Thursday, September 30, 2010

alternativas: mooncup

Já conhecia?
Veja mais coisas: http://www.naturkinda.com/

Wednesday, September 29, 2010

só para quem gosta...

*
Muita coisa no
Informação sobre ciência e saúde.
Acesso a informações biomédicas e moleculares.

Monday, September 27, 2010

just one frickin day


Já conhecia esta iniciativa?



Quando há um bom projecto, - mesmo que um dos obstáculos sejam as quantias envolvidas e aparentemente difíceis de realizar, há sempre quem dê a volta ao assunto positivamente.

Foi o que fez a modelo Elettra Rosselini Wiedemann uma das co-fundadoras do projecto.

Ela é bacharel em Artes, Relações Internacionais e Ciências Políticas e mestranda em Biomedicina, na área de Biociência e Bio-sociedade da London School of Economics, desmentindo qualquer pensamento errôneo que vai de encontro à inteligência e capacidade intelectual das modelos mais belas do mundo.
Não bastasse, ela usou toda sua influência para ser co-fundadora da “Just One Frickin Day” : uma organização sem fins lucrativos que ajuda a angariar fundos para projetos de melhoria de vida, e estruturas básicas, de povos menos favorecidos pelo mundo todo. O mais recente desafio da Fundação é conseguir arrecadar verba para instalar painéis de energia solar em hospitais de Ruanda e do Haiti para torná-los auto-suficientes de energia. Esse é só um exemplo da grandiosidade do projeto e do seu trabalho nele.
*

Saturday, September 25, 2010

mais saúde...

Alguem se lembra como o flúor era recomendado em suplemento às nossas crianças alguns poucos anos atrás?!
Como enriquecia (enriquece) agua e pastas de dentes?
Afinal, parece que não é assim tão boa ideia...
*
*
O flúor é veneno, é cumulativo, atravessa a barreira sangue-cérebro e a barreira placentária, contamina o leite materno e, como já foi demonstrado, modifica o comportamento das gerações que se sucedem desde os anos 50.
leia ...dossier flúor...
sobre a autora deste trabalho
Ninguém além do Eu
Pode responder por sua própria vida.
Do mesmo modo que aqui chegamos só,
Queiramos ou não, partiremos só.
A diferença está na consciência.
Chegamos inconscientes,
Mas precisamos viver
E partir com plena
Consciência.
[...]
*
E para para uso humano e veterinário: aloe vera
*
Toda a verdade passa por três fases.
Primeiro, é ridicularizada.
Depois, violentamente negada.
Por fim, aceita como evidência.
(Arthur Schopenhauer)

Friday, September 24, 2010

update...


no post sobre realidades/animais sencientes, porque algumas pessoas não conseguiam visualizar os vídeos, têm agora lá os links directos, ok?

"O que sobra aos animais"

o que são e como agem os radicais livres?
*
O preço que a civilização nos cobra é muito alto. Na busca de conforto e progresso produzimos um alto grau de contaminação ambiental. O organismo do ser humano e dos animais está sendo invadido por inúmeras substâncias tóxicas, como os metais pesados, os grandes geradores de radicais livres, que vão causar quase todos as doenças.
[...]

(leia mais aqui)

Thursday, September 23, 2010

Um trabalho necessário


Pausas servem para isto mesmo, para colocar em ordem coisas que se vão acumulando sorrateiramente.
No meu caso, a minha recente pausa serviu para entre outras coisas, dar uma revolução na biblioteca.
Encontrei alguns livros em modo standbay. Entre eles, o da imagem acima.
Tinha-me encontrado com a autora alguns meses largos atrás e ela, gentilíssima, ofereceu-me as suas duas últimas obras.
Li finalmente, e dei a ler, as Mulheres & Deusas.

No final do livro, um novo leitor deu voz aquilo que eu sempre penso sobre o trabalho dela:

- É um trabalho importante, e alguém tinha que o fazer.

Usando quer as suas palavras quer as palavras de outros autoras/es enquanto espelho da sua propria convicção, a Rosa Leonor, no livro e no blog, faz incidir sempre todo o seu trabalho na questão do género feminino versus consequências espirituais e sociais vindas do desequilíbrio gerado por sociedades patriarcais, que sempre amesquinham por razões de poder, a vida no feminino.
Outra coisa em que a Rosa é mestra em detectar e denunciar é A RIVALIDADE ANCESTRAL DAS MULHERES, um subproduto pestilento dessa mesma sociedade patriarcal em que até as mais prevenidas caiem com demasiada facilidade.

