Thursday, July 29, 2010

Palavras de... Osho!



No mundo animal, a violência está associada à boca e às mãos, às unhas e aos dentes; são as duas coisas violentas do mundo animal. No acto de comer estão ambas ligadas; com a mão você apanha a comida e com a sua boca come-a -a violência é libertada. Mas [quando não há fome] não é uma acção, é uma doença. Esta actividade é uma obsessão. Claro que não pode continuar a comer assim senão vai arrebentar. Por isso as pessoas inventaram truques, Mascam "pan" ou pastilha elástica, fumam cigarros -isto é comida falsa, sem qualquer valor nutritivo, mas funciona bem no que respeita à violência.

Um homem sentado a mascar pan, o que está a fazer? Ele está a matar alguém. Na mente, se ele ficar consciente, pode ter a fantasia de assassinar, de matar - e ele está a mascar "pan": uma actividade muito inocente em si mesma. Você não está a fazer mal a ninguém - mas é muito perigoso para si, porque parece estar completamente inconsciente do que está a fazer. O homem a fumar, o que está a fazer? Por um lado é muito inocente: Está só a inspirar o fumo e a deitá-lo fora, inalando e exalando; uma espécie de Pranayama doentio
[...]
Se estiver a falar com uma pessoa, lembre-se sempre - tem uma precisão de quase cem por cento -, se essa pessoa começar a procurar um cigarro, isso significa que está aborrecida, permita-lho. Ela gostaria de o mandar embora; não pode fazê-lo, seria muito pouco delicado. Assim começa à procura de um cigarro; é uma maneira de dizer: "Agora já chega! Estou farto" No reino animal, essa pessoa ter-se-ia atirado a si, mas não pode - é um ser humano, é civilizado. Por isso atira-se ao cigarro e começa a fumar. Agora já não está preocupada consigo, agora está envolvida no seu próprio cântico do fumo. Alivia.

(de: Osho - "Tantra -A Compreensão Suprema")


1 comment:

  1. anfibia6:52:00 pm

    osho. sempre certeiro! fantástico.
    bj!!

    ReplyDelete