Friday, June 01, 2007

Olhar pra dentro



Chamar apenas de coincidência as repetições de acontecimentos positivos ou negativos na história de vida das pessoas é negar a evidência de que algum outro fator está interferindo na evolução dos fatos. Aliás, essa concepção de que existem "coincidências significativas" e não apenas casualidades, foi uma das mais importantes contribuições de Jung à psicologia. A repetição de fatos positivos ou negativos que nos acontecem em série em certas fases da vida sugere a existência de algum processo interferindo em nosso destino. O pensamento científico não pode, pelo menos por enquanto, ir muito longe no sentido de estudar a influência de fatores sobre-humanos em nossas vidas.

Porém, não creio que seja prudente descartá-los, pois também não temos dados para isso. A astrologia, a numerologia, o espiritismo e vários outros tipos de esoterismo tentam estabelecer regras a respeito das influências sobrenaturais às quais estariam submetidos. São coisas interessantíssimas e temos de continuar aguardando uma maior acumulação de informações para poder elaborar um julgamento a respeito delas, sem preconceito".

Dr. Flavio Gikovate
*

3 comments:

  1. Hum... Dá que pensar! Eu tenho algumas "coincidências dessas" e muita coisa na vida é ciclica. O eterno retorno, como diria o Nietzsche. ;)
    Beijinho!

    ReplyDelete
  2. Anonymous11:37:00 am

    k lindo este poste! e concordo plenamente! as coincidencias existem de facto, e não as poderemos ignorar-las!!!!!


    jocas!!!!

    Wickedlizard

    ReplyDelete