Saturday, March 03, 2012

Quem diria? -Bashar al-Assad, o lado escuro de Harry Potter!


 O mapa de J.K.Rowling... a partir de certa altura, uma orquestra magistralmente bem interpretada pela pessoa cativa daquelas energias!

*
(  Bashar al-Assad, o lado escuro de Harry Potter - Leia mais>>  )

Uma personalidade com mapa semelhante ao de Bashar al-Assad, mas que conseguiu lidar com a problemática da paranoia de forma absolutamente distinta é a escritora J. K. Rowling, criadora das aventuras de Harry Potter. Rowling, nascida apenas cinco semanas antes de Bashar, tem a Lua conjunta a Plutão e oposta a Saturno. Ela criou um personagem que enfrenta adversários cruéis e perigos inimagináveis, mas sem deixar-se contaminar pelo ambiente sombrio em que vive.  

J. K. Rowling (que também tem sete planetas em signos mutáveis) fez do seu universo Saturno-Plutão-Urano uma aventura estética e uma oportunidade de catarse para o público leitor. Já Bashar al-Assad, frente à mesma configuração, despencou no abismo dos próprios fantasmas que temia. Podia ter sido Harry Potter, mas preferiu incorporar o psicopata Voldemort, transformando-se no carrasco de seu próprio povo. 


A configuração mais tensa da carta de Bashar envolve os dois planetas comumente associados ao princípio da autoridade e ao papel de pai: o Sol e Saturno. Bashar foi filho de um ditador, Hafez al-Assad, o "Leão de Damasco", e é provável que tenha recebido do pai pouca atenção e afeto insuficiente. Na verdade, Bashar chegou ao poder quase por acaso. O filho que Hafez preparava para sucedê-lo era o primogênito Basil, de temperamento forte e mais preparado para o comando. Enquanto isso, Bashar levava uma vida mais adequada a seu temperamento Virgem-Peixes, interessando-se por informática, praticando windsurf e estudando medicina no exterior (formou-se em Oftalmologia em Londres).
Em 1994 o irmão Basil faleceu num acidente de automóvel. O presidente Hafez ordenou o retorno de Bashar à Síria e começou a prepará-lo às pressas para sucedê-lo. Ao assumir como presidente, aos 34 anos, Bashar era ainda um aprendiz de ditador - e pouco talhado para o cargo, ao que tudo indica.
Entrevistas com políticos sírios que conviveram de perto com Bashar e hoje estão no exílio revelam um quadro bem sintomático: na infância, o atual presidente costumava ser vítima de bullying de seu cruel irmão mais velho, Basil. O pai, que governou a Síria com mão de ferro por trinta anos, só dava atenção ao favorito Basil, relegando Bashar ao segundo plano. 

 Com seis planetas no eixo Virgem-Peixes, Bashar é um tipo tímido e de olhar assustado, formado em oftalmologia e amante de computadores. Mesmo assim, seu governo tem conduzido um dos mais cruéis massacres do século XXI. Se Bashar não é o responsável direto, tem sido ao menos conivente com o que ocorre na Síria.


Update: http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20120302-europeus-ameacam-acionar-justica-internacional-contra-bashar-al-assad

No comments:

Post a Comment