Monday, April 30, 2007

Celebração de Beltane


imagem

Amanhã, 1 de Maio é dia da celebração Beltane (aqui, hemisfério norte...)

para quem gosta de alinhar as energias com a espiritualidade wicca aqui fica a lembrança retirada do muito informativo circulosagrado :

Também conhecido como Dia 1o de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.

Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original. é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega. O primeiro dia de maio era também aquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiães que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.
[...]
Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais, e os membros do Coven dançam de maneira muito alegre, no sentido destrógiro, em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus. A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1o, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane.
[...]

Incensos: olíbano, lilás e rosa.
Cores das velas: verde escuro.
Pedras preciosas sagradas: esmeralda, cornalina laranja, safira, quartzo rosa.
Ervas ritualísticas tradicionais: amêndoa, angélica, freixo, campainha, cinco-folhas, margarida, olíbano, espinheiro, hera, lilás, malmequer, barba-de-bode, prímula, rosas, raiz satyrion, aspérula e primaveras amarelas.

continuação: Ritual do Sabbat Beltane
*

Sunday, April 29, 2007

Fala Vera Ghimel...


imagem

...sobre Chips e Implantes e em casos concretos ocorridos durante a sua recente visita a Portugal.

* * *
Muitas pessoas me perguntam sobre o que verdadeiramente vem a ser chips e implantes. Tive que aprender sobre o assunto embora não haja quase nenhuma literatura sobre o mesmo
[...]
Durante a minha estada em Portugal, quando fazia os atendimentos terapêuticos, constatei a presença de muitos objetos estranhos, em locais definidos, nos corpos das pessoas que faziam terapia comigo.
O que mais me chamou a atenção foi que eu não estava focalizando o assunto, portanto não havia uma susceptilidade a ele.
Uma das moças que atendi na cidade do Porto foi a que mais me chamou a atenção.

Durante a palestra no Hotel local, sentada na terceira fila, uma mulher me olhava, ora docemente, ora me fuzilando.
Não me iludo, pois sei das dificuldades energéticas que atraímos quando vamos falar sobre determinados temas.
No dia seguinte, ao entrar em minha sala, muito timidamente, começou a dizer que tinha algo importante a me revelar. Sabedora do que se tratava, lhe antecipei o que havia visto na noite anterior. Ela muito constrangida, confirmou. Estava completamente perdida, pois mal me conhecera e já nutria por mim dois sentimentos tão antagônicos. Disse-me, na ocasião, que sentia em sua cabeça uma raiva incontrolável de mim e que lhe estimulava a desejar a minha morte.
[...]
Tirei três chips de seu corpo, através de cirurgia espiritual com guardiões: um chip instalado em sua pineal para lhe transtornar a mente (o que já estava acontecendo há muito) e outros dois na base de sua coluna, para impedir alguns funcionamentos orgânicos. Eram puramente energéticos, embora poderosos; mas existem os implantes ou chips físicos, facilmente detectáveis em radiografia.

Tenho recebido muitos pedidos de ajuda por conta desses chips ou implantes - como queiram chamar - impostos por seres de outras esferas que aqui estão para nos monitorar e atrapalhar o nosso trajeto. Não se iludam, pois não é conversinha de quem assiste filme de Spilberg, pois embora eu tenha a exata noção do que eles são capazes, não sou inexpugnável.
[...]
Esses mecanismos externos são para impedir o disparo desse código (11:11) e deixar você continuar na ignorância e na escravidão. Não se iluda também com máquinas de diagnosticar isso ou aquilo. Elas também servem para colocar chip em você. Em Portugal, estive às voltas com uma tentativa dessas em mim, mas não obtiveram sucesso.

Quando há alguns anos, pedi aos meus amigos multidimensionais uma forma de poder ajudar as pessoas sobre esse perigo, no mesmo dia me veio, pela internet, a limpeza dos 21 dias do Arcanjo Miguel, enviada pelo meu amigo Jorge Vidal, mestre em Karuna Reiki. Tão logo chegou, disponibilizei-a pela internet, o que me custou um bombardeio energético contrário, que vocês nem imaginam.
Nunca revelei isso, mas ao contrário do que muitos pensam, trabalhar pelo bem coletivo atrai muito inimigos.
[...]
Claro que estive também diante do meu lado negro e que esse sim é o nosso maior calcanhar de Aquiles.

