Wednesday, February 28, 2007

See the cosmos



*

*

*

Eye of God

Imagens notáveis em slide, aqui

*

Sunday, February 25, 2007

imaginação ou... mind control?!

mensagens subliminares

Haverá muito mais mensagens subliminares e muito mais condicionamento mental do que aquele que já sabemos existir?!
*

histórias insólitas


imagem

No feralchildren.com a questão de crianças-lobo (criadas sós sem contacto com comunidades humanas) falada amplamente também no ponto de vista psicológico e médico além das várias variedades desse tipo de experiência por várias razões: perdidas, rapto, confinamento etc

Alem dos muitos casos conhecidos, alguns hoaxes (casos falsos)
*

do Corão


imagem daqui

Quando tantas vezes na actualidade religiões com base no Alcorão são conhecidas por absoluta intolerância a outras formas de estar, é bom encontrar passagens como esta...

Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é aquele que é mais justo. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está a par de tudo
(Corão; Surata 49:13)

Aqui (nova_consciencia)
*

2 livros...



...à espera de serem lidos (e eu a desejar imenso já o ter feito de cativantes que me parecem!)

Entre duas Eternidades de Rosemary Kay

A cronologia de acontecimentos de 115 dias de vida, desde o nascimento e ida para os cuidados intensivos de um prematuro até ao final da sua muito curta estadia; tudo do ponto de vista... do próprio!

E eis-me agora, sem sentir dor, sem lutar, mas dançando...

Dançar na nave lateral deve ser mau, por que as pessoas voltam-se para me olhar de sobrolho franzido. Até faço dançar a poeira. Redemoinha sob o foco de luz. Redemoinhamos juntos ao som da música. Uma música alegremente tilintante.
[...] Não sei como todos eles conseguem ficar ali sentados, curvados, em silêncio.
Na igreja está frio e escuro. Preferia estar lá fora. Por isso escapo-me para o sol. Vou visitar um dos meus lugares favoritos
[...]
Porque agora sei que não há principios nem finais, não há regras nem impossibilidades. Tudo pode acontecer. Sou capaz de contar outra história, quando estiver pronto para outra aventura. Mas para já apenas quero fazer de conta que sou um rebento no jardim da Avozinha Brava, na Primavera ou a brisa em Glen Coe, no Outono.



site

O outro livro Grades Ocultas, é de Hameeda Lakho e relata a realidade de uma paquistanesa emigrada na Holanda com a família; além do choque cultural outros choques, agora em família, se manifestam a ponto de a fazer junto com as irmãs sair de casa aos treze anos de idade.

Já adulta, Hameeda regressa ao Paquistão para resgatar um passado difícil e fazer a justiça possível no presente
*

Friday, February 23, 2007

Rápidas...






*







*



*

*



Teste importado daqui que por sua vez trouxe de... que trouxe de...


1. Qual sua palavra preferida?

Liberdade


2. E a palavra que menos gosta?

Injustiça


3. Qual o seu som ou barulho favorito?

O mar...


4. Qual o som ou barulho que menos gosta?

Tráfego de viaturas intenso


5. Qual seu palavrão predilecto?

Predilecto, não há!


6.O que o/a excita?

A inteligência.

(Se o contexto da excitação não for abrangente e se referir unicamente a uma situação romântica/física teremos que colocar tambem harmonia)


7.O que o/a repugna?

Manipulação


8. Qual profissão gostaria de exercer se não tivesse a sua?

Medicina -'sem fronteiras'! (ou na área de investigação)


9. Qual a profissão que não gostaria de exercer jamais?

Qualquer tipo de cargo ligado a exploração dos animais não-humanos...


10. Se o céu existe, o que gostaria que Deus lhe dissesse ao lhe encontrar?

'Bem vinda de regresso a casa! Como correu a missão terra?'

-mas isso acredito que Ele diz a todos os seus filhos... ;-)


*

Tuesday, February 20, 2007

Earthlings (Terráqueos)

Earthlings


Este é o primeiro de dez capitulos em vídeo... aqui acessa todos os seguintes facilmente

EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos". O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby.

Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.

Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente em animais para o lucro. Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interesses economicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário. EARTHLINGS grita para ser visto.

*

“Se eu pudesse fazer com que todos no mundo vissem um filme, eu os faria assistir EARTHLINGS.” - Peter Singer, autor Libertação Animal


*

Monday, February 19, 2007

Especulação, ou: 'por estranho que possa parecer, não há nada nas leis da física que impeça a possibilidade de se prever o futuro' ?




