de cinqüenta patas e trinta pescoços, caminhando aos trancos e barrancos através da jângal antediluviana. Esperar dele alguma coisa que se aproveite equivale a subir pela sua cauda e ir morar numa choupana em seu dorso, tentando convencê-lo a seguir no rumo desejado. Esquece. Melhor ir a pé.
*
Não peça nada aos Bancos. Por definição, Bancos só dão remédio a quem vende saúde, só mandam marmitas gratuitas para os donos de restaurantes, e só oferecem absolvição espiritual aos cardeais do Vaticano.
*
Não peça nada às Autoridades. Autoridades são programadas apenas para obedecer ordens. Ou você tem cacife pra já chegar falando grosso, ou então é melhor deixar pra lá.
*
Não peça nada à Mídia. A Mídia acha que o anonimato é contagioso, e que a Fama também. Olhe pra trás, e veja se ela está indo no seu rastro ou não. Problema dela.
*
Não peça nada à Sorte. Sorte foi feita pra gente abrecar pela abertura, encostar no canto da parede, e dizer a que veio. Se você tiver pegada, a Sorte se derrete todinha.
*
Não peça nada à Humanidade. Ofereça e faça antes que ela peça. Existe no Universo uma Lei de Conservação da Energia Psíquica. Mais cedo ou mais tarde alguém fará o mesmo com você.
*
E pronto. Feliz ano-novo, bibibi, bobobó. Vá à luta, meu camaradinha. Tá olhando o quê?"
*

Friday, June 06, 2008

final que me surpreendeu!


Tenho realmente andado ocupada com um milhão de coisas a absorverem a minha atenção e o tempo não me sobra para aparecer aqui com os meus temas preferidos como gostaria... mal dá para uma visitinhas virtuais! rss

mas achei surprendente (estava noutra onda) o final deste texto de Machado de Assis e trouxe-o para aqui:


...DE REPENTE, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava à porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo:

-- Olhe, se não dá por ela; perdia-a de uma vez.

-- É verdade, concordou Honório envergonhado.

Para avaliar a oportunidade desta carteira, é preciso saber que Honório tem de pagar amanhã uma dívida, quatrocentos e tantos mil-réis, e a carteira trazia o bojo recheado. A dívida não parece grande para um homem da posição de Honório, que advoga; mas todas as quantias são grandes ou pequenas, segundo as circunstâncias, e as dele não podiam ser piores. Gastos de família excessivos, a princípio por servir a parentes, e depois por agradar à mulher, que vivia aborrecida da solidão; baile daqui, jantar dali, chapéus, leques, tanta cousa mais, que não havia remédio senão ir descontando o futuro. Endividou-se. Começou pelas contas de lojas e armazéns; passou aos empréstimos, duzentos a um, trezentos a outro, quinhentos a outro, e tudo a crescer, e os bailes a darem-se, e os jantares a comerem-se, um turbilhão perpétuo, uma voragem.

-- Tu agora vais bem, não? dizia-lhe ultimamente o Gustavo C..., advogado e familiar da casa.

-- Agora vou, mentiu o Honório.

A verdade é que ia mal. Poucas causas, de pequena monta, e constituintes remissos; por desgraça perdera ultimamente um processo, cm que fundara grandes esperanças. Não só recebeu pouco, mas até parece que ele lhe tirou alguma cousa à reputação jurídica; em todo caso, andavam mofinas nos jornais.

D. Amélia não sabia nada; ele não contava nada à mulher, bons ou maus negócios. Não contava nada a ninguém. Fingia-se tão alegre como se nadasse em um mar de prosperidades.

Quando o Gustavo, que ia todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro; e depois ia ouvir os trechos de música alemã, que D. Amélia tocava muito bem ao piano, e que o Gustavo escutava com indizível prazer, ou jogavam cartas, ou simplesmente falavam de política.

*

Thursday, June 05, 2008

mais Índia... quase ao vivo!


Dois posts abaixo falei sobre o blog Indiareia, agora venho falar sobre a continuação actual: indiagestao.
É o blog de uma professora brasileira a viver na India, partilhando o que de melhor, pior ou diferente vai encontrando...

Tambem gostei de encontrar o amor aos animais por lá... tirando os considerados sagrados, não é fácil ser animal na India! Tem um post sobre os elefantes que levam pedradas na cabeça e sangram enquanto passeiam os turistas que me sensibilizou imenso, porque ela recusou o passeio "turístico", preferiu ir a pé.

Aliás ser pessoa tambem não é fácil, como bem sabemos e reforça este link que lá encontrei...

Uma curiosidade: num dos posts encontrei uma menina autentica sósia -em termos de situação-tamanho físico, da nossa Mafalda Ribeiro
:-)

Tem muito conselho útil e práctico de quem vive e conhece o meio para quem pensa, por exemplo ir até à India e só posso dizer que vale ler todos os posts e admirar todas as imagens

A fechar deixo palavra para um post que fala dos recentes casamentos entre brasileiros e indianos:

[...] Creio que este aumento no numero de casamentos entre mulheres brasileiras e homens indianos se deve ao fato de os homens brasileiros nao gostarem de comprometimento e responsabilidades familiares; portugues claro, eles NAO querem casar e assumir a esposa, filhos etc. As moças brasileiras querem casar e ter uma familia, assim sendo, casar-se com indiano eh o ideal pois estes nao tem medo de comprometimento, pelo contrario, eh isso mesmo o que eles querem.

Outro fator importante eh que os indianos são machistas e as brasileiras tem um grau elevado de submissao, embora nao admitam isso.

Os maridos indianos sao comparadamente aos brasileiros muito mais fieis, responsaveis e bem menos promiscuos.
**

bananas chiquita...

*
a inocente banana não tem culpa nenhuma... mas a empresa Chiquita que se dedica à produção das mesmas na Colômbia, é acusada da morte de centenas de pessoas por ter financiado grupos armados... A empresa alega coacção e extorsão e diz ter acedido aos financiamentos como forma de proteger seus próprios trabalhadores...
dois óptimos resumos da situação estão aqui, e aqui...
*

Tuesday, June 03, 2008

meu post é breve, mas deixa muito para conhecer!

Todos sabemos que oriente e ocidente tem grandes diferenças, culturais e não só...
*
A Índia tem neste blog uma divulgação muito descomprometida e simpática mas realista tambem!
*
*
Visitem todo o blog! ele vale a visita em todos os aspectos e as fotos sao excelentes.
*