Wednesday, November 23, 2005

2 livros


Xinran – uma jornalista chinesa, escreve as mudanças ocorridas na condição feminina na China dos últimos anos. Foi das primeiras jornalistas a ousar trazer a publico a intimidade silenciada de muitas vivências no feminino silenciadas por séculos através de um programa de rádio ‘palavras na brisa nocturna
O livro conta diversas historias nascidas na interacção entre ela e as mulheres que se manifestaram ao longo dos 8 anos do programa.

*
'A Historia de Zoya'

Jonh Follain, e Rita Cristofari são um casal de jornalistas que entrevistaram Zoya, uma mulher afegã militante da RAWA, uma associação revolucionária que luta contra a opressão. Todo o livro é um relato violento do modo de vida da população do Afeganistão com particular realce para as mulheres, acompanhando a resistência e luta de Zoya.
Deixo algumas linhas

Um dos taliban - que parecia um pouco mais velho que um adolescente – saltou do jipe, dirigiu-se a ela com o seu chicote e agrediu-a no braço. A mulher, que não tinha visto a patrulha, infringira a lei por as mulheres não poderem ter qualquer contacto com comerciantes e serem obrigadas a levarem consigo um mahram para lhes comprar as coisas.
Longe de se agachar, a mulher virou-se para o taliban furiosamente, gritando-lhe: - eu tenho idade suficiente para ser tua mãe e tu chicoteias-me? Não tens vergonha?
Estava tão irritada que se atreveu mesmo a tirar a burqa e atira-la aos pés do taliban: - ouve, porque é que não vestes isso tu próprio? – troçou ela
Ela era alta e forte. Penso que andaria na casa dos quarenta. O seu agressor sentiu-se tão surpreendido que não soube o que responder. Ninguém o treinara para este tipo de resistência. Tudo o que lhe tinham ensinado era como chicotear as mulheres. Foi-se embora disfarçadamente. Após a sua vitória a mulher recuperou a sua burqa, vestiu-a de novo e continuou as suas compras.
*

1 comment:

  1. Ainda bem que gostas, Carlota :)
    É verdade, quase sempre a surpresa bloqueia o agressor!
    Beijinhos

    ReplyDelete