Tuesday, June 14, 2005

Palavras de Peter Singer...


Peter Singer, filósofo australiano, professor na Universidade Princeton, dedica-se à bioética e é escritor

Entrevista1

Entrevista2

[...] não "adorávamos" animais. Queríamos simplesmente que eles fossem tratados como os seres independentes e sencientes que são, e não como um meio para os fins humanos -como tinha sido tratado o porco cuja carne estava agora nas sanduiches servidas pela nossa anfitriã.

(este livro) destina-se às pessoas que se preocupam com o fim da opressão e da exploração onde quer que estas se encontrem, e pretendem que o principio moral básico da igual consideração de interesses não se restrinja arbitrariamente à nossa própria espécie.

Um movimento de libertação exige o alargamento dos nossos horizontes. As prácticas que anteriormente eram consideradas naturais e inevitáveis passaram a ser vistas como resultado de um preconceito injustificável.

As pessoas que comem diariamente pedaços de seres não-humanos abatidos consideram difícil crer que estão a agir incorrectamente; e também consideram difícil imaginar que outra coisa poderiam comer. Nesta questão, todos os que comem carne são parte interessada.
Beneficiam - ou, pelo menos, julgam beneficiar - da desconsideração actual dos interesses dos animais não-humanos.

Hábito.[...] Hábitos não só dietéticos, mas também de pensamento e linguagem que tem de ser postos em causa e alterados.

A língua inglesa, como outra línguas, reflecte os preconceitos dos seus utilizadores. Assim, aos autores que desejem pôr em causa estes preconceitos depara-se-lhes uma dificuldade bem conhecida: ou utilizam a sua língua, que reforça os próprios preconceitos que desejam questionar, ou não conseguem comunicar com o público.

Se cessarmos de criar e matar animais para consumo, podemos disponibilizar tanta comida para os humanos, que esta, distribuida de forma correcta, erradicaria a fome e a subnutrição do nosso planeta. A libertação animal é também a libertação humana

in Prefácio à edição de 1975 de "Libertação Animal" de Peter Singer
*

2 comments:

  1. Ai, as dores de cabeça que esse senhor já me deu. No meu curso tive de ler algumas coisas dele. É MUITO complicado! Tive a sorte de ter uma prof que o entendia muito bem e nos conseguiu explicar tudo sobre a relação entre filosofia e defesa da vida. É lindo! ;)

    ReplyDelete
  2. Feitas as contas, parece que até gostas da filosofia dele... apesar das dores de cabeça iniciais!
    Beijitos para ti e boa semana ;)

    ReplyDelete