Inclui a Rosa no seu livro palavras de Etiénne Guillé:

Nascer consiste em sair da mãe e morrer será com efeito voltar à mãe. Então que Mãe é esta? Não é ela o centro, o ônfalo, enquanto que mãe cósmica-telúrica: conjugação subtil da qual toda a matéria viva emerge?


E diz ela, Rosa Leonor Pedro:

Uma mulher que quer ser Mulher tem de integrar a parte de si que lhe falta. Precisa de integrar a Deusa em todas as suas facetas, precisa de ser consciente de si mesma, do seu conflito interno, da sua vida insatisfeita, da sua depressão ou angústia; ela deve começar por aceitar e olhar a sua sombra, a sua fragmentação interior em primeiro lugar.

Riane Eisler, uma autora incontornável e frequentemente citada pela Rosa, diz-nos no seu livro O Cálice e a Espada:

Faz evidentemente todo o sentido ser feminina em vez de masculina a mais antiga representação do poder divino sob forma humana. Quando os nossos antepassados começaram a formular as questões eternas (de onde vimos antes de nascermos? Para onde vamos quando morrermos?), Terão notado que a vida emerge do corpo da mulher. Seria pois natural imaginarem o universo como uma Mãe Matricial, de cujo útero toda a vida emerge, e à qual, como os ciclos vegetativos, regressa após a morte para de novo renascer. Faz igualmente sentido esta imagem dos poderes regentes do universo ter sido muito diferente das sociedades que adoram um Pai divino armado de raios e/ou uma espada.

* * *
E, se me permitem, eu vou usar as palavras de Bernard Shaw, que se adequam à Rosa e ao seu trabalho, mas também a todas as pessoas que lutam para mudar o nível de realidade das consciências contra ventos e marés e talvez obter amanhã um mundo melhorado; sempre com os meios que dispõem, com a realidade que têm, e com os seus próprios desafios e escolhas pessoais:


A verdadeira felicidade na vida...

é servir um propósito em que nós próprios reconheçamos grandeza...

sermos uma força da natureza

em vez de um febril, egoísta e mesquinho

coágulo de lama de achaques e queixas,

choramingando que o mundo

não se dedica a fazer-nos felizes

Tuesday, September 21, 2010

várias realidades sobre... Animais - Seres Sencientes!


link
O vídeo acima foi encontrado em:
visite!
* * *
* * *
Vegan. For the People. For the Planet. For the Animals.
* * *
Veja o vídeo e saiba sobre a realidade de canis e gatis municipais; de maus tratos e abandonos... e de resgates!
De animais retirados às habitualmente péssimas condições das recolhas municipais e a quem é dada uma nova oportunidade de vida
Infelizmente esta é a verdade das condições em quase todos.
Pagos com os impostos dos cidadãos, bem podia ter condições mais dignas...
Mas os animais não tem voz para se defender... e, segundo alguns pensam, não dão votos!


Monday, September 20, 2010

2 de 20


Escolher mulheres entre as vinte escolhidas por Inês Pedrosa no seu livro 20 Mulheres para o século XX, é inevitavelmente injusto para com as restantes. Mesmo sabendo disso, escolho a cientista Marie Curie e a escritora Agustina Bessa-Luís.
*
Era uma mulher [que respondia] pelo Premio Nobel da Química, em Estocolmo, nesse imóvel dia 11 de Dezembro de 1911 [...] Uma vida inteira de um trabalho inovador, paciente, titânico, que lançava as bases de investigação nuclear fazia avançar a medicina, a economia e a técnica científica. Marie já estivera naquela sala, mas na plateia, ouvindo o discurso do Nobel de 1903, feito, em nome do casal, pelo seu marido.
Agora pela primeira vez era uma mulher que subia ao palco. No seu antigo lugar de plateia, sentava-se a filha, que vinte e quatro anos depois subiria aquele estrado, como a segunda mulher nobelizada.
Madame Curie criara, mais do que uma revolução na ciência, uma nova linhagem de mulheres: as que não abdicam da inteligência criadora só por serem mulheres.