Mas a minha função espiritual no planeta é acordar as pessoas dessa letargia que é distraída com circo e farofa. Enquanto as pessoas estão preocupadas com a nova moda outono-inverno ou quem vai vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol, nós, trabalhadores silenciosos, fazemos a maior força para que o máximo de pessoas possíveis despertem desse holograma imposto, ilusório e inútil. O preço é bem alto, mas sem cláusula de arrependimento.
[...]
Faça a sua parte semeando energias de boas vibrações e estará contribuindo para que o planeta possa ascender definitivamente à luz.

-leia o artigo completo-
* * *
O meu realce fica dado, entre muitas escolhas possíveis, para o artigo da Vera Ghimel no somostodosum desta semana

Outro: o artigo de Wilson Francisco sobre a dimensão espiritual dos animais
*de *

'a pantera, símbolo de uma feminilidade confiante em sí mesma'



O felino é omnipresente, quer sob a forma escultórica quer apenas como motivo inspirador, como quando, em 1914, deu origem á primeira jóia pantera.
O contraste entre o branco e o preto revelam-se plenamente quando os brilhantes, misturados com ónix, evocam a pele malhada desta fascinante criatura

Mais tarde, em 1933, Jeanne Toussaint, ou La Panthère, como era conhecida, tornou-se directora da joalharia Cartier. Com o seu cabelo curto, fiadas e fiadas de pérolas e a boquilha segura de forma provocadora, esta mulher de gosto requintado nutria uma paixão pelo mais feminino dos felinos. E não era a única.

(in exposição da Cartier, na Gulbenkian)

Não pude deixar de reter este texto na exposição... É que tambem eu acho a pantera um felino magnífico, admirável, além de na minha percepção ser muito feminino e lunar, a par de mortal!
*

e os meus destaques vão para...


A querida Greentea destacou-me dizendo que gosta dos temas que eu escolho para o blog!

Nada me podia deixar mais feliz, Greentea!

O objectivo é sempre esse, passar informação, ventilar temas, alertar ou dar conhecimento que possa de algum modo ser útil.

Chegou a minha vez de passar adiante escolhas:

...síndrome de estocolmo, pelo ecletismo, pela responsabilidade social, pelo companheirismo e porque nos leva com ela de viagem para muitos assuntos quase sempre interessantíssimos.

MULHERES & DEUSAS, um monotemático centrado na mulher, na sua condição no mundo e na sua dimensão espiritual.

não falta quem ache a Rosa Leonor excessiva. Eu acho-a necessária... e terapêutica! porque traz a lembrança de um assunto que todos esquecemos no dia-a-dia.

internETC, da jornalista Cora Rónai, que não conhecendo pessoalmente me dá a imagem de um ser humano com muita coisa que me é importante: uma pessoa equilibrada, com sucesso profissional, uma família linda e ainda o amor pelos animais; a acrescentar a capacidade de insurgimento público através das suas crónicas, para com as loucuras e desmandos socialmente instituidos... em que é simplesmente brilhante!

Sol de Domingo , pela alegria, pelas dicas e temas escolhidos, pela vontade das suas autoras servirem propósitos evolutivos de modo desassombrado, não esquecendo a escolha de belas imagens ser uma constante.

Amorizade , porque a sua autora é incansável, sempre dona de mil criatividades e não pára de sempre nos surpreender com novos temas diários, além de tudo ela é dona de um humor forte, bem sagitariano!

:-)

*

Saturday, April 28, 2007

sugestão


foto

ainda é cedo e vou sair de casa, mas antes assisti a maravilhosas cenas de vida selvagem em pequenas peças apresentadas no Earth Channel que se dedica em exclusivo a esse tema; dois cliques aumentam a imagem para quem gostar dessa opção e nas peças que vi a narração e música eram excelentes.
Fica a sugestão, mas há por muito mais canais igualmente interessantes
*

Sunday, April 22, 2007

Sem razão... com o coração...



Sem razão... com o coração... é a minha escolha do somostodosum desta semana... uma entre vários artigos possíveis de escolha porque são optimos no seu estilo.
*

(de Rubia A. Dantés)
Uma vez me vi diante de uma escolha entre ir ou não a um determinado trabalho de autoconhecimento... que a razão enfeitava com muitas nuances coloridas, fazendo parecer imperdível.
Mas eu não senti vontade... e não fui...

