Thursday, September 21, 2006

Segredos de um sorriso


"Cada parte do nosso corpo tem sua função específica, aliada ao emocional.Cada traço, forma, tamanho, comprimento, cor, espessura, largura faz parte de uma linguagem expressada pelo Criador de todas as coisas.

Que tenhamos entendimento e capacidade de utilização destes sábios conhecimentos que compõem a estrutura humana.

(Mapeamento dentário e bucal)

Particularmente motivada por alguns recentes tratamentos dentarios -tradicionais e com uma excelente profissional!, recordei algumas das coisas que já li sobre o tema, para não deixar esquecer que corpo e alma andam bem ligados e influem-se mutuamente...

Dizem que os olhos são os espelho da alma. Talvez acertasse mais quem dissesse que cabem aos dentes este papel. Os estudos da biocibernética bucal sugerem que são os dentes o melhor elemento do organismo humano para se decodificar o histórico de cada indivíduo. Na prática, isto significa que pela boca podemos detectar a quantas anda não somente a saúde, mas também a afetividade e os relacionamentos de alguém.

O que pode parecer pouco científico à primeira vista baseia-se, na verdade, nas teses de Wilhelm Reich. Segundo Reich, as couraças musculares que refletem os pontos de energia bloqueada no organismo também traduzem sérios distúrbios emocionais. O que era verdadeiro para Reich também vale para a biocibernética bucal, que vê o indivíduo como bem mais do que simplesmente uma boca. Cada paciente que chega ao consultório é um intricando sistema de correlações, que vai da cabeça aos pés, e é absolutamente único.

Dentes e sentimentos, uma estreita relação
E onde entram as emoções? Segundo a biocibernética bucal, cada grupamento de quatro dentes se liga a um determinado sistema e a um tipo de emoção. Explicando melhor: quando o sistema digestivo atinge a maturidade, nascem os primeiros molares definitivos. Eles estão ligados à vitalidade. Depois vêm os incisivos centrais, que se associam ao sistema neural e, por extensão, a sua personalidade, ao comportamento; os incisivos laterais, aos órgãos do sentidos e à afetividade, história familiar e integração social.
[...]
“Mexer na boca é mexer com uma carga emocional fortíssima. Por exemplo, a tendência a arrancar os dentes de siso, quando eles estão bloqueados por algum motivo, diminui as possibilidades de o indivíduo se encontrar como pessoa. O que, se por um lado pode determinar alguém que vive uma eterna busca, por outro pode levar a um nível permanente de insatisfação e a uma necessidade constante de aprimoramento. O que também pode resultar em altos níveis de desempenho profissional e intelectual”, exemplifica o Dr. Newton.
daqui
*

4 comments:

  1. olá menina tb?
    quando poderes passa pelo meu cantinho ta?
    bjs

    ReplyDelete
  2. Passei e deixei o meu beijo num sopro de bom fim de semana

    ReplyDelete
  3. Beijinhos e Bom fim-de-semana marian! ;)

    ReplyDelete
  4. Beijinhos e bom fim de semana, meus queridos!
    Abraços de nuvem

    Axadresado, desejo-te o maior sucesso para o lançamento do teu livro... e darei por aqui destaque atempadamente! ;)

    ReplyDelete