Este nobel definitivo aparecia aparecia precisamente na época mais complicada da sua vida. aos 43 anos, viúva, Maria vivia uma relação amorosa com outro cientista, Paul Langevin, cinco anos mais novo, casado, com quem trabalhava há cerca de dez anos. O escândalo rebentara em Agosto de 1911 na imprensa em títulos gordos: "Um romance no laboratório: A Aventura de Madame Curie e Monsieur Longevin" [...] "as luzes do rádio [...] acabam de iluminar um incêndio no coração de dois cientistas que estudam a sua acção com tenacidade; a mulher e os filhos desse cientista choram..." Marie revoltou-se, respondeu, mas só conseguiu acirrar a fúria sensacionalista. A família esforcava-se por lhe esconder os jornais. Mas a multidão moralista cercava-lhe as janelas, atirava-lhe pedras aos vidros, espumando de raiva: "Fora com a estrangeira! Abaixo a ladra de maridos!" Ao mesmo tempo recebia flores e bombons de pessoas desconhecidas. Mas Marie tinha a alma desfeita. A Sorbonne incendiava-se: queriam retirar-lhe a cátedra, tentavam forçá-la a ir para a Polónia.

[...]
Antes da sua atribuição do Nobel, falava-se da sua eventual entrada para a Academia de Ciências francesa. Então atacaram-na de todas as maneiras, pondo em dúvida os seus méritos científicos e lançando suspeitas racistas sobre antepassados judeus; tratava-se sobretudo de evitar essa heresia suprema de incluir uma mulher entre os sábios. Marie não voltou a apresentar os seus trabalhos na Academia de Ciências de Paris, que "chumbou" a sua admissão, por um voto, em relação ao seu concorrente Edouard Branly.
Em compensação, a Academia de Ciências de Portugal elegeu-a como "membro correspondente estrangeiro".
No fim desse mesmo ano de 1911, foi o júri da Academia sueca quem teve o prazer de lhe atribuir o Prémio Nobel. De Química, desta vez, e sem o dividir com ninguém. Aquela mulher destroçada conseguiu, uma vez mais, extrair do poço inesgotável da sua coragem a energia necessária para escrever o discurso do Nobel. Enfrentando os preconceitos históricos do mundo e a intemporal raiva dos medíocres.

*


De Agustina diz Inês:
Confessa sofrer de um defeito infernal: o desprendimento: [...] e cita-a: "as pessoas só quando as perco, me alcançam, só quando me deixam as vejo". [...] Explicou um dia que não é amiga de ninguém, embora seja justa com todo o mundo. Mas também diz que os inimigos são apenas amigos falhados.
Aos que nunca ouviram falar dela, costumo defini-la como um cocktail de Marguerites (Yourcenar e Duras) num copo Proustiano, temperado por duas pitadas de sal inglês: um grão de maldade e dois de bom senso, à maneira de Rith Rendell. Ou seja, uma sibila insubmissa e, sobretudo inigualável.
*
in "20 Mulheres para o Sec. XX" de Inês Pedrosa
*
(Lou Salomé, a musa vampiro
Marie Curie na noite da ciência
Isadora, a revolução em movimento
Virginia Woolf e o mar da escrita
Chanel, a vingadora
Agatha Christie, o crime contra o caos
Golda Meir, a rapariga que inventou um país
Hannah Arendt ou a paixão de pensar
Frida Kahlo, a valentia agora a cores
Simone de Beauvoir, a libertadora aprisionada
Bette Davis, o rosto que acelerou o tempo
Madre Teresa, vedeta do sacríficio
Carson McCullers, a eterna adolescente
Infinita Eva
No esplendor de Sophia
Amar Amália
Agustina , a sibila insubmissa
Marilyn Monroe, a luz crua do sexo
Paula Rego, a menina que pinta a verdade
Maria joão Pires, no corpo das mãos)

Friday, September 17, 2010

muitas maneiras de ajudar

*
Voce quer ajudar os muitos animais carenciados e não sabe como ou não pode fazê-lo directamente?
*
Saiba que pode ajudar quem ajuda, apadrinhando uma ou mais esterilizações a preço de custo !
Pode tambem adquirir algum livro que lhe interesse e cujo produto reverte inteiramente a favor dos animais
O processo é transparente: os animais para os quais se procura a esterilização são colocados no site; os já esterilizados tambem, junto com a divulgação de quem contribuiu.
*
*
visite as várias secções em animaisderua.org
*

(imagens deste post são de lá)

Thursday, September 16, 2010

Não são lindos?!



