Sunday, March 18, 2007

Repúdio ao incitamento da violencia contra os animais


a resposta de Clara Pinto Correia

Tudo começou em Fevereiro, com uma crónica infeliz...

Houve uma mobilização geral, e muitos dos que discordavam dos termos da crónica comunicaram o seu desagrado ao jornal ou à autora dela

Clara Pinto Correia tambem se manifestou -na pele de um gato e termina assim :

nao sei, nao sei, nao sei. Estou tão confuso.
Amilcar Cabral
Gato Persa Cinzento
de Olhos Amarelos
Bairro Alto

Perante tantas manifestações, a autora da crónica que despoletou toda a situação veio na semana seguinte retratar-se a público, obviamente por mera conveniência social...

A Direcção da Animal emitiu o seguinte parecer:

[...]
A ANIMAL soube que algumas centenas de e-mails de protesto foram enviados à cronista em causa e ao “SOL”, nomeadamente pedindo ao director do jornal que apresentasse um pedido de desculpas publicado na edição seguinte por um episódio tão lamentável, e a própria ANIMAL dirigiu-lhe um protesto e um pedido neste sentido. Estes apelos não foram, porém, devidamente considerados, uma vez que entendemos que a resposta do jornal a este episódio e à fortíssima e muito participada crítica que recebeu foi fraca e insatisfatória. No entanto, a ANIMAL acredita que este caso serviu para mostrar a um jornal importante como as pessoas que se preocupam com os animais estão vigilantes e não deixam de se manifestar e protestar diante de um apelo (irónico ou não) ao exercício da violência contra animais. Esta participação espontânea e muito expressiva de tantas pessoas é muito positiva e leva-nos a congratular vivamente cada pessoa que tomou iniciativa (em muitos casos, ainda antes da ANIMAL ter apelado a que isso fosse feito) de escrever e enviar a sua mensagem de protesto.
Pela nossa parte, consideramos que este caso está encerrado, pois ficou marcada a posição de protesto e de pedagogia que devia ter sido vincada e que foi assinada com a força adequada. Sem certezas absolutas, acreditamos que, numa próxima ocasião, hesitar-se-á, no “SOL” e porventura noutros órgãos de imprensa, antes de se publicar algo do género do artigo que causou todos estes protestos.

[...]
*

2 comments:

  1. muito importante todo este envolvimento das pessoas em relação a essa crónica de etiqueta ...as desculpas dela são esfarrapadas mas teve de as apresentar. Há muita gente que tem animais e trata bem e nã admite comentários do género que foram feitos; interressante tb a crónica daAnimal .
    bjos para ti, q tenho andado sem tempo e quase nao tenho cá vindo

    ReplyDelete
  2. Tenho-te visitado... a correr, mas quase todos dias!
    Encontro sempre matérias estupendas.
    Neste caso foi importante não deixar passar em branco os disparates ditos na 1ª cronica...
    Beijos

    ReplyDelete