Nós somos ensinados a ser monstros individualistas. Nós somos sugestionados pela sociedade para que nos separemos uns dos outros. Isso não é certo. Nós podemos estar conectados muito mais intimamente do que nós percebemos

(Dr. Roger Nelson)


[...]
É possível - teoricamente - que o tempo não se mova apenas para frente, mas para trás também. E se o tempo tiver seus fluxos e refluxos, como as ondas do mar, é bem possível prever eventos grandiosos. Nós estaríamos, na verdade, nos "lembrando" de coisas que aconteceram em nosso futuro. "Há bastante evidência de que tempo pode correr para trás", diz o professor Bierman, da Universidade de Amsterdã. "E se for possível isto acontecer na física, então pode acontecer em nossas mentes, também". Em outras palavras, o prof. Bierman acredita que todos nós somos capazes de olhar no futuro, se nós pudéssemos acessar o poder escondido em nossas mentes. E há um tentador conjunto de evidências para apoiar esta teoria.

Nos capítulos 4 e 5 do livro "O universo em uma casca de noz", do matemático Stephen Hawking, ele discute essa possibilidade, e após muita especulação e teorias, chega no espaço-tempo curvo de Feynman, onde ele fala que "viagens no tempo estão realmente ocorrendo em escala microscópica, mas não as percebemos. Se aplicarmos a idéia de Feynman da soma de histórias a uma partícula, teremos de incluir histórias nas quais ela se desloca acima da velocidade da luz, chegando a voltar no tempo. Haverá histórias em que a partícula circulará sem parar em anéis fechados no tempo e no espaço. Seria como o filme O feitiço do tempo, em que um jornalista tem que viver o mesmo dia várias vezes. Não observamos diretamente as partículas correspondentes a estas histórias em anéis fechados, mas seus efeitos indiretos foram medidos em diversos experimentos. Um deles é um pequeno desvio na luz emitida pelos átomos de hidrogênio, causado pelo movimento de elétrons em anéis fechados". Claro, isso acontece em escala microscópica, mas nada realmente impede que ocorra em maiores escalas e ainda não tenhamos como perceber... a não ser através de experiências polêmicas, como veremos logo abaixo.
[...]

in saindodamatrix.com.br/a mente e as maquinas
*

Sunday, February 18, 2007

naturalmente... verde


imagem

Uma cor, na minha opinião, incrivelmente relaxante...

[...]
O verde é a cor que ocupa a zona central do espectro da freqüência luminosa visível. Sua vibração conduz a um estado de harmonia e centramento. Esta é a cor associada ao quarto centro de consciência – o chacra cardíaco. Verde e vermelho são cores complementares, isto é, as qualidades que acessamos de uma cor complementam-se com as da outra cor e vice-versa.


Se estamos em sintonia com o verde nos sentimos emocional e mentalmente equilibrados. Entramos facilmente em contato com nossos próprios sentimentos (e nossa própria verdade) e nos conduzimos a partir desse feeling; sendo assim, temos um adequado senso de direcionamento na vida. Pessoas conectadas com o verde são naturalmente autoconfiantes e seguras de si; isto é o fruto de uma boa conexão interna, que é o que faz sentirmo-nos seguros em relação a nós mesmos e às decisões que tomamos na vida. A facilidade no relacionamento com as pessoas e empatia em relação a elas indica um bom contato com o verde. Qualidades como ética, honestidade, sinceridade, lealdade e justiça também demonstram a consciência do centro cardíaco.

Por outro lado, quando estamos carentes da energia verde, podemos nos sentir confusos e desorientados, porque não há conexão com o lado sentimental do ser. A impressão emocional que o mundo exterior causa em nosso mundo interno é como uma bússola a nos orientar através das experiências da vida. O bloqueio em relação ao mundo emocional nos fecha uma das portas sensoriais mais importantes de que dispomos e que é um verdadeiro manancial de informações valiosas a respeito da realidade exterior, e através do qual podemos nos conduzir mais assertivamente. Sentimentos como falta de autoconfiança e insegurança, assim como ciúme e inveja (que refletem essa falta de confiança em si mesmo) também indicam a desconexão com a energia verde.
[...]
Dicas de como entrar em contato com a energia verde:

Alimentação: Uma boa maneira de começar a prover o organismo com uma maior quantidade dessa energia é ingerindo alimentos “verdes. Como o próprio nome já sugere, as verduras são a maior fonte de energia verde de que dispomos. Abuse delas, já que além de não engordarem, ainda são responsáveis por manter o organismo saudável e livre de toxinas. Mas não se esqueça de que a água é o principal desintoxicante do corpo físico (e emocional), portanto, é aconselhável tomar de 11/2 a 2 litros de água diariamente. Complemente o cardápio com frutas (ou suco de frutas) que contenham essa pigmentação: maçã verde, kiwi, abacate e melão são algumas sugestões.Vestuário: Ultimamente o verde tem sido “a cor da moda”, mas, ainda assim, não é uma cor tão popular. Para se acostumar com a idéia de acrescentar a cor verde ao seu vestuário, comece pelos acessórios: uma pulseira, um colar de pedras verdes ou um par de brincos podem dar o destaque. Mas o contato com o tecido no corpo é imprescindível para a sintonia com a cor. Prefira tecidos de algodão ou seda, pois são melhores condutores da energia cromática.

Decoração: Utilize objetos de decoração verdes e quadros com motivos dessa cor em sua casa para manter o ambiente harmonioso. Jarros com copos de leite, rosas rosadas e vasos com orquídeas criam uma aura de paz, pureza e amor. Por que não pintar de verde bem clarinho as paredes de seu quarto ou dos seus filhos? Pode ser um convite a mais ao equilíbrio mental e emocional de sua família.

Comportamento: O contato constante com a natureza também poderá ajudá-lo no resgate da energia verde.
[...]

muito mais

(Daniele Alvim)

começa hoje!







*





*





(Tarja Turunem)

O próximo ano novo chinês tem início em 18 de fevereiro de 2007 e seu término se dará em 6 de fevereiro de 2008. Será um ano sob a influência do signo animal Porco do elemento Fogo.

PREVISÕES PARA O ANO DE 2007

O ano de 2007 será regido pelo PORCO DE FOGO, promete ser um ano de plenitude com sensação de fartura, abundância, generosidade e contentamento contagiando as pessoas, sem que para isso precise ter muito sucesso ou dinheiro no bolso. O Porco é perseverante, gosta de simplicidade e praticidade. As pessoas estarão mais corajosas, autoconfiantes e otimistas; tenderão a assumir mais compromissos do que realmente podem.

O Porco é generoso e motivado pelo amor, não sabe dizer não para si mesmo, para a família e para os amigos, por isso este ano pede prudência e cautela em todos os assuntos financeiros. Cuidado com o excesso de generosidade e a extravagância. Procure o equilíbrio na alimentação, no amor e nos prazeres da vida.

Os empreendimentos ligados à manufatura, obras assistenciais e sociais estarão em evidência e haverá expansão nestes setores. Será um bom ano para cultivar e fazer novas amizades, curtir e viver a vida intensamente. Estabeleça metas, evite a indecisão, analise as oportunidades, avance com prudência, calma e sabedoria.

Leia as Previsões para seu Signo

Descubra seu Signo Chinês

(do blog STUM)
*

Love changes everything

Sarah Brightman


Love changes everything?

Tambem eu!

site da Sarah Brightman
*

Saturday, February 17, 2007

Bonito!



Veja e ouça o vídeo que escolheu golfinhos, elefantes e cães para acompanhar a gestação, nascimento e primeiros minutos de vida no mundo...

É um pouco extenso mas vale a pena! :-)


Trailer



Do channel.nationalgeographic.com com muito mais para ver!
*

Thursday, February 15, 2007

Sofrologia, o que é


foto

Confrontada com a noção de sofrologia, parti à procura de mais informações e sobretudo de definições dessa terapia profiláctica e terapêutica que trabalha a interacção mente/corpo e reequilibra antigos padrões de desequilíbrio

Definição da wikipedia

* * *
'Em 1960, desejando afastar-se da hipnose (que utilizava frequentemente junto dos seus pacientes no antigo Hospital Santa Isabel em Madrid), o Professor Alfonso Caycedo, médico neuropsiquiatra, propôs um novo método com um sentido totalmente diferente. Chamou-lhe Sofrologia e tornou-se também uma alternativa terapêutica para o doente mental que era, na altura, submetido regularmente aos electrochoques e aos comas insulínicos.

A origem do termo "Sofrologia" surge da Grécia antiga e nomeadamente dos diálogos do filósofo Platão que utilizava a palavra "sophrosynè" que significa paz espiritual, moderação, descanso. Caycedo inspirou-se nesta época e, do grego "sos" (harmonia), "phren" (espírito), "logos" (estudo), criou a palavra “Sofrologia” que etimologicamente significa: estudo da consciência em harmonia.

Para a sofrologia, a consciência humana é considerada como uma força que anima o ser humano, uma energia, um fluxo. Ela integra corpo, emoção e pensamento.

Sofrologia Caycediana® é a ciência que procura o equilíbrio entre o corpo, a emoção e o pensamento, que estuda a Consciência humana em harmonia e a conquista dos valores da Existência.'



*

Wednesday, February 14, 2007

Ah, pois! Amor é...

*
*






*



*








...muito mais do que S Valentim celebra, concerteza!

Expresso de mil maneiras diferentes e em múltiplas situações, costumo identifica-lo como um alto grau de afinidade entre duas formas de vida, mas nem aí se esgota

É muito mais do que o amor romântico entre um par, porque tambem amamos os nossos amigos mais especiais e quase todos sabemos do amor por um familiar.
Quantos não assumem sem preconceitos o amor por um animal de companhia sem falar dos mais perceptivos que sentem o amor em toda a parte como projecto base inerente à condição de existir, que se respira, se pressente na natureza livre, ressoa em todo o universo e se atribui aos Deuses em que cada religião espelha a evolução dos seus seguidores

mas... deixo essas frases, alinhadas com o espírito do dia:


Amar não é olharem um para o outro,
mas olharem ambos na mesma direcção
Antoine de Saint Exupéry


O amor é um ato de fé e quem tiver pouca fé
também terá pouco amor.
Erich Fromm


Quando se ama, não é necessario entender
tudo o que sucede fora,

porque tudo sucede dentro de nós...
O Alquimista - Paulo Coelho

Escute seu coração. Ele conhece todas as coisas,

porque veio da Alma do Mundo e um dia retornará para ela.
O Alquimista - Paulo Coelho

O verdadeiro Amor modifica-se com o tempo,
cresce e descobre novas maneiras de expressar-se....

Verónika decide morrer - Paulo Coelho


*

Tuesday, February 13, 2007

Luta: Holocausto Animal


visite o site dela Familiaanimal

"Na faculdade, durante o Curso de Medicina, a única coisa que aprendi com os animais que eram usados em aula é que eles sofrem e morrem".
(Patrícia Piccino - Médica)

***
Visite os sites e junte-se ao lado daqueles que lutam por uma vida animal em dignidade, sem tortura e descaso.

A querida e muita activista
Dra Patrícia enviou essa notícia:


***
Dia Internacional de protesto contra o uso de peles de cães, gatos e outros animais - 13 de Fevereiro (terça-feira)
veddas.org.br



Para elaborar este casaco foram utilizados mais de 20 gatos domésticos. A importação e comércio de peles de cães e gatos foram proibidas na França por decreto, segundo informações da agencia AFP. Modifica-se assim a lei anterior de 2003 e se amplia a proibição ao comércio de todos os "produtos derivados" das peles de ambas espécies. Na Europa, ainda é possível vestir-se com as peles destes animais, apesar dos ecologistas lutarem para conseguir sua proibição total alegando que gatos e cães são despelados vivos na Asia para suprir o continente europeu. Alguns países como Bélgica, Dinamarca, França, Itália e Grécia proibiram a exportação de peles de gatos e cães, mas a falta de fiscalização nas alfângegas fazem com que as peles destes animais acabem chegando a todos os países membros da UE.
E também há países que ainda não proibiram o comércio e um deles é a Espanha.



A China é o maior produtor e exportador de peles de animais que continuam vítimas das mais extremistas formas de crueldade. Recentes investigações comprovam os métodos chocantes de criação, transporte, confinamento e matança dos animais. Entre as espécies sendo utilizadas estão incluídas não somente as tradicionais fornecedoras de pele como a raposa, coelho, guaxinim mas também cães e gatos que tem suas peles arrancadas e comercializadas de maneira fraudulenta como sendo pele de outros animais. Anualmente, mais de 2 milhões de cães e gatos são mortos na China para retirada de suas peles. Somando-se às outras espécies, mais de 40 milhões de animais são mortos todos os anos para o uso de suas peles.
Neste dia de ação internacional, os ativistas pretendem chamar a atenção do mundo ao barbarismo da indústria de pele chinesa.

Até que a China tome sérias medidas para proteger o bem-estar dos animais , nós estaremos convocando pessoas de todas as nações, que se compadeçam, para boicotar o comércio chinês, turismo e as Olimpíadas de 2008.

