Wednesday, September 14, 2011

Sound Walk -ou, uma coisa leva a outra!




Estava eu procurando tranquilamente informação sobre o conceito de musica viva, a propósito deste evento, quando as estradas virtuais me levaram a um blog cheio de coisas interessantes.


Voltarei à musica viva, que me fascina e será provavelmente uma modalidade a explorar infinitamente, com múltiplas possibilidades num futuro não muito distante, mas por agora deixo exertos de um texto  que me sensibilizou -um entre muitos interessantes, num blog que gostei de encontrar.



Tenho um amigo engenheiro e skatista que recentemente têm preparado e distribuído marmitas na rua aos domingos. Trata-se de uma ação individual, mas aos pouco ele está arrecadando doações e outras pessoas têm participado desse ato. 
Expliquei a ele que essa é uma das ações que chamamos de Redução de Danos, isso é, reduzir os danos dos usuários de drogas nas ruas, que passam dias sem alimentar-se ou beber água, muitas vezes em condições precárias.
Tenho também um paciente usuário de múltiplas drogas morador de rua. Ele está há alguns dias sem fazer uso compulsivo de drogas e está abrigado em uma casa da acolhida. Agora já tem uma troca de roupa e fez a barba. Hoje ele me disse que é skatista assim como meu amigo. Me contou que por duas vezes teve patrocínio para andar de skate, mas acabou perdendo isso da mesma forma que perdeu familiares, casa e dignidade.
Comentei com meu amigo sobre meu paciente. Prontamente ele me convidou a salvar esse paciente, principalmente por se tratar de um “cara legal” e por estar procurando emprego novamente.
Fiquei pensando na possibilidade que eu tinha de salvar meu paciente. Na verdade pensei na impossibilidade disso acontecer. Por mais que eu seja uma trabalhadora da saúde e tenha recebido formação para tratar de pessoas estou certa de que não sou capaz de salvar ninguém. Explico.
(...segue...)

No comments:

Post a Comment