Tuesday, June 20, 2006

Josep-Vicent Marqués


JOSEP-VICENT MARQUÉS

Josep-Vicent Marqués - professor de sociologia, escritor, ecologista, divorciado, sentimental, despistado, moderadamente míope, orador muito apreciado - é doutor em Direito.
É tambem um humorista espanhol muito estimado, tendo mantido durante anos uma coluna no diário El País.

Esta apresentação na contracapa agradou-me, e depois de verificar que o autor atrás descrito era um homem militantemente anti-patriarcal, adicionei-o ao pacotefeiradolivro2006...

O humorístico titulo de Curso Elementar para Varões Sensíveis e Machistas Recuperáveis (ver notas) com uma capa muito ligeira da edição Terramar, mantinha a linha de opção de falar de coisas sérias a brincar do autor

Com muitas gargalhadas à mistura, vou lendo coisas simples e certas:

O homem nasce livre e vêmo-lo por todo lado carregado de cadeias. É escravo da ideia que lhe inculcaram acerca daquilo que deve ser um homem. Os seus movimentos de aproximação relativamente aos outros homens e às mulheres vêem-se entorpecidos pelas cadeias do patriarcado. Mal o identificam como varão pelos seus órgãos genitais, doutrinam-no num conjunto de obrigações sem outro fundamento além do sexo que lhe tocou por acaso.

Prometem-lhe vir a ser um chefe, mas geralmente só consegue a chefia de uma mulher e de uns filhos cada vez mais lavandiscos. Em contrapartida, é perpetuamente chantageado por um modelo desmedido, paranóico, megalónamo daquilo que deve ser um autêntico homem, um grande homem. Alguns priveligiados, apoiados por factores externos como a riqueza e o poder, exercem uma masculinidade prepotente aborrecendo a vizinhança. Para a maioria dos varões, no entanto, o resultado é hoje apenas a angústia do frustrado ou a vaidade do insensato.

Todo o homem traz dentro de si o cadáver da criança sensível e brincalhona que o obrigaram a estrangular em nome da gloriosa corporação dos varões. Todo o homem traz ainda dentro de sí o gérmem de uma possível pessoa.

Sobre a Alienação dos Homens
*

3 comments:

  1. (LOL) Adorei o titulo! Deve ser bem interessante... Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Incrível!
    Não é que eu consegui comentar aqui pela primeira vez?
    Em compensação continuo não conseguindo lá nas fadinhas!...

    Um beijo e bom São João!

    Nelsinho

    ReplyDelete
  3. Beijinhos, Ananda!
    *
    Nelsinho
    Que optimo ter dado para entrar nos comentarios!
    Como hoje é Fairy Day -sério!- espero ir ainda à Fairy postar...
    Beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete