Monday, July 19, 2010

A vida emocional dos animais


(O livro do etólogo Marc Bekoff)

Com prefácio de Jane Goodall.

A certa altura ela diz:

Agrada-me muito escrever um preâmbulo para este livro importante, porque aborda um assunto - as emoções dos animais - que é crucial para o correcto entendimento dos animais e a sua relação connosco.
...
Ao fim de um ano [a trabalhar com símios] Louis Leakey ajudou-me a ir para a universidade de Cambridge para trabalhar para um doutoramento em etologia. Aí, fui criticada pela minha falta de método científico, por dar nome aos chimpanzés em vez de lhes atribuir números, por lhes "dar" personalidades e por continuar a dizer que eles tinham mente e emoções. Porque estes, disseram-me severamente, eram atributos reservados ao animal humano. Fui mesmo repreendida por me referir ao chimpanzé macho como "ele" e à fêmea como "ela". Não sabia que um animal é referido como um artigo neutro? Bem, um animal não humano. E assim, na sua maioria, as minhas observações foram descartadas como as meras anotações de uma jovem inexperiente sem formação universitária.
...
Por exemplo não podia dizer "Fifi estava feliz" uma vez que não podia prová-lo; mas podia dizer "Fifi comportou-se de tal forma que, se ela fosse um ser humano, diríamos que estava feliz!"
...
Durante o fim dos anos sessenta, cada vez mais biólogos foram para o campo e iniciaram estudos de longo prazo sobre todos os tipos de espécies animais
...
Havia cada vez mais provas reveladoras que não estamos sozinhos no universo, não somos as únicas criaturas com mentes capazes de sentir amor e ódio, alegria e tristeza, medo e desespero. Não somos certamente os únicos animais que sentem dor e sofrimento.
...
"A vida emocional dos animais" acrescenta uma voz forte ao coro crescente daqueles que estão a tentar mudar as atitudes em relação aos seres animais com quem partilhamos este planeta
...
Jane Goodall, PhD, DBE,
Fundadora do Jane Goodall Institute,
e Mensageira das Nações Unidas para a Paz



O livro de Marc Bekoff convida a repensar princípios e rever os nossos estereótipos e sobretudo a fazer escolhas éticas: o que fazemos com o que sabemos.

É dedicado a Jasper, o urso porta voz da esperança e da liberdade, e Pablo chimpanzé CH-377.
dois entre demasiados.



No comments:

Post a Comment