JUNTE-SE A NÓS

Fábio Paiva
Ativista em defesa dos Direitos Animais

holocaustoanimal.org/
holocaustoanimalbrazil.blogspot.com/
ubbibr.fotolog.com/holocaustoanimal/
*


*
O maior problema não são os homens maus, mas os bons que nada fazem...
*
*

Personalidade e hormonas



Que hormonas estão directamente ligadas à expressão de personalidade e comportamentos muita gente sabe, mas como em todos os sectores da ciência, a descoberta é constante e nunca acabada.

Achei estas duas notícias aqui bem interessantes:


TESTOSTERONA MATA NEURÔNIOS
Se alguma vez você já recebeu ameaças gratuitas de algum brutamontes orgulhoso dos próprios músculos, tente perdoá-lo talvez ele tenha alguns neurônios a menos. Altas doses de esteróides sexuais masculinos, como a testosterona, costumam ser consumidas por homens obcecados com o aumento da massa muscular. Além dos efeitos adversos já conhecidos, como atrofia dos testículos, comportamento mais agressivo e maior tendência ao suicídio, a testosterona estimula a morte neuronal, indica um estudo da Faculdade de Medicina de Yale. Os cientistas observaram que altos níveis desse hormônio, mesmo que por períodos curtos de seis a 12 horas deflagraram a morte celular, também chamada apoptose, em culturas de neurônios. O processo induzido por testosterona parece ocorrer por superativação das vias de sinalização intracelular que envolvem íons cálcio, segundo os cientistas.

Fonte: Revista Viver Mente & Cérebro (novembro/2006)


* * *
[...]
O mais conhecido promotor de elos afetivos é o hormônio e neuropeptídeo ocitocina, liberado no cérebro das mães após o parto, no dos pais ao segurarem seus bebês pela primeira vez, e no de ambos durante o orgasmo. Uma função “socializadora” do hormônio também é evidente em arganazes, pequenos roedores que existem na natureza em versões sociais, monógamas, cuidadosas com a prole e muito sensíveis a ocitocina, e versões anti-sociais, polígamas, que abandonam rapidamente a prole, e pouco sensíveis a ocitocina. Zak estava a par desses dados em 2001, quando iniciou um programa de pesquisa que visava a investigar se a ocitocina, além de promover elos sociais afetivos, também influencia em humanos essa atitude que é base para uma vida bem-sucedida em sociedade: a confiança em outrem.

Os resultados foram publicados na revista Nature em Junho de 2005. Zak e três colaboradores da Universidade de Zurique, na Suíça, avaliaram em 194 jovens universitários, todos homens, o efeito de três borrifadas de oxitocina em cada narina sobre a sua vontade de confiar dinheiro a “banqueiros”. O dinheiro (de verdade, a ser recebido ao final do experimento) aplicado por cada investidor seria triplicado na mão do banqueiro – mas este teria total poder de decisão sobre a quantidade a devolver ao investidor (bastante realista, não?). Os banqueiros no experimento sempre devolviam quantias maiores do que as investidas, mas – de maneira também bastante realista – nunca correspondentes a uma divisão igualitária dos lucros…

Já foi demonstrado anteriormente que ocitocina borrifada no nariz atravessa a barreira hemato-encefálica e chega ao cérebro – e esta deve ser a base do achado principal da equipe: sob os efeitos do neurohormônio, duas vezes mais investidores confiavam aos banqueiros do experimento todo o seu dinheiro, correndo inclusive o risco de não receberem nada de volta. O valor médio dos investimentos era também 17% maior sob os efeitos da ocitocina. O valor do retorno, claro, não mudou nada – apesar de os banqueiros também terem borrifado ocitocina no nariz. Decidir quanto dos lucros dividir com o investidor não é uma questão de confiança, já que o banqueiro não corre risco algum na transação.

As conclusões possíveis são variadas. Ocitocina deixa o cérebro bobo? Talvez, no caso dos investidores. Mais propenso a aceitar riscos? Não, segundo um experimento controle onde o retorno financeiro da aplicação era determinado randomicamente, e não pelo banqueiro: neste caso, a ocitocina não teve nenhum efeito sobre a proporção de investidores que aceitavam arriscar tudo, nem sobre o investimento médio. O efeito da ocitocina, então, só se dá quando a interação é social, entre pessoas reais, e envolve confiança? Provavelmente. Isso significa que bancos e instituições financeiras agora podem passar a borrifar ocitocina no ambiente, para aumentar as chances de receber bons investimentos de seus clientes, agora mais confiantes? Certamente podem – principalmente porque sprays de ocitocina, aliás idênticos ao empregado nos experimentos, estão à venda em qualquer farmácia na esquina, receitados geralmente para facilitar a descida do leite em mães lactantes.