Depois entendi o porquê... e fiquei feliz de ter seguido o coração... É que outras coisas me chegaram do Grande Mistério, do silêncio e do estar sozinha, que foram muito importantes em minha história...
Não que o trabalho não fosse bom, mas o que não era bom era a combinação do meu momento com aquele trabalho... o Universo tinha planos mais perfeitos que eu só poderia perceber... e receber com o coração...

O que acontece é que quando seguimos a razão ditada pelo ego e deixamos de seguir o coração, perdemos momentos preciosos que trazem muito mais do que o ego sequer possa imaginar... porque foge aos seus domínios.

Existe sempre uma combinação perfeita que vem da energia dos momentos e do nosso encontro, por inteiro, com eles... que faz com que eles durem para sempre...

Saber escutar o coração... aprendendo a ter cada vez mais intimidade com esse ritmo, faz com que estejamos sempre em perfeita sintonia com o Grande Mistério... a Fonte que nos abastece de tudo que é precioso... e que nem sempre cabe dentro da nossa imaginação

Aprendemos a escolher o que vamos fazer, baseados quase sempre na razão, sem levar em conta a nossa intuição e o sentimento que temos a respeito das coisas...
Ou então a usar a intuição e o sentir, em coisas de menor importância... decidindo as consideradas mais sérias só com a razão, pesando daqui, raciocinando dali... deixando o coração meio de lado nessas horas....

Já vi muita gente que adora falar de intuição e de seguir o coração, que em horas em que pensam que a coisa “é séria” esquecem o coração e pesam tudo só com o lado racional..

Pra mim o coração é um radar perfeito que nos leva a fugir das artimanhas do ego... Nos domínios do ego estão os medos... nos domínios do coração está o Amor.

segue
*

Saturday, April 21, 2007

desta semana que passou...


Maria Lenk

...resolvi trazer alguns dos assuntos que me prenderam a atenção porque extrapolam a questão pessoal e dizem um pouco respeito a todos nós. Preferia que fossem assuntos agradáveis, mas a verdade é que não são: acerca do massacre em Columbine, gostei do modo como Cho Seung-Hui, o atirador, foi falado hoje; com muito equilíbrio e objectividade nas notícias da noite que assisti; quando a grande maioria das pessoas tem uma reacção de repúdio emocional e profunda agressividade para com o acontecido, aliás compreensível... nessa peça foi dado realce tambem ao estado de profundo sofrimento que deve ter precedido a acção e que se arrastou provavelmente durante anos (Cho era socialmente ostracizado), falou-se da falta de estruturas de prevenção - tinha-lhe sido já diagnosticado um estado mental em que seria um perigo eminente para si próprio e para outros, da possibilidade da venda de armas acontecer completamente sem controle e das diferenças entre a postura mental enche-até-que-arrebenta típica deste caso a do matador serial-killer que mata com plano e frieza e grandes intervalos entre as acções que leva a cabo.

Quem falou, achou pouco útil e incorrecto éticamente para com todos os envolvidos a exposição continuada dos vídeos à voracidade da mídia.

A existencia de bullying é um factor muitas vezes encontrado no quadro deste tipo de matadores, que "justificam" a sua actitude como uma espécie de justiça contra os maus tratos sociais que os vitimaram continuadamente.Obviamente não há justificativas para uma acção brutal e irremediável destas, mas certamente que temos sempre que ver todas prespectivas para uma avaliação correcta.

Uma estrutura de personalidade mais frágil pode ceder completamente quando confrontada com o peso de algo muito desprezível mas lamentávelmente frequente: o bullying, que pode até não ser a causa mas certamente não ajudou em nada.

bullying falado por crianças

*

Maria Lenk era uma cidadã brasileira com a idade de 92 anos, campeã de natação que continuava a participar em campeonatos internacionais e a treinar diáriamente para eles, após uma vida plena de sucessos...

Deixou-nos faz dias, após o treino diário.
Como acho que o mundo precisa muito de pessoas, de mulheres, assim, aqui fica para ela a minha homenagem e o meu carinho cheio de admiração.

Sobre Maria Lenk remeto competencias descritivas para a jornalista cora ronai que a conhecia pessoalmente já que ela própria é filha de uma campeã de igual gabarito
*

Sunday, April 15, 2007

Luz e Consciência


cartões

Há uma Luz sutil que não tem começo ou fim, pois é eterna.

Ela existe independentemente do que os homens pensam a seu respeito.
Está em tudo e opera de formas admiráveis, segundo os desígnios superiores, sempre discreta e perene.
Essa Luz é puro amor! Jamais pressiona ou julga alguém.

Aliás, como poderia cobrar algo, ou julgar, se ela é pura compreensão lúcida?
Também não ofusca o olhar, pois conhece bem o nível de consciência de cada ser.

É incorruptível! Não se pode comprá-la, ou encontrá-la fora de si mesmo.
E ela jamais será do jeito que os homens imaginam...
Ela não chega ou se vai; não entra ou sai; apenas existe, como sempre.

Mas, quando alguém a encontra no próprio coração, tudo se transforma.
Então, nada mais será como antes.
Por onde a consciência for, o seu coração verá a Luz; nela mesma, nos outros e em tudo!
Alguns chamam isso de iluminação espiritual ou samadhi; outros, de encontro com o divino.

No entanto, o coração espiritual sabe que não há nome para tal condição consciencial.
Por isso, ele se cala e ama quietinho, sabedor de que há coisas que não se explicam, só se sentem, em espírito e verdade.

Sim, ele sabe.
Foi a Luz que o ensinou a ver o Todo, em tudo!

De Wagner Borges
encontrado aqui
*

Friday, April 13, 2007

Denúncia



Lembrem-se dessas imagens ao ir ao comprar seus enfeites de Natal, ou assistindo aos próximos Jogos Olímpicos... gostaria de saber se Spielberg ainda produziria a abertura dos Jogos na China se, em vez de tibetanos nessa fila, fossem judeus...

Leiam a notícia aqui... com vídeo
*

leveza...



A vida pode ser dura

Viaja leve...

(publicado por mim no lirismo minimalista)
*

Sabedoria Ameríndia


livros de Jean-Paul Bourre

A terra é tua antepassada. É sagrada. Deves respeitá-la, agradecer-lhe o alimento e a alegria de viver. Se não vires nenhuma razão para lhe agradecer, é em ti que está a falta.

A paz nunca chega de surpresa. Não cai do céu como a chuva. Vem ter com quem a prepara.

O teu próprio espírito não está preso, acorrentado dentro de ti mesmo. Sem que tu saibas, comunica com a natureza subtil dos seres e das coisas. Desloca-se a grandes distâncias, fala nos teus sonhos, envia-te sinais que não sabes traduzir. Aprende a ler no teu espírito, e o Grande espírito do universo responder-te-á.

Não renuncies nunca a amar, apesar dos desgostos e da aridez do coração. O amor é a grande força que sustenta o universo; sem ele, o mundo viveria um inverno perpétuo.

Quando se desce muito fundo no interior de si próprio, desemboca-se inevitavelmente na imensidão do mundo. Pode-se facilmente tomar o lugar de uma árvore, de uma montanha, de uma folhagem que respira, tornar-se o voo do pássaro ou o perfume de uma flor. Tens em ti o poder de experimentar as possibilidades espantosas da natureza, pela experiência interior que nos leva ao centro de todas as coisas.

Quando recorres à meditação, lembra-te que ignoras tudo de ti mesmo. Prepara-te como que para um grande encontro. Vais mover-te num território sagrado, encontrar espíritos dominadores, animais de poder, a alma dos teus antepassados e a de todos os que te precederam no caminho da vida. O espírito do homem é um abismo de pura luz, que se estende pelo infinito do corpo e que atravessa todas as idades.

Durante o teu sono, estás noutro mundo, dentro do teu corpo, num território imenso de horizonte ilimitado. Aprende a sentir esta vertigem, esta visão de infinito no teu próprio corpo. Transforma-te no universo inteiro.

O sonho não está encerrado no cérebro de quem dorme. O sonho escapa-se, como o vento sobre a pradaria, e desloca-se por vastas extensões. Quem sonha, não dorme. Viaja.

Oração ao Grande Espírito: " Ó Grande Espírito, de que oiço a voz nos ventos e cujo sopro dá vida a todas as coisas, escuta-me... Faz-me sábio, de modo que eu possa compreender o que ensinaste ao meu povo e as lições que guardaste em cada folha e em cada rochedo. Peço-te força e saber, não para ser superior aos meus irmãos, mas para ser capaz de combater o meu maior inimigo, eu próprio."

Preceitos de Vida dos Índios da América do Norte
Sabedoria Ameríndia (Jean-Paul Bourre)
*

Thursday, April 12, 2007

Que recados o céu está mandando para nós?



