Monday, April 09, 2012

mais ocupada do que aconselharia o bom-senso, mas...

Tenho estado demasiado ocupada no terreno para me sobrar tempo para um simples post...

Mas há causas incontornáveis, que uma vez atingidas, transformarão o mundo num lugar mais digno de se viver.

O respeito à vida e liberdade -independente da espécie, estão de certeza entre elas.

Por isso escolhi duas de grande impacto das muitas importantissimas que estão na AVAAZ


*




Os rinocerontes estão prestes a ser extintos por causa da caça predatória e podem desaparecer para sempre a menos que façamos algo agora

Novas estatísticas chocantes mostram que 440 rinocerontes foram brutalmente mortos no ano passado somente na África do Sul – um aumento explosivo em comparação a cinco anos atrás, quando apenas 13 rinocerontes tiveram seus chifres decepados. As nações europeias podem conduzir o mundo a um novo plano para salvar essas criaturas incríveis, mas primeiro eles precisam nos ouvir!

Por trás dessa devastação está um aumento enorme na demanda de chifres de rinocerontes, utilizados por charlatões com pacientes de câncer, remédios falsos para ressaca e como amuletos na China e no Vietnã. Protestos na África do Sul foram ignorados até agora pelas autoridades, mas a Europa tem o poder de mudar isso, exigindo a proibição total do comércio de rinoceronte – de qualquer lugar, para qualquer lugar – quando os países se reunirem no próximo encontro internacional decisivo em julho.

A situação é tão terrível que a ameaça chegou até mesmo aos zoológicos britânicos que estão no alerta vermelho por conta das gangues assassinas de rinocerontes! Vamos criar um protesto gigante e exigir que a Europa pressione por novas medidas de proteção para impedir que os rinocerontes sejam extintos. Quando chegarmos a 100.000 assinaturas, o nosso apelo será entregue em Bruxelas, o coração da tomada de decisão da Europa, com uma manada de rinocerontes de papelão. A cada 50.000 assinaturas colocaremos um rinoceronte de papelão – levando o tamanho do nosso movimento até a porta dos delegados da UE, enquanto eles se posicionam.  

Assine a petição e  divulgue!

*****************


* uma lei infinitamente perversa... que força o casamento da vitima com quem praticou violencia sexual.
 lei absurda  para acabar de imediato!

assine e divulgue!

*

Amina Filali, 16 anos, estuprada, espancada e forçada a se casar com seu estuprador, se suicidou  -- a única forma que ela encontrou de escapar dessa armadilha montada  pelo seu estuprador e pela lei. Se agirmos agora, podemos impedir essa  tragédia indescritível de acontecer com mais alguém.

O artigo 475 do código penal do Marrocos permite que um estuprador  escape da acusação e de uma longa sentença de prisão ao se casar com a  sua vítima, se ela for menor de idade. Desde 2006, o governo  prometeu derrubar esse artigo e aprovar uma legislação que proibisse a  violência contra mulheres, mas isso não aconteceu.

Centenas de manifestantes marroquinos foram às ruas para exigir uma  reforma real, passando a bola para o Primeiro Ministro e chefes de  outros ministérios, que escrevem e financiam projetos de leis, e a mídia  internacional comprou a história. Se aumentarmos a pressão, podemos ver  progressos reais agora. Assine a petição por uma lei compreensiva  para impedir a violência contra mulheres, incluindo revogar o artigo  475. Quando alcançarmos 250.000 assinaturas, vamos trabalhar com grupos  feministas locais para entregar nosso clamor aos tomadores de decisão


Quando a Amina foi brutalmente estuprada, sua família relatou o caso aos oficiais da sua cidade, em Larache. Ao invés de processar o estuprador, o tribunal deu a ele a opção de se casar com sua vítima-- e a família de Amina concordou com a proposta.

Em resposta à revolta global, o governo emitiu uma declaração  argumentando que a relação foi consensual, mas a história não foi  verificada. Nossos parceiros marroquinos dizem que essa é uma tentativa  típica do governo de colocar a culpa na vítima e justificar a questão --  enquanto isso a lei se mantém e, mais do que nunca, precisamos revogar o  artigo 475. Grupos feministas em Marrocos já estão lutando contra isso  há muito tempo, e agora é hora da legislatura renunciar a essa tradição lamentável e aprovar proteções reais para as mulheres

Marroquinos revoltados estão inundando os sites de redes sociais e as  ruas em protesto. Centenas de mulheres organizaram manifestações  pacíficas em frente ao tribunal de Larache e do Parlamento nesta semana.  Vamos nos unir à exigência de que as leis devem proteger, e não pisar nos direitos das mulheres


Cada vez mais, os membros da Avaaz têm usado nosso poder coletivo para  se unir a pessoas em torno do globo para lutar por um mundo melhor.  Vamos hoje apoiar Amina Filali e o legado de esperança que deve  permanecer com sua história.

Com essa esperança,

Dalia, Carol, Emma, Rewan, Ricken, Luis, Antonia e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

Marrocos promete rigidez contra casamento pós-estupro (Estadao)

Suicídio de jovem forçada a casar com seu estuprador causa protestos (BBC Brasil)

Marrocos: Pais de Amina contradizem o relato oficial, e insistem que a filha foi estuprada (em inglês) (Al Arabiya)

Marrocos pondera limites mais rígidos contra os casamentos-estupro (em inglês) (Al Jazeera)

Manifestantes no Marrocos exigem reforma das leis de estupro após suicídio de adolescente (em inglês) (CNN)

Global Rights relata a violência contra as mulheres no Marrocos (em inglês)

Página do grupo no Facebook


No comments:

Post a Comment