António Damásio, escrevendo a respeito do artigo na mesma edição da revista Nature, contemporiza lembrando que artimanhas de marketing para aumentar o nível de ocitocina no cérebro de clientes de bancos e da população em geral já são usadas há muito tempo, e provavelmente são pelo menos tão eficientes quanto um spray de ocitocina no nariz. Mas há uma outra possibilidade, mais otimista e confiante (talvez porque meu cérebro esteja mais banhado por ocitocina que o do Damásio?). No dia em que bancos e afins usarem perfumes ambientes de aroma ocitocina, não serão os clientes os únicos afetados: também gerentes e os demais presentes na agência ficarão sob a influência do que tanto Damásio quanto a antropóloga Helen Fisher chamam “hormônio do amor”, e assim mais propensos a acreditar na boa índole do próximo. Portanto, longe de ser apenas a possibilidade de manipulação mercadológica alardeada nos jornais que afetaria os níveis de ocitocina somente no cérebro do comprador, talvez o tal temido spray de ocitocina acabasse conseguindo o que décadas de eleições abertas em inúmeros países não conseguiram: tornar as relações econômicas mais justas. Imagine só: uma agência bancária, financeira ou uma plenária do Fundo Monetário Internacional aromatizada com ocitocina, onde todos estão dispostos a confiar na boa índole alheia…

(última notícia do link)

*

Monday, February 12, 2007

Uma maneira diferente de estar


entrevista

'nós temos de ser a transformação que queremos no mundo'

Fiquei eternecida com texto da Monja Coen sobre a recente morte da mãe:

Porque a morte tambem pode ser bela e doce...
*

Liberdade



*

**

**

*

*

**88888888888888

899999999999999999

99999999999999988888888888888

sugestão: clique para ampliar... é linda!

Sunday, February 11, 2007

Gaia e nós



Texto do geólogo Luis Lira no saindodamatrix:

A percepção de que o planeta Terra, com idade de 5 bilhões de anos é um ser vivo, pode ser um instrumento importante para a materialização da relação organismo/meio ambiente da Terapia Gestalt

A teoria Gaia, do cientista inglês James Lovelock, afirma que "a Vida e a Terra evoluem juntas, excluindo o paradigma da visão científica convencional, aonde reina o apartheid entre os vários campos das disciplinas ambientais". A proposta dessa nova-antiga visão é fazer uma síntese das contribuições da geologia, geoquímica, biologia evolutiva e climatologia, transformando a concepção grega da Terra, enquanto deusa viva, numa teoria fundamentada cientificamente e apoiada em uma nova disciplina, a Geofisiologia.

Entretanto, apresentar o planeta Terra como Gaia – Mãe Natureza – de forma compreensível e tentar levantar algumas questões que mostrem a famosa relação organismo-ambiente e as dinâmicas fronteiras de contato é, para um geólogo, uma tarefa difícil e, por que não dizer, audaciosa.

Perls, o pai da Terapia Gestalt, dizia que não é possível analisar um ser humano independente do oxigênio que ele respira. Mesmo que suas palavras não devam ser tomadas ao pé da letra, o oxigênio, elemento chave para a existência da vida, está presente na atmosfera numa percentagem de 20,8%. Se sua concentração estivesse acima desse valor, relâmpagos poderiam transformar o planeta numa bola de fogo; valores abaixo acarretariam uma deficiência desse elemento para muitas espécies que não sobreviveriam, inclusive a nossa.
[...]
Inserir técnicas que levem o homem ao contato com o ambiente natural não seria um instrumento importante na prática da Terapia Gestalt? Saber que nós somos o planeta, materializado, quando estamos em awareness com Gaia, é sem dúvida um elemento importante na compreensão da teoria da percepção enfocada pela Gestalt. Somos parte de Gaia e, como a parte contém o todo e o todo é maior do que a soma das partes, a Terra é a totalidade. A mãe natureza está doente. Ela necessita de um olhar sensível e equilibrado para se manter viva. Temos que deixar de se comportar como um ego encapsulado na pele ("Tudo que estiver dentro de minha pele sou eu, e o que está fora de minha pele não sou eu"). É preciso tornar porosa as fronteiras de contato. A Terra é a personagem principal. Nós, seres humanos, que adoecemos Gaia, não deveríamos ser figurantes, como forma de garantir a própria sobrevivência?

