Cada vez mais a educação deve ser entendida -e aplicada! como um processo holístico onde todas as capacidades e competências que resultam num ser humano funcional para si e para o mundo sejam desenvolvidas...
Há várias gerações o sistema educacional tem enfatizado a razão, o pensamento lógico e analítico, produzindo milhões de pessoas “cindidas”, sem desenvolver suas habilidades artísticas, expressivas e criativas.
Do mesmo modo, ignorou o mundo das emoções, até que recentemente foi reconhecida a importância das emoções, consideradas ainda mais determinantes do que a dimensão racional para o êxito social e o equilíbrio pessoal.
Para Rafael Yus, precursor da introdução de temas transversais no currículo, a educação do século XXI deve ser integral e englobar as dimensões física, mental, emocional e espiritual das pessoas.
Essa proposta, descrita de forma bastante instigante e prática nesta obra, apresenta ao leitor de língua portuguesa o movimento da Educação Holística, abrindo um novo e apaixonante debate educativo. [daqui]
No comentário a estas palavras estão nomeados Ken Wilber e Edgar Morin como expoentes actuais e notáveis da educação holística
Deixo o site do primeiro e do segundo
A educação como processo de libertação e transformação: *texto*
Outros livros sobre o mesmo tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cultura.html?idEdicao=21&idCategoria=4
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