Monday, May 24, 2010

Uma influência Leão/Escorpião muito óbvia!

(Na Constelar de Maio, a primeira e segunda parte de uma análise ao mapa Natal de Ney Matogrosso)

[...]
Creio que o destaque dos planetas transpessoais em mapas individuais nos mostra pessoas que estão além de seu tempo, aqui vieram para provocar mudanças, romper com a mesmice, com a missão de propor uma liberdade que não depende de ruídos ou bandeiras, mas que se experimenta nas vísceras, na curiosidade que não se cansa, no amor e todas as suas inúmeras manifestações.

Seu Ascendente [de Ney] é Leão, signo do elemento Fogo, que representa a força do coração e da atração, a criatividade da auto-expressão. É importante para o artista desenvolver um sentido de individualidade, de poder e de valor. Leão está sempre ligado à nobreza, ao desejo de reconhecimento e de admiração. No corpo humano este signo é representado pelo coração, o centro vital que irradia a possibilidade da vida, a sede do amor e da paixão.

Assim, sua forma de expressão sempre tem a ver com essa natureza solar e intensa, que precisa se apaixonar por aquilo que faz. É comum vermos este signo proeminente em mapas de atores, dramaturgos, o palco é um tema importante para eles, assim como a expressão das emoções, o contato com o público, o aplauso e o reconhecimento. Não é uma grande novidade, já que um leonino que se preze gosta de ser centro de atenções e de que tudo gravite à sua volta.

No caso de Ney, mais verdade ainda, uma vez que, ao nascer do dia, estava lá na linha do horizonte o Sol, que é o regente de seu signo de Leão, e ainda de quebra ao lado dele (dois graus do Ascendente) estava um outro planeta, também igualmente poderoso, que é Plutão.

Assim, tudo o que sabemos do signo de Leão está duplicado, ou seja, o signo solar mais o próprio Ascendente. Para incrementar temos também ali Plutão; e ambos estão na casa Um, que é casa do “eu”, do nosso corpo físico, daquilo que reverbera do nosso ser de forma mais espontânea e perceptível aos outros.

[...]

assim, esta forte combinação de Plutão e Sol no Ascendente tem uma importância enorme em sua característica física, na forma de agir e de começar as coisas; as experiências são vividas de forma intensa e mesmo passional, sem tons pastéis ou mais ou menos, pois aqui o que se vê é vida, libido, entrega, mergulho, questionamentos; a mesmice e mediocridade não combinam com o espírito altivo do Sol e provocador e ousado de Plutão. [...]

(artigo completo)

No comments:

Post a Comment