Excertos do céu do momento no site da Vanessa Tuleski



SOL
O Sol ocupa um lugar de destaque na astrologia. Sempre que o Sol está em um signo, nos tornamos muito mais conscientes dos atributos daquele signo. [...]
*
De 21 de março a 20 de abril, o Sol está em Áries
Estamos todos novos em folha! Conscientes ou não disso, produzimos novas esperanças, voltamos a acreditar que tudo é possível. Há uma grande renovação energética. [...]
*
MERCÚRIO
Mercúrio é o planeta da comunicação. Tudo o que Mercúrio está fazendo no céu influencia a forma de como nos comunicamos. Mercúrio também rege todo o plano mental, mostrando que escolhas nossa mente pode realizar em um dado período. [...]

De 9 a 27 de abril, Mercúrio encontra-se em Áries.
Passamos a falar de maneira mais espontânea, mas é preciso tomar cuidado para não nos arrependermos do que dissermos. A comunicação é mais resumida, indo mais diretamente ao ponto. [...]
*
VÊNUS
Influi na forma como nos relacionamos. Será que queremos conhecer pessoas novas ou acionar os velhos contatos? Isto é Vênus quem diz. Ele dá as cartas seja nos relacionamentos de amizade, de negócios ou românticos. Rege, igualmente, a questão financeira, mostrando onde podem estar as oportunidades. Tem diretamente a ver com o que pode nos dar prazer.
De 11 de abril a 8 de maio Vênus fica em Gêmeos

Dica: reacenda seu lado adolescente, curioso e instigado!
*
MARTE
Rege a forma como agimos. O signo em que está mostra em que assunto nosso impulso e vontade estão atuando. Tem a ver com o que podemos ou não fazer. Há vezes em que a nossa ação está limitada. Há vezes em que estamos arrojados sem que seja preciso fazer força alguma.

De 5 de abril a 15 de maio Marte transita por Peixes.

Dica: deixar a vida levar, abrir-se ao que aparecer.

JÚPITER
Fica um ano em cada signo, expandindo os assuntos ligados a ele. Os setores da economia regidos pelo signo têm um momento de excepcional destaque e crescimento. [...]

De dezembro de 2006 a Dezembro de 2007 no signo de Sagitário

Júpiter está no signo que ele rege, Sagitário. Isto é uma ótima notícia, porque só ocorre a cada doze anos. Em termos práticos, tudo o que for ligado a viagens, turismo, intercâmbio, relações com o estrangeiro, propaganda, mercado editorial irá crescer. Quem tiver a oportunidade de viver experiências em outros lugares, expandir seu universo e cultura, viverá algo impactante, que irá se agregar a sua visão de mundo. [...]

SATURNO
Fica dois anos em um signo. Normalmente, limita as questões do signo em que está, exigindo, no fundo, que sejam amadurecidas. Os testes de Saturno nos deixam mais fortes, fazendo com que avancemos, ou então ficamos reclamando durante o trânsito do que nos falta, sem fazermos nada para mudar. Saturno pode significar crescimento ou castigo. Qual é a sua escolha?


De julho de 2005 a agosto de 2007 no signo de Leão.

Leão rege o amor. Saturno neste signo tem castigado severamente as pretensões de relacionamentos rápidos e mágicos. Se a pessoa tinha de amadurecer afetivamente, mesmo que ainda possa estar tendo relacionamentos numerosos (a tendência é uma redução no padrão), pode não estar feliz com a qualidade do que anda experimentando. Nos relacionamentos afetivos estáveis, é um posicionamento que provoca questionamentos. [...]


* * *

Dica: no segundo semestre, Saturno irá ingressar em Virgem, signo ligado a saúde. Quem anda muito desregrado poderá ter um susto, apresentando diversos problemas físicos que podiam estar ocultos, mas que já vinham sendo cultivados há anos. Antecipe-se ao trânsito fazendo um bom checkup médico, dentário e prestando mais atenção à alimentação e à atividade física.
*

Sunday, April 08, 2007

Equilíbrio Emocional



Deixe-me começar dizendo que eu acredito que todas as emoções são saudáveis, que elas unem corpo e mente. Raiva, medo e tristeza, chamadas emoções negativas, são tão saudáveis quanto a calma, coragem e alegria. Reprimi-las e não deixá-las fluir pode estabelecer uma desintegração no sistema, funcionando com objetivos contrários mais do que como um todo integrado. O estresse criado com isso, e que assume a forma de bloqueios e insuficiência no fluxo dos sinais do funcionamento celular, é que provoca enfraquecimentos e podem levar às doenças. A chave é expressar as emoções e deixá-las sair, para que não se solidifiquem, criem bloqueios ou cresçam sem controle.
(Candance Pert).

