Sunday, June 03, 2007

Da justiça...




Às vezes faz-se justiça...

foi o caso de duas notícias na última semana que escolhi para aqui:

Uma mulher de 63 anos acusada de ter morto o marido com arma branca foi... ilibada! Melhor: a decisão do tribunal foi apaludida de pé pela assistência.

embora em circunstancias normais ninguem se deva congratular com a morte de ninguem, neste contexto a violencia usada pela mulher de que resultou a morte do marido foi legítima defesa já que o agressor ameaçava a integridade física da família toda. A acção dela salvou-lhe a vida e a vida das duas filhas.

Não podemos tambem esquecer que se tratava de um caso de violencia domestica de longa duração... 40 anos!

Notícia completa aqui

*

(acções possíveis de tomar quando há violência doméstica)



* * *


Notícia pouco badalada pela mídia mas da maior importancia no âmbito de preservação das espécies. Uma boa notícia, sem dúvida
*

Espanha anula construção de auto-estrada para salvar lince ibérico

Madrid – Com base num relatório do Ministério do Ambiente espanhol, o Governo espanhol decidiu anular a construção de uma auto-estrada de 300 quilómetros entre Toledo e Córdova para proteger muitas espécies de animais em perigo, em especial o lince ibérico.


Segundo o parecer do Ministério do Ambiente, a obra ameaça a vida dos linces ibéricos (felinos em vias de extinção), águias imperiais e abutres negros da Serra Morena e dos Montes de Toledo, pelo que os promotores da construção da auto-estrada terão que, eventualmente, encontrar um traçado alternativo.


O lince ibérico, habita na Península Ibérica e apresenta um porte superior ao do gato doméstico, é uma das espécies de animais mais ameaçadas do mundo e pode tornar-se o primeiro felino a desaparecer desde a Pré-História, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).


Actualmente só existem 200 a 300 exemplares da espécie em liberdade sobretudo no Parque Nacional de Donna, perto de Sevilha.Portugal e Espanha, têm um programa conjunto, para defesa do lince ibérico, na base do qual será fundado em Portugal um centro para a criação de linces em cativeiro.


*

2 comments:

  1. face ao panorama da justiça portuguesa e das últimas sentenças , creio que esta foi exemplar.

    Pergunta-se como é possivel uma mulher e mais quatro outras aguentarem esta situação durante 40 anos e ninguém se aperceber ... e o que levará um homem a tomar estas atitudes , a viver nesta selvajaria...
    Não dá para entender , mas há tantos (quase) iguais a ele !

    ReplyDelete
  2. Acho uma aberração completa... para o que deviam ser os padroes fraternais entre as pessoas.
    Pela parte de quem agride, de quem aguenta continuadamente e de quem assiste e nada faz... por medo!
    (sendo divulgado que denuncias deste tipo de situações estao a coberto de anonimato)
    Enfim, impera o medo, perde a justiça!
    Quanto ao agressor devia precisar de acompanhamento médico muito sério, certamente.
    Quanto mais cedo se der rumo correcto a uma situação destas melhor se evita estes finais trágicos e tantas vidas martirizadas
    Um beijinho, Greentea e um bom feriado!

    ReplyDelete