Saturday, August 06, 2011

29 mil crianças mortas de fome em 3 meses na Somália! -Vamos Agir?!


http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=25694

e a AVAAZ divulga:


Mais de 2.000 pessoas estão morrendo por dia na Somália, em uma onda de fome que ameaça matar de inanição mais de onze milhões de pessoas. Conflitos entre o regime somaliano do Al-Shabaab e as lideranças mundiais têm bloqueado a ajuda humanitária que poderia dar fim à fome. Porém, alguns países de destaque têm o poder de mediar um acordo para acabar com o sofrimento. Assine a petição urgente por uma trégua humanitária e divulgue-a a todos os seus contatos: 
...
O governo da Somália foi destruído em 2006 por uma invasão apoiada pelos Estados Unidos, que temiam o extremismo islâmico. Mas o tiro saiu pela culatra. Desde então, outros grupos radicais como o Al-Shabaab assumiram o poder e barbarizaram a maior parte da Somália, e a comunidade internacional tem sustentado um governo corrupto cujo controle é limitado a partes da capital. As políticas de isolamento, invasão e pressão na guerra ao terror não têm ajudado ninguém, e agora milhares de somalianos estão morrendo diariamente. É hora de uma nova estratégia.

Os Estados Unidos já tomaram a iniciativa de tentar resolver a crise, atenuando leis antiterrorismo que impediam que a ajuda humanitária chegasse ao povo somaliano na região do Al-Shabaab. Enquanto isso, há crescentes rupturas dentro dos grupos insurgentes, e algumas lideranças estão dispostas a permitirem a entrada de ajuda humanitária. Isso, porém, não é suficiente para derrubar o muro em volta daqueles que mais foram atingidos pela fome. Somente uma diplomacia arrojada terá condições de acesso a todas as partes principais do conflito para garantir que a ajuda humanitária chegue com segurança às centenas de milhares de famílias desesperadas.

Uma das maiores fontes de renda do Al-Shabaab vem do corte de madeira da acácia para fazer carvão vegetal, que é então exportado ilegalmente sobretudo para os Emirados Árabes Unidos e outros países do Golfo. Esses países poderiam usar seus laços econômicos com o Al-Shabaab para fazer pressão e ter um papel diplomático crucial, garantindo o acesso à ajuda humanitária em áreas atingidas pela onda de fome.

Precisamos urgentemente de um novo rumo para a Somália. Vamos pedir ao Conselho de Segurança da ONU apoio a países do Golfo de destaque que queiram liderar os esforços de mediação a fim de garantir que os somalianos que morrem atrás do muro do Al-Shabaab tenham acesso a alimentos que poderão salvar vidas e a serviços de saúde para si e seus filhos famintos.
  
                                                                                                                                                                 Assine agora mesmo e divulgue amplamente esta campanha:

http://www.avaaz.org/po/somalia_stop_the_famine_unsc/?vl


Juntos, os membros da Avaaz já garantiram a entrega de ajuda humanitária crucial em Mianmar, no Haiti e no Paquistão na sequência de calamidades naturais, salvando milhares de vidas. Agora, enquanto o mundo assiste chocado e horrorizado a imagens desoladoras de crianças morrendo, podemos reivindicar que países de destaque demonstrem a liderança de que o povo somaliano urgentemente precisa. Vamos nos unir já para ajudar a dar fim à tragédia na Somália.

Com esperança e determinação,

Luis, Stephanie, Maria Paz, Emma, Ricken, Giulia, Iain e toda a equipe da Avaaz

FONTES

Conflito na Somália ameaça ajuda aos refugiados da fome (Terra)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5278025-EI17615,00-Conflito+na+Somalia+ameaca+ajuda+aos+refugiados+da+fome.html

Fome na Somália leva Unicef a pedir ajuda internacional (Jornal do Brasil)
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/08/02/fome-na-somalia-leva-unicef-a-pedir-ajuda-internacional/

ONU declara crise de fome em mais três áreas da Somália (iG Último Seguro)
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/onu+declara+crise+de+fome+em+mais+tres+areas+da+somalia/n1597115328422.html

Graziano reconhece dificuldade em garantir ajuda à Somália (Folha.com)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/954189-graziano-reconhece-dificuldade-em-garantir-ajuda-a-somalia.shtml

Grupo islâmico impede fuga da Somália (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,grupo-islamico-impede-fuga-da-somalia,753504,0.htm

A mortalidade infantil na Somália (Luis Nassif Online)
http://advivo.com.br/blog/luisnassif/a-mortalidade-infantil-na-somalia




No comments:

Post a Comment