Um texto de Conceição Trucom que vale ler na íntegra

Uma escolha entre muitas possíveis do boletim somostodosum desta semana...
*

Essências vibracionais D'água


*









*








Imagem referente à essência de Turmalina Negra e provavelmente tambem válida para ilustrar o modus operandi de obter as outras essências

Encontrei esta referência na Wicky e mesmo não estando familiarizada com estas essências parti à procura... afinal eu gosto bastante dos florais de Bach e muitos outros que há, que são terapias energéticas afins a esta!

Encontrei tambem um teste destas Essências Vibracionais D'água.

Uma que gostei bastante, pessoalmente: Tartaruga de Galápagos

* * *

Ouvimos as pessoas falarem algo como: - A água gelada de uma cachoeira pode nos revitalizar, acordar, dar-nos disposição, renovar as energias, nos dar vitalidade e levar embora nosso cansaço.
A água da cachoeira ao caírem sobre nosso chakra coronariano o deixa aberto para conectar com o cosmos. Limpando a mente e abrindo espaços para que os pensamentos possam fluir com mais clareza e com maior concentração.


(CACHOEIRA DA ÁGUA BRANCA)
*

Saturday, April 07, 2007

Trabalhar com os chacras


Achei estes artigos bem interessantes:

Além de outros temas, o eclectic energies tem uma boa informação básica sobre chacras

Um questionário e dicas para conforme o resultado agir sobre os chacras mais necessitados
*

Friday, April 06, 2007

Wednesday, April 04, 2007

Sincronicidades ou… crónica de uma morte breve


*
*
Depois de ler este relato da Giorgia que apesar de não comentar me compungiu bastante, como poderia adivinhar que me estava destinado vivenciar um episódio muito parecido quatro dias depois?!
*
Hoje, após a hora de almoço e em plena Lisboa, saía de uma loja quando ouço um forte estrondo de pancada seguida de gritos de cão longos e aflitivos.
*
Ainda antes da cabeça pensar, já as pernas voavam para uma distância de poucos metros do outro lado do jardim, enquanto vociferava contra o descaso de automobilistas descuidados.
*
Encontrei um pequeno cão branco de excelente aspecto caído junto a uma árvore já em silencio, com um ar bem mais para lá que para cá...
*
Ajoelhei-me e ergui-o docemente até ao colo, a cabeça repousou na curva do meu braço.
*
Foi assim que ele deixou descair a cabeça para o lado e a língua pendeu entre os dentes
*
Expeliu algumas gotas de urina que deslizaram douradas no pelo branco e os olhos vidraram como uma luz que se apaga
*
-morreu! Já morreu... disse alguém com um eco de pena na voz do pequeno grupo que me rodeava. As opiniões mais ou menos indignadas à fuga do automobilista sucediam-se à minha volta
*
Foi assim que fiquei a olhar para ele, a afastar lentamente a ideia de correr para o Hospital Veterinário da Estefânia, que ficava perto
*
Uma bonita jovem colocou os olhos à altura dos meus à minha frente -Morreu?
*
-Boa viagem até ao Paraíso disse eu à laia de resposta e ela sorriu expressiva e cúmplice
*
Uma criança-menina que me pareceu quase transparente de tão iluminada que estava pela luz do sol debruçou-se da pequena multidão
*
Morreu?
*
-Morreu. Respondi aparentemente isenta de emoção apenas atestando o estado do um corpo
*
Desde que ouvi a pancada até que passou para o outro lado do arco-íris não passou um minuto...
*
Procurei no peitoral e na bonita coleira um pouco gasta Hello Kitty rosa um contacto em vão.
*
Deixei o corpo na árvore depois de recomendar ao jardineiro que entretanto apareceu e que queria ir buscar de imediato um saco que o deixasse estar ali algum tempo.
*
Provavelmente os donos iriam procurar por ele e considerei ser melhor serem informados da triste realidade do que darem o animal por perdido erradamente
*
Retirei a coleira e avisei que a deixaria numa casa comercial da minha confiança como prova do que tinha acontecido se entretanto os donos aparecessem e o corpo já não estivesse por ali
*
E fui trabalhar com a sensação de que tinha imensa emoção a navegar algures dentro de mim...
Rezando para que ele fosse bem recebido do outro lado.
*
Update: mais tarde no dia, soube que os donos apareceram, reclamaram o corpo e souberam que foi dada a assistência possível.
*

Tuesday, April 03, 2007

Como é que é? enantiodromia?!


imagem

O caso tem dado que falar...

