Wednesday, November 18, 2009

o que tem a oxitocina a ver com violencia doméstica?!

Quando se pensa em oxitocina pensa-se em nascimentos, onde é uma hormona com papel de relevo (ao natural ou por indução) e tambem no passo seguinte, a amamentação. Alguns estudos recentes relacionam a oxitocina com outros parâmetros de vida: sabe-se que tem muito a ver com confiança e todas as suas implicações na vida comum.
Agora vejam até onde pode ir.

A Oxitocina e a Violência Doméstica
Faz uns anos em Estocolmo, uma curiosa situação ocorreu durante o roubo de um banco. O delinqüente tomou reféns, entretanto, quando terminou toda a tragédia, os reféns defenderam o ladrão e o apoiaram o tempo todo. Este tipo de união paradoxal é chamada pela psiquiatria de "laço traumático", e foi identificada em 1983 pelos pesquisadores Donald Dutton e Susan Painter em certas relações onde a violência doméstica protagoniza o vínculo.

"Muitos cientistas pensam que a oxitocina tem um papel importante na formação destes laços traumáticos entre os casais. Este hormônio muitas vezes não permite a consolidação das memórias enquanto que por sua vez aumenta o nível de confiança entre uma pessoa abusada e seu abusador.
Muitas mulheres formam este tipo de laço traumático com o marido abusador e logo sentem que não podem deixá-lo, voltam a uma relação que as levará a sofrer novamente. Cremos que a oxitocina tem a ver com este perigoso padrão", escreveu Painter em seu estudo.

O abuso é difícil de ser cometido em uma relação baseada na igualdade e é muito mais fácil de continuar caso se mantenham padrões onde o maltrato é seguido por amor e carinho. Esta situação pode gerar o aumento do hormônio no corpo e a confiança do abusado para a pessoa que o maltrata.
*
(tem muita referencia na net, mas a de cima vem daqui)

No comments:

Post a Comment