Wednesday, August 15, 2007

Alma viajante


viagens...

Um livro de pequenas crónicas cheio de apontamentos de partes muito diversas do mundo
Fica como sugestão de leitura... escrito por César Madureira já conhecido de publicações periódicas como Volta ao Mundo, Rotas e Destinos, etc.
*

Enquanto atravessamos as gargantas cálcarias Bemaraha, observamos famílias de lêmures brancos (lemur verreaux sifaka) que saltam de ramo em ramo nas árvores de vegetação bordejante. Nula pede que não estiquemos o dedo na direcção dos bichos. Ainda que compreenda a ansiedade em mostrarmos uns aos outros o resultado de nossa atenta observação, explica-nos que, no que toca à natureza, para mostrar o que quer que seja basta apontar o motivo de interesse de indicador dobrado. " Se o ser humano sente o dedo esticado como uma ameaça, nada nos garante que assim não seja com os bichos" afiança-nos cheio de credulidade nas palavras proferidas

Enquanto a tarde cai e o céu se apaga, as aldeias piscatórias iluminam-se de pequenas fogueiras e de melopeias cantadas na voz e na percussão. Ao alto, uma bola brilhante de lua cheia, guia o nosso batelão até ao ilhéu onde passaremos a noite ao relento. Sob o olhar das estrelas, no Tsiribihina tudo se cala.

*
(situação social e política real em Madagáscar, pouco romântica e a precisar de ajuda)
*

No comments:

Post a Comment