Trata-se de alguem com destaque social e político que, alegadamente, é surpreendido a furtar... gravatas Vuitton!

A explicação para o acto de Henry_Sobel foi avançada com base na tomada de fármacos que teriam influenciado a alteração de comportamento

Uma explicação um pouco diferente, chamou-me a atenção... aqui

Até que ponto somos mesmo donos de nós próprios e de nosso comportamento?

Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz,
mas sim enfrentando a escuridão do inconsciente
*
(Carl Gustav Jung; "A Árvore Filosófica")
*

Monday, April 02, 2007

The Charge of the Goddess



Ouvi agora as palavras da Grande Mãe, cujo nome entre os homens foi outrora também Artémis, Astarte, Atena, Diana, Melusine, Afrodite, Cerridwen, Dana, Arianrhod, Ísis, Brighid e muitos outros.

Sempre que precisardes de algo, uma vez ao mês, e melhor será na Lua Cheia, reunir-vos-eis num local secreto e adorareis o meu espírito, Eu que sou Raínha de todas as bruxas.

Aí vos juntareis, vós que quereis aprender toda a feitiçaria, mas que ainda não conheceis os seus mais profundos segredos; a quem assim se encontra ensinarei príncipios antes desconhecidos.

E estareis livres da escravatura; e como sinal de que estais realmente livres, estareis desnudadas em vossos ritos; e dançareis, cantareis, saboreais alimentos e bebidas, tocareis música e fareis amor, tudo em louvor a Mim. Pois de Mim vem o êxtase do espírito, e também de Mim a alegria na terra; pois a Minha Lei é o Amor por todos os seres.

Mantenhai puro o vosso mais alto ideal; esforçai-vos sempre por atingi-lo, não deixeis que nada, não deixeis que que nada vos detenha ou desvie; porque Minha é a porta secreta que se abre para a Terra da Juventude, e minha a taça do vinho da Vida, e meu o caldeirão de Cerridwen, Graal Sagrado da Imortalidade.

Eu sou a graciosa Deusa que coloca alegria no coração dos homens. Na terra, Eu dou a conhecer a eternidade do espírito; e além da morte, Eu concedo paz e liberdade e reunião com quem partiu antes. Não exijo sacrifício, pois vede, Sou a Mãe de tudo o que vive e o meu amor é vertido sobre a terra.

Ouvi as palavras da Deusa Estelar, ela que contem o céu na poeira dos seus pés, Ela cujo o corpo envolve o universo.

Eu que Sou a beleza da verde terra e da branca lua sobre os mistérios das águas, chamo as vossas almas para que se ergam e venham a Mim

Pois Sou Eu a alma da natureza que dá vida ao Universo. De Mim procedem todas as coisas e a Mim têm de regressar. Que o meu louvor esteja no coração jubiloso, pois vede, todos os actos de amor e prazer são ritos meus.

E vós, que buscais conhecer-Me, sabei que o buscar e o ansiar não vos satisfarão, a não ser que conheçam o Mistério: pois aquilo que procuram, se não o encontrarem dentro de vós, jamais encontrarão ao vosso redor.

Porque vede, Estive convosco desde o início, e Sou aquilo que se atinge no fim de todos os desejos.
* * *

Bonito texto emblemático de Wicca escrito por Doreen Valiente e encontrado por mim numa loja de Lisboa...
*

Sunday, April 01, 2007

Voz das Deusas


projeto Hera

Desenvolvendo um trabalho terapêutico com espiritualidade feminina baseado em mitos e arquétipos de Deusas Ancestrais, observei que ao conectarmos nossa consciência (razão) ao nosso eu interior (espírito), as Deusas “falam”. Todas as deusas e deuses vivem dentro de nós e ao darmos passagem para essa sabedoria ouviremos a mais bela das melodias, a voz do nosso coração.

