Thursday, August 16, 2007

... Das Runas...


O Fantástico Mundo...Das Runas - O Oráculo Viking

de Fabiana D'Aversa

(Editora Pergaminho )

As Runas são um antigo alfabeto usado pelos nórdicos. Como oráculo, são a única manifestação mágica ocidental que sobreviveu ao embate inquisitorial da Igreja. Este livro introduz o leitor no riquíssimo imaginário da mitologia dos antigos vikings e ensina a reconhecer e a decifrar os vinte e cinco signos e, portanto, a capacitar-se à prática oracular.



O texto correlaciona, ainda, as Runas e a Astrologia, as Runas e o Tarot, as Runas e o Ioga.
*


Escrito por Fabiana D'Aversa, filha da escritora argentina Elida Gay Palmer e do director de teatro Alberto D'Aversa, aborda de várias maneiras a tradição rúnica, sempre de um modo brilhante.

O que mais me encantou foi (re)encontrar lá as chamadas runasanas, que são para quem não sabe, posturas físicas baseadas nas runas com o correspondente estado emocional e mental.
São de todo uma ferramenta poderosa de auto consciência, poder e transformação, palavra de quem já usou! ;-)

Mas tem mais, nomeadamente os interessantes talismãs rúnicos a desafiar a criatividade, história e poemas...

Deixo um pouco do alfa e do ómega da obra, a laia de aperitivo:

O Yggdrasil, a árvore na qual Odin esteve pendurado, é a representação îdêntica da árvore cabalística cuja coroa é Kether. O dia de Natal é uma festa rúnica e Santa Claus uma divindade nórdica. O doze, número da runa da colheita, também é o símbolo dos frutos apanhados; por esse motivo compramos "à dúzia".
Em resumo: as runas estão mais presentes do que se imagina. Estão ao seu lado, basta descobri-las antes que elas o descubram a si.
*
As possibilidades de combinações que apresento neste livro são uma pequena parte do universo infinito que as circunda.
Deixe-se conduzir pelo encanto das runas. O mais provável é que nos encontremos, todos aqueles que tentam revelá-las, na viagem iluminada que nos guia à pupila de ODIN.
*

No comments:

Post a Comment