Saturday, February 06, 2010

Concordo!... plenamente!


[...]
a ideia de esoterismo não se limita apenas à ideia primária de bruxedos e mézinhas. [...] o conceito de esoterismo é muito mais abrangente do que isso: expressa as interrelações mais ocultas do microcosmo humano com o macrocosmo do universo, sim, mas também privelegia o lado espiritual do ser humano, muitas vezes esquecido, desprezado ou até encarado como coisa arcaica, supersticiosa e até sinónimo de pouca cultura.

E, no entanto, o espírito e a mente são a maior riqueza que o ser humano possui, sobretudo por suas vertentes mais misteriosas, mais ocultas, mais esotéricas, mais simbólicas.
[...]
Tenta-se criar um conceito diferente e mais alargado, procurando contrariar a tendência globalizante de tudo reduzir ao corpo, aos interesses materiais, ao minimalismo de uma religião única, ao comodismo das ideias aceites e à tendência de nivelar por baixo a riqueza e diversidade do espírito e da mente
[...]
Precisamos de ver mais além do que os nossos sentidos o permitem, precisamos de embarcar em novas viagens de descoberta de novos mundos, mas desta vez, por outros tipos de mares.

Porque estamos certos de que há coisas extraordinárias, não há?
*

(Excerto de palavras de apresentação de um centro de alternativas holísticas, em Lisboa)

No comments:

Post a Comment