Sunday, June 10, 2007

'Conheça-os e Surpreenda-se'!


Patos felizes...
e os que não são: (Como a indústria agro-pecuária intensiva os trata...)

Não fosse os hábitos alimentares mais ou menos enraizados pretenderem invariavelmente transformarem seres vivos em carcaças cozinhadas após uma vida absolutamente contrária a qualquer possibilidade de bem estar físico ou emocional do animal, e poderiam os ditos animais ter uma demonstração de aptidões e capacidade de interacção com os humanos muito diferente... Isto especialmente no que respeita a espécies consideradas para abate...

Ora vejamos: * * * * * * * * * * * leia mais: animaisexcepcionais.org

'Os porcos são muitas vezes comparados a cães, por serem animais simpáticos, leais e inteligentes. Na verdade, os porcos são ainda mais inteligentes do que os cães. Se tivessem oportunidade de o fazer, e se fossem bem tratados, conviveriam com gosto com os humanos, que lhes despertam tanta curiosidade. Estudos recentes de especialistas em psicologia e cognição animal mostraram que os porcos conseguem saber o que passa pela cabeça de outros porcos. Têm também grande autonomia, tomando as suas próprias decisões de modo a conseguirem alcançar os objectivos que pretendem. Animais admiráveis, os porcos sonham, reconhecem os seus nomes, gostam de ouvir música, de brincar com bolas e outros objectos, e, à semelhança dos humanos, gostam muito de receber massagens.

Num ambiente natural, os porcos procuram viver em pequenos grupos liderados por porcas que se conhecem e formam amizades complexas, cuidando das suas crias dentro do grupo. Na área onde procurarão viver, os porcos terão espaços diferentes para brincar e conviver, alimentar-se, criar ninhos e descansar.

Sendo por natureza animais muito asseados, os porcos gostam de preparar as suas próprias camas e ninhos e deliciam-se quando se banham na lama para se refrescarem e manterem limpos – ao contrário do que muitas pessoas pensam, os banhos de lama são actos de higiene e bem-estar pessoal que os porcos têm, estando estes longe de serem “porcos” no sentido negativo que erradamente lhes é atribuído.
Na verdade, gostam muito de tratar da higiene uns dos outros – é um dos seus traços sociais e é um sinal de afecto.

continuação

1 comment:

  1. Obrigada pela visita ao meu cantinho e pelas palavras simpáticas.

    Descobri também o teu blogue, que acho muito interessante e cheio de ideias úteis.
    Aprendi aqui coisas que mal sabia sobre os porcos.
    Acho que nós, do alto da nossa arrogância de seres "superiores", desconhecemos ainda muitíssimo sobre as outras espécies.
    Informações como esta ajudam a saber um pouco mais.

    Um abraço e bom domingo.

    ReplyDelete