Seja através dos oráculos ou meditação, o despertar é possível, pois nossa espécie necessita da fé e ao acreditarmos nessas divindades alimentamos sua egrégora, facilitando o entendimento de seus conselhos.

Colocar essa força no nosso dia-a-dia pode parecer complicado à primeira vista, mas não é. A vida é um exercício; estamos aqui para brincar, tentar, “acertar ou errar” e tentar novamente. Sempre temos uma nova chance. Esta questão está presente em muitos dos mitos.

Em toda a natureza tudo nasce, cresce e morre para renascer. Então, ao depararmos com o Mito de Deméter e Perséfone, por exemplo, fica bem claro como é necessário termos a humildade de saber deixar morrer e se transformar. Isso gera crescimento e maturidade.

Saiba mais sobre algumas Deusas que podem lhe ajudar a compreender algumas de nossas facetas.

Hera - A Senhora de Si mesma
Panteão: Grego
Cores: Azul
Planetas: Lua, Vênus e Saturno
Dia da Semana: Segunda-feira, Sexta-feira e Sábado.
Incenso/Erva: Romã, Hera e Rosas
Conselho: Orgulhe-se de sua feminilidade. Deixe a princesa se transformar em Rainha. Dignidade é sua palavra de ordem neste momento. Procure inspiração nas grandes mulheres, sejam elas divinas ou humanas. Hera é a Grande Protetora das mulheres e lhe abençoa em todos os momentos que você se conectar a Ela.

Amateratsu – A capacidade de renascer
Panteão: Oriental (Japão)
Cores: Amarelo e LaranjaPlaneta: Sol
Dia da Semana: Domingo
Incenso/Erva: Calêndula, Girassol, Alecrim
Conselho: Trabalhe o seu silêncio interior: ele possui as grandes respostas. Entenda sua sombra, recolha-se na sua caverna pessoal, mas saiba que a luz está lá fora para que você a acesse quando se sentir pronta. Momento de reflexão para a renovação. Através da sombra você pode entender seu brilho. Não tenha medo de mostrá-lo quando se sentir pronta.

Atena – A Guerreira
Panteão: Grego
Cor: Amarelo
Planeta: Júpiter
Dia da Semana: Quinta-feira
Incenso/Erva: Alecrim, Menta e Lavanda
Conselho: Justiça.
Saiba que seus sentimentos, pensamentos e ações fazem sua vida. Tenha consciência de que você é responsável pelo seu caminho, o qual é moldado pela sua inspiração. Pense positivo, trabalhe a confiança e a sua verdade pessoal.

Afrodite – Amor Manifestado
Panteão: Grego
Cores: Vermelho, Azul e Rosa
Planeta: VênusDia da Semana: Sexta-feira
Incenso/Erva: Rosas, Maçã e Hibisco
Conselho: Você é uma deusa sagrada do amor. Orgulhe-se de quem você é e de suas características. Não se deixe levar pelos estereótipos ditados pela sociedade, pois toda mulher é uma deusa com sua beleza individual e única. Seu corpo é tão sagrado quanto sua mente e espírito. Aceite-o e ame-o.

Artemis – A Capacidade de Focar
Panteão: Grego
Cores: Azul, verde e Marrom
Planeta: Lua
Dia da Semana: Segunda-feira
Incenso/Erva: Artemísia e Flor de Laranjeira
Conselho: Para conseguir o que deseja, trabalhe seu foco e intuição. A individualidade e a independência são primordiais neste momento. Identifique suas prioridades e seus desejos e acredite na sua capacidade de alcançá-los.

...continua...

artigo de Patricia Fox

Música!

Twin Peaks

Como eu gostava (e gosto) dessa música!

Genérico visual incluido...

aqui mais música de Angelo Badalamenti * com algumas imagens da série Twin Peaks

* site

*

Gostei de ver!


Hamlet de Shakespeare

No teatro Trindade em Lisboa, quase até final de Abril...

É no Reino da Dinamarca que tudo se passa. O tio de Hamlet, Cláudio, assassina o rei seu irmão e, dois meses depois, desposa a rainha viúva, tornando-se ele próprio rei, no lugar do jovem Hamlet, que deveria suceder ao pai.

Inconformado, Hamlet é confrontado com o espectro do pai, que lhe revela o crime e lhe exige vingança. O comportamento que Hamlet adopta de aí em diante é semelhante a um estado de loucura.
*