Saturday, April 21, 2007

desta semana que passou...


Maria Lenk

...resolvi trazer alguns dos assuntos que me prenderam a atenção porque extrapolam a questão pessoal e dizem um pouco respeito a todos nós. Preferia que fossem assuntos agradáveis, mas a verdade é que não são: acerca do massacre em Columbine, gostei do modo como Cho Seung-Hui, o atirador, foi falado hoje; com muito equilíbrio e objectividade nas notícias da noite que assisti; quando a grande maioria das pessoas tem uma reacção de repúdio emocional e profunda agressividade para com o acontecido, aliás compreensível... nessa peça foi dado realce tambem ao estado de profundo sofrimento que deve ter precedido a acção e que se arrastou provavelmente durante anos (Cho era socialmente ostracizado), falou-se da falta de estruturas de prevenção - tinha-lhe sido já diagnosticado um estado mental em que seria um perigo eminente para si próprio e para outros, da possibilidade da venda de armas acontecer completamente sem controle e das diferenças entre a postura mental enche-até-que-arrebenta típica deste caso a do matador serial-killer que mata com plano e frieza e grandes intervalos entre as acções que leva a cabo.

Quem falou, achou pouco útil e incorrecto éticamente para com todos os envolvidos a exposição continuada dos vídeos à voracidade da mídia.

A existencia de bullying é um factor muitas vezes encontrado no quadro deste tipo de matadores, que "justificam" a sua actitude como uma espécie de justiça contra os maus tratos sociais que os vitimaram continuadamente.Obviamente não há justificativas para uma acção brutal e irremediável destas, mas certamente que temos sempre que ver todas prespectivas para uma avaliação correcta.

Uma estrutura de personalidade mais frágil pode ceder completamente quando confrontada com o peso de algo muito desprezível mas lamentávelmente frequente: o bullying, que pode até não ser a causa mas certamente não ajudou em nada.

bullying falado por crianças

*

Maria Lenk era uma cidadã brasileira com a idade de 92 anos, campeã de natação que continuava a participar em campeonatos internacionais e a treinar diáriamente para eles, após uma vida plena de sucessos...

Deixou-nos faz dias, após o treino diário.
Como acho que o mundo precisa muito de pessoas, de mulheres, assim, aqui fica para ela a minha homenagem e o meu carinho cheio de admiração.

Sobre Maria Lenk remeto competencias descritivas para a jornalista cora ronai que a conhecia pessoalmente já que ela própria é filha de uma campeã de igual gabarito
*

No comments:

Post a Comment