Sunday, August 10, 2008

Isto é importante!

(as duas imagens do post são daqui, que tambem tem excelentes dicas e informações sobre alimentação correcta para pets)
*
Rações mais éticas
retirado de Centro Vegetariano.org
*
A rações convencionais para animais contêm subprodutos de origem animal, produtos secundários dos matadouros que geralmente não são consumidos por humanos:
- carcaças de animais (algumas com coleiras insecticidas e outras contendo sódio pentobarbital usado para a eutanásia);
- gado doente (algum ainda com as etiquetas plásticas identificativas e com produtos farmacêuticos e insecticidas nos seus corpos);
- restos em apodrecimento provenientes dos supermercados que incluem plástico e esferovite das embalagens;
- espinal medula;- resíduos dos matadouros;
- pele de animais mortos, moribundos, doentes ou deficientes;
- pulmões;
- tecidos cancerosos;
- baços;
- cérebros;
- sangue;
- bicos;
- patas;
- penas, etc.
a maioria das rações convencionais são elas próprias testadas em animais, sendo, por exemplo, cães e gatos forçados a ingerir ração para determinar as quantidades diárias recomendadas ou consoante qualquer outro objectivo do cientista.
Entre as experiências descobertas estão incluídos casos nos quais gatos bebés são deixados à fome de forma deliberada, sendo fechados em pequenas gaiolas metálicas enquanto lhes são retiradas repetidamente amostras de sangue da sua veia jugular.
Também os cães são alvo de sofrimento quando lhes são cirurgicamente inseridos tubos dentro dos seus estômagos ou quando cachorrinhos de apenas nove semanas são alimentados com uma dieta pobre em zinco, que pode causar graves efeitos colaterais, sendo-lhes depois retiradas as unhas, os dentes e os testículos para análise.
A maior parte das experiências é realizada nos E.U.A. e no Reino Unido, onde a indústria alimentar para as “mascotes” recebe autorização do Ministério dos Assuntos Internos.
*
O consumidor tem o direito de poder fazer uma escolha informada acerca da marca da ração para o seu animal, tendo a certeza de que não só oferece uma dieta equilibrada, mas também que foi elaborada sem causar qualquer sofrimento a outros animais.
Podes ler mais acerca deste assunto em
O Waltham Centre for Pet Nutrition (propriedade da Mars, fabricantes das marcas Pedigree e Whiskas) realiza experiências em animais, bem como a Iams/Eukanuba, propriedade da Procter & Gamble, aponta a BUAV (British Union for the Abolition of Vivisection).
A Procter & Gamble realiza experiências em gatos e cães, argumentando que faz isto para obter a melhor qualidade dos seus produtos.
Também a Purina (actualmente Affinity) realiza experiências em animais e, de acordo com dados da BUAV, possui aproximadamente 600 cães e 500 gatos distribuídos por um conjunto de treze edifícios pertencentes ao Purina Pet Care Centre.
Estas e outras empresas publicam as experiências em revistas científicas com o objectivo de engrandecer as carreiras e os currículos dos seus investigadores. São destacados estudos nos quais são introduzidos tubos renais nos cães e outros animais para depois tentar curá-los com uma dieta pobre em proteínas.
Alguns exemplos de experiências denunciadas pela BUAV:- foram cirurgicamente inseridos tubos nos estômagos de dez cães durante 4 dias, foram alimentados com uma dieta concebida para humanos durante 10 dias, foram-lhes retiradas amostras de urina e sangue e depois foi-lhes fornecida outra dieta. Esta experiência foi realizada com o objectivo de verificar se a alimentação temporária com um tubo gastrointestinal causava mais problemas digestivos do que uma alimentação contínua.- a 7 gatos foi-lhes induzida uma falha nos rins, através do corte do rim direito e reduzindo o fluxo sanguíneo ao rim esquerdo, foi-lhes inserido cirurgicamente um dispositivo para observar o ritmo cardíaco, foram colocados em pequenas jaulas individuais e foram realizados testes para verificar se desenvolviam algum tipo de receio contra as batas brancas dos investigadores.
*
*
Em Portugal já existem rações vegetarianas para cães que consistem em proteínas de origem vegetal de alta qualidade e fórmulas optimizadas e terapêuticas com vitaminas e minerais essenciais para a satisfação plena das necessidades nutricionais dos cães. Em comparação com marcas consideradas de boa qualidade, os preços são equivalentes e, a longo prazo, pouparão gastos em cuidados veterinários. Geralmente já excluem ingredientes como o milho, trigo, derivados do leite e dos ovos para uma maior pureza da dieta e assim alcançar um maior número de casos patológicos. Contêm também soja e batata (fontes proteicas) e cenoura para elevada digestibilidade, olhos brilhantes, controlo da hiperactividade se aplicável, sistema digestivo saudável, mais energia, uma pele saudável e um pêlo brilhante e sedoso.
Para mais informações (em Inglês) acerca de ética e menus vegetarianos para cães e gatos, consulta:
Curiosidade: Em Manhattan existe uma padaria para cães que vende ração vegetariana para animais de estimação e guloseimas feitas com farinha não‑branqueada, alfarroba e milho.
Onde comprar:- Portugal
(ração vegetariana para cães)
(rações biológicas para cães—incluindo vegetariana— e gatos, não testadas em animais. )
Informações e vendas Porto: 916225263, 933300879;
Lisboa: 214852573, 937850434)
(rações vegetarianas e veganas para cães e gatos)
*
O post acima, em itálico, por conter informacão importante para todos os que tem pets e se interessam sobre a condicão animal, foi passado integralmente daqui.
*
A autora, Sofia Gonçalves, tem vários blogs excelentes, muitos na área da defesa e ética animal.
*

No comments:

Post a Comment