*

realidades e suas variáveis, outras dicas ...


daqui...

Amigo(a), como é doce o canto das almas livres.
É canto de amor!
Ilumina a consciência e apazigua as emoções.
É canto de serenidade.
Quem o ouve, em seu coração, o compreende...

* * *

Atentem que quando começamos a criar realidades deliberadamente e de modo consciente, o universo se encarrega de nos trazer todos os leques de variáveis contidos em nossos desejos e crenças. A principio, quando ainda não estamos otimizados nesta mudança de padrão escolhida, parece que os nossos desejos vêm carregados de um pacote “cósmico” de crenças e imagens subliminares como foi revelado no artigo anterior a este. Ou seja, os nossos assuntos subliminares, juntamente com os temas que nos movimentam de modo claro, sempre irão se materializar de modo simultâneo. A questão é que como estamos apenas focados num único vetor de conquista, acabamos por achar que os supostos leques de variações sobre o tema, que frequentemente nos aparecem, em nada contam. De acordo com a física quântica, as situações de vida aparecem quando elas saem do estado de onda e colapsam na matéria, mas para que isto ocorra é necessário que o observador faça a sua escolha.

... de Silvia Malamud ...

* * *

e ainda psiquismo e doenças, - Wilson Francisco

(tudo do somostodosum de hoje! :-)
*

Os sete princípios do xamanismo



1. IKE - O mundo é assim como você imagina que é – você cria a sua realidade com suas crenças, atitudes, desejos, medos, sentimentos, julgamentos, pensamentos e emoções.

2. KALA - Não existem limites – a separação é somente uma ilusão, portanto existem um potencial criativo ilimitado.

3. MAKIA - A energia flui para onde a atenção se direciona – os pensamentos e as emoções determinam as experiências.

4. MANAWA - O poder está no “aqui e agora” – mudando as limitações do presente, modifica-se o futuro.

5. ALOHA - Amar significa sentir-se feliz com aquilo que se tem.

6. MANA - Todo o poder vem do seu interior – ninguém mais tem o poder de mudar a sua vida a não ser você mesmo.

7. PONO - Não existe uma verdade absoluta – somente níveis individuais de percepção, conscientização e realização.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
ABENÇÕE O PRESENTE, CONFIE EM SI MESMO E ESPERE SEMPRE O MELHOR.

Nota: (Os sete princípios essenciais estão codificados em sete palavras havaianas. Para melhor entendimento Dr. Serge King. traduziu e teceu explicações sobre eles. Dr. King é psicólogo e treinado nas tradições xamãnicas do Havai e do Oeste da África. Foi criado no Havai onde reside atualmente.)

daqui
*

a hora certa



Texto encontrado aqui

*

A sua maior proteção é você estar no local certo, na hora certa, fazendo a coisa certa. Em outras palavras, aquele que aprende a conectar com o coração de todas as criaturas e com seu próprio coração, com o grande movimento cósmico e com o ritmo do coração do Pai, está totalmente sincronizado com o todo e todas as suas ações são ordenadas por uma Lei maior do que a lei do ponto de vista do ego. Os que ainda estão desconectados com a sincronicidade do todo, necessitam do trabalho consciente de proteção.

Muito mais do que apenas pedir para um Ser superior a proteção, é o indivíduo realizar meditações que o levem a perceber o sentido da alma, à vontade de sua essência, a fim de ordenar suas ações de acordo com esta vontade.

A proteção superior é então automática, pois a proteção já está para todos. O que cada indivíduo necessita é alcançá-la. Alcançar uma proteção está ligado a ter consciência das ações que fazem acumular energias, das ações que fazem perder energia. Alcançar uma proteção está ligado também ao indivíduo ter consciência que uma atuação energética tem diversos níveis de ação, isto é, se uma pessoa está impaciente com a outra no nível físico, no nível astral ela está invadindo a energia da outra, roubando a oportunidade desta outra de se exercer enquanto pessoa que faz suas escolhas. E isto acontece quando há críticas, juízos e condenações; imposição de vontade de uma pessoa sobre a outra; uma pessoa querer mudar a outra (podendo expondo ou não esta vontade para a outra).
Uma proteção é alcançada em conquista.