A Ikea, que tem olho para o negócio e sabe o quanto os gatos podem ser deslumbrantemente estéticos e versáteis além de simpáticos, apostou neles e produziu essa graça de vídeo.

*que anda por aí, mas eu descobri na Cora*

(Alem do vídeo final, tambem se pode apreciar um outro com os trabalhos de bastidores!)

:-)

Wednesday, September 15, 2010

Nina Simone, uma presença e voz cheias de força!



tambem gostei deste! ... e deste...

(Sobre a Nina Simone)

Avaaz fala sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

visite! (e assine...)
Caros amigos,
Milhões de mulheres e crianças podem ser salvas da morte durante a gestação e o parto, se os líderes mundiais, que estão prestes a se reunir em Nova York, cumprirem as suas promessas e intensificarem seu compromisso com a saúde materna. Vamos demandar ações imediatas!

Milhões de mulheres grávidas e crianças morrem todo ano por desnutrição ou serviços de saúde inadequados. É chocante, mas se nossos governos cumprirem suas promessas de assistência a mulheres e crianças na cúpula sobre a pobreza este mês, poderemos evitar isto.

Dez anos atrás, líderes mundiais se comprometeram a reduzir drasticamente o vergonhoso número de mortes maternas até 2015, mas na verdade os recursos destinados à assistência continuam muito baixos. Alguns governos até querem fortalecer a assistência para mães e bebês, mas precisam de apoio popular para convencer todos os governos a aderirem.

Em poucos dias, governantes irão se encontra em Nova York. Vamos gerar um clamor global contra essas mortes desnecessárias. Assine a petição abaixo pedindo a duplicação da assistência para mães e crianças – ela será entregue aos principais líderes governamentais na cúpula em Nova York:

Nos últimos 10 anos, desde o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, avanços significativos foram alcançados para combater a pobreza – um terço a menos de mães morreram durante o parto devido ao aumento da ajuda e investimento em assistência médica. Entretanto, milhões de mulheres grávidas ainda morrem desnecessariamente e a cada ano 9 milhões de crianças morrem antes de completarem 5 anos.
Já existem estruturas para o envio de assistência para programas de HIV/AIDS, malária e tuberculose, mas não há um sistema similar para a assistência médica para mães e crianças. Especialistas acreditam que a melhor forma de se obter um impacto imediato é assegurando que a assistência prometida seja duplicada e coordenada para levar de forma efetiva a assistência médica às mães e crianças que mais precisam.


Faltando apenas 5 anos para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, há o risco dos nossos líderes usarem a crise econômica como forma de diminuir o seu compromisso com as populações mais pobres do mundo. A sociedade civil global sempre foi responsável por liderar a luta contra a pobreza, pressionando os líderes mundiais para agir de forma efetiva, e agora depende novamente de nós.
[...]
Na esperança de um mundo melhor,
Alice, Luis, Alex, Pascal, Mia, Ricken, Ben, Iain, Graziela e toda a equipe Avaaz

Mais informações:

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

ONU chega a acordo sobre

Monday, September 13, 2010

O preço da felicidade...


Segundo parece, segundo um estudo da Universidade de Princeton, cerca de 75 mil euros anuais, ajudam a manter a auto-estima elevada e um bom nível de felicidade dado que contas por pagar, questões de saúde e consumos básicos ficam assegurados evitando-se o desgaste decorrente de não ter poder de resposta económico para resolver esse tipo de situações a contento.

Já para cima desse valor, o bem estar emocional passa a ter outras origens e envolvimentos, tais como capacidade de autonomia, decisão e risco.


A notícia original ouvia-a aqui, mas como de momento não a encontro no meio de tanta tag, deixo outro link

Thursday, September 09, 2010

The 11th Hour



Veja tambem aqui



A Décima-Primeira Hora é o último momento, quando é possível mudar.

Wednesday, September 08, 2010

Uns... e outros!

*
*
Enquanto uns mudam literalmente de vida para melhor ajudar os animais como é o caso acima e tambem o de Feliciano e de Cecília, três pessoas entre muitas...
... há outros que não perdem oportunidade de maltratar e acabar com a vida dos animais que tenham o azar de se cruzar com eles como é o caso da britânica de meia idade que atirou uma gata para o lixo por achar... engraçado!
Sem comentários.
*
Tambem nestes dias que estive de férias blogueiras circulou este vídeo com consequente reacção de repúdio por parte de muita gente.
E logo a seguir o que parecem ser excelentes notícias.
*
Seja como for, é importante que se crie legislação em todo o mundo que puna eficazmente os abusos, maus-tratos e crueldades contra animais.
É que quem está ligado à protecção animal não está esquecido dos infames casos da cadela Preta e do cão Fred -dois animais entre demasiados.
Se os culpados desses casos foram setenciados? Sim, foram, mais por causa do destaque que foi dado e correu mundo na rede. Mas provávelmente só por isso e com penas ridículas face aos danos provocados e má intenção demonstrada.

Tuesday, September 07, 2010

Quando se mata a imaginação...


Como é obvio as crianças são o futuro do planeta e em última análise os seus únicos governantes. Então vale a pena investir maximamente na educação correcta e potenciadora para que um dia a terra possa ser o local onde todo o ser vivo tenha direito à felicidade.
* * *
O nosso sistema de educação está engrenado para a produção de seres humanos -clones e papagaios, sem imaginação nem criatividade. Alguém se preocupa por as nossas crianças serem stressadas e infelizes?

Tente não engolir em seco quando ler a próxima frase. De acordo com o grupo Leave Them Kids Alone, para cima de 350 escolas britânicas estão a recolher as impressões digitais dos estudantes com equipamento biometrico adquirido a dois fornecedores aprovados de Departamentos para Crianças Escolas e Fam+ilias. Poderia haver motivo mais preocupante para o nosso fantástico mundo novo de ordem e método?
...
No clima educacional de hoje, talvez precisemos de olhar para as crianças não como simples unidades a ser contadas, mas sim como futuros cidadãos que terão o poder de encarar com coragem os problemas -ambientais, sociais, e económicos -que inevitavelmente enfrentarão como adultos. Apesar de os negócios precisarem urgentemente de pessoas capazes de contribuir para a tremenda taxa de mudança da economia, da tecnologia e da ecologia, Sir Ken Robinson, autor de Out of Our Minds: Learning to be Created, acha que as escolas estão a falhar na tarefa de equipar adequadamente as crianças com as qualidades de que precisam para o fazer.
"Há uma outra crise actual para alem da crise climática. É uma crise de recursos humanos, e em particular a falência de agarrar o potencial total da criatividade e imaginação humanas. Há enormes problemas que de todas as organizações tem para recrutar e reter gente com capacidades criativas, poder de comunicação e adaptabilidade. Apesar de os jovens terem estas qualidades em abundância, à altura em que emergem da educação formal, muitos já não as têm."
Investigações mostram claramente que os jovens perdem a capacidade de pensar em "formas divergentes ou não lineares" quando ganham mais idade. O pensamento divergente é definido pela capacidade de gerar mais ideias ou mais complexas ou complicadas, e a partir daí elaborar essas ideias. É uma componente-chave da criatividade
... Das 1600 crianças, dos 3 aos 5 anos, testadas, 98% mostraram que podiam pensar de formas divergentes. Por altura dos 8 aos 10 anos, 32% podia pensar divergentemente. Quando o mesmo teste foi feito a crianças dos 13 aos 15 anos, só 10% conseguia pensar desta forma. E quando o teste foi usado em 200 mil pessoas com mais de 25 anos só 2% conseguia pensar de forma divergente.
A razão para isto de acordo com Guy Claxton, professor de ciências de educação na Universidade de Bristol e autor de "What's The Point of School?" (publicado em 2008 pela Oneworld), é que a escola é na - na pior das hipóteses - uma aprendizagem longa de passividade, pensamento acrítico e recapitulação.
* * *

Vale a pena ler todo o artigo.
in: Crianças Robóticas - Revista Natural, nº 91

Para mais informações:

http://www.la-ferme-des-enfants.com/

http://www.herefordwaldorfschool.org/

http://www.theblueschool.org/

http://www.greenschool.org/

http://steinerwaldorfeurope.org/

http://www.kunskapsskolan.se/

http://www.tloltd.co.uk/buildinglearningpower.php

e

http://montessori.org.uk/

Monday, September 06, 2010

Voltando... e com vontade de ler!


(murakami-pt.blogspot.com/)

Esses dois vão ser o meu próximo consumo de leitura!
*