Wednesday, November 02, 2005
Chi Kung
Maria José Costa Félix è autora de vários livros
O Chi Kung ajuda-nos a aumentar a vitalidade – física, emocional, mental e espiritual
[…]
Chi Kung não é um conjunto de conhecimentos. Sim uma arte que se vai aprendendo e experimentando através de uma pratica diária. Um pouco como aprender a tocar piano. Tem de se começar por conhecer as notas.
Uma das primeiras coisas que se aprende a que é da maior importância respirar suavemente e que aquilo que se respira não é apenas ar, mas a energia que existe no universo em que estamos inseridos.
Outra coisa importante é estar relaxado.
E a terceira é praticar diariamente os exercícios – que consistem em gestos extremamente simples, visualização e respiração e cuja finalidade única é estimular o fluxo de energia no interior do corpo. Têm nomes muito sugestivos: ’levantar o céu’, ‘empurrar a montanha’, transportar a lua’.
[…]
Um conceito importante no Chi kung é precisamente o de que a energia que nos habita nos une ao universo, na medida em que é a mesma que lhe dá vida (no Chi Kung, geralmente fala-se de ‘energia vital’ relativamente à que está dentro do nosso corpo e ‘energia cósmica’ quando nos referimos á que se encontra fora de nós).
`
É por isso que, quando a energia de alguma coisa ou acontecimento se mistura com a de outro, ambos os pólos são afectados.
É também por isso que os sentimentos profundos de alguns seres humanos conseguem ‘mover o céu e a terra’.
Bem-Estar Interior - Maria José Costa Félix
*
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Três coisas que parecem mais fáceis do que são, nessa vida agitada: respirar corretamente, relaxar e praticar diariamente os exercícios.
ReplyDeleteÉ, tô precisando mesmo de mais tempo prá mim... :<{
E, bons sentimentos profundos para movermos mais 'céus e terras'...
:<))
As coisas mais simples, sao as vezes as mais dificeis de por em practica!
ReplyDeleteBj***