Conquistar uma proteção é você fazer sua parte no que diz respeito a responsabilizar-se pela energia que carrega. Muitas pessoas pensam que apenas pedir por uma proteção já é o bastante. É de grande importância, mas necessário se faz entender que o amor é mão dupla. Que assim como os Grandes Seres Iluminados trabalham para proteger toda a humanidade, descendo uma proteção de cima para baixo, a humanidade já deve estar em movimento de baixo para cima, ou melhor, do centro do coração para a periferia da Criação, criando esta proteção a partir de sua consciência, de sua vigília e de sua entrega...

(Cathya Gaya )
*

Tuesday, February 06, 2007

A Manipulação dos Espíritos


daqui

Escrito mais ou menos vinte anos atrás, este pequeno-grande livro continua pleno de actualidade e sentido!

Colectivo de Alexandre Dorozynski - jornalista científico, Jacqueline Renaud - Universidade de Paris, Helmut Benesch -psicologia clínica e Walter Schmandt -relações culturais da TV alemã, A Manipulação do Espíritos traz temas prementes e básicos como racismo, manipulação médica, seitas e crenças impostas, ambientes manipulatórios e muito mais...


[...] esvaziadas de toda e qualquer convicção, das suas mais íntimas certezas, graças a esta agressão da sua dignidade humana, começam a identificar-se com os carcereiros. Como o lobo frontal não pode funcionar sem referência, é forçoso que tais prisioneiros adoptem - automáticamente, sem darem por isso - as referências dos torturadores. Arthur Koestler descreveu notavelmente este tipo de 'lavagem ao cérebro' no seu livro 'O Zero e o Infinito'.

O sujeito é assim programado no sentido mais biológico do termo: são fornecidos esquemas simplistas ao seu programador frontal, esquemas que passam a ser referências internas do 'bem', do 'justo', do 'verdadeiro'.


mais sobre o tema

*

Sunday, February 04, 2007

Viagem pela ética... e estéctica!


daqui

Hoje andei às voltas com temas de ecoturismo e estéctica de ambientes...

A saída para esses temas começou de manhã com a leitura da revista blue, na modalidade bluetravel, uma revista que me arranca invariavelmente suspiros de puro prazer visual e não só.

Foi ainda via travel que depois de desenvolver a questão da ecologia versus turismo, fui aproximar-me de alguns arquitectos/as excepcionais da actualidade.

Deixo os links


Jean Nouvel

Quem é Jean Nouvel

mais

Outros profissionais:

site de zaha-hadid

Ron Arad em designboom.com ; aqui e aqui *
**

Friday, February 02, 2007

Pessoas: Sofia Neuparth, livre como a água...

















Tem dois amores na vida: o filho, André, e o CEM - Centro em Movimento, que criou e dirige desde 1998. Sofia Neuparth, 44 anos, não acredita em hierarquias. Move-se num mundo sem fronteiras nem barreiras entre os homens, que deviam tratar-se todos por tu.

'Selvagem e descalça', é a primeira a definir-se assim. [...]

Tem o movimento no centro da vida e as pessoas como motor de acção

A par do trabalho como professora de dança, intérprete, coreógrafa, dedica-se desde os dezoito anos a pessoas com necessidades especiais: doentes terminais, com deficiência física ou mental profunda, desfavorecidas. Acredita que com todos é possivel obter resultados.

(Texto Mariana Gomes da Costa in Agenda Lx Fevereiro)

*

o Sonho do Planeta



texto e imagem

'Com base na filosofia ancestral, Don Miguel Ruiz faz uma crítica feroz aos condicionamentos da vida moderna, que conformam todos os indivíduos a uma ideologia alienante e anestésica, que anula o livre arbítrio e a lucidez da consciência: trata-se do "Sonho do Planeta", que serve de pretexto para as reflexões astrológicas de Valdenir Benedetti.'

Com medo de ser punidos e medo de não ganhar a recompensa, começamos a fingir ser o que não somos apenas para agradar aos outros, só para ser suficientemente bons para outras pessoas. Tentamos agradar a mamãe e papai, tentamos agradar aos professores na escola, tentamos agradar na igreja, e com isto começamos a representar. Fingimos ser o que não somos porque temos medo de ser rejeitados. O medo de sermos rejeitados torna-se o medo de não sermos suficientemente bons.

A domesticação é tão forte que num ponto determinado de nossa vida não precisamos mais que ninguém nos domestique. (...) Somos tão bem treinados que passamos a ser nosso próprio treinador. Somos um animal autodomesticado. Agora podemos domesticar a nós mesmos de acordo com a mesma crença no sistema que nos forneceram, usando as mesmas técnicas de punição e recompensa.

da Constelar
*