Saturday, January 01, 2005

Ásia: histórias paralelas


Anjo da praia...

Agora que os acontecimentos dos últimos dias de 2004 na Ásia já entraram de modo bem lamentável na história das catástrofes naturais, vão também surgindo outras histórias para pensar e acreditar que mesmo nas piores circunstâncias se pode ser bafejado pela sorte.

Tilly, de 10 anos, estava numa praia em Phuket, na Tailândia, quando se apercebeu que um maremoto estava prestes a chegar às praias. Olhou para a água, que tinha começado a ficar estranha com bolhas, e reparou que maré estava a descer. Lembrou-se de uma recente lição de geografia sobre sismos no mar e formação de ondas gigantes, compreendeu o que se passava e avisou a mãe. A história é publicada hoje pelo jornal britânico The Sun que baptizou a menina de "Anjo da praia". O aviso de Tilly permitiu a evacuação da praia e do hotel vizinho antes da chegada da onda gigante.
/
*
/
Tsunami reforça ideia de que os animais têm um sexto sentido

No Sri Lanka, os animais selvagens conseguiram escapar ao tsunami que assolou o Oceano Índico. Esta constatação vem reforçar a ideia de que eles conseguem pressentir a chegada de grandes desastres naturais.
As ondas gigantes que vitimaram mais de uma centena de milhar de pessoas ao longo das zonas costeiras do Oceano Índico não parecem ter afectados os grandes mamíferos selvagens da região. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de especialistas em vida selvagem do Sri Lanka, uma vez que, até ao momento, ainda não foi encontrado nenhum espécime morto.«Não existe nenhum elefante morto. Nem sequer foi encontrado um coelho morto. Eu penso que estes animais conseguem pressentir os desastres. Eles têm um sexto sentido e sabem quando é que estas coisas estão prestes a acontecer», afirmou, convicto, o director do Sri Lanka's Wildlife Department, H.D. Ratnayake, à agência Reuters.O facto é surpreendente, já que as ondas deste tsunami inundaram uma área de aproximadamente três quilómetros do Yala National Park, a maior reserva natural do Sri Lanka, que abriga centenas de elefantes e muitos leopardos.
/
*
/
Tsunami: Urano passou por aqui
/
*
/
Off topic - já agora, vá à página principal do último link acima e faça um interessante jogo de autoconhecimento:
/

No comments:

Post a Comment