Sunday, June 17, 2007

da arrogância...


imagem

Acerca da cultura ameríndia e dos métodos coloniais encontrei aqui esta notícia cheia de actualidade:

Lideranças indígenas e especialistas criticaram ontem as declarações do papa Bento 16, na abertura da 5ª Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, de que o "anúncio de Jesus e de seu Evangelho" aos povos indígenas da América "não supôs, em nenhum momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estrangeira".

Para o historiador Flávio Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, "em várias partes da América portuguesa e espanhola, a igreja escravizou, legitimou a escravidão indígena e africana e impôs a fé cristã às sociedades indígenas".Luiz Felipe de Alencastro, professor de história do Brasil na Universidade de Paris, se disse surpreso com as declarações. "O processo colonial foi de destruição da cultura ameríndia. Os missionários estavam a serviço de uma religião que havia incorporado os elementos autoritários e despóticos das monarquias européias."

A declaração do papa foi criticada por lideranças indígenas. "É arrogante e desrespeitoso considerar nossa herança cultural inferior", disse Jecinaldo Sateré-Mawé, coordenador-geral da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira).Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente da Funai, Márcio Meira, afirmou que a catequização dos indígenas brasileiros foi um processo de imposição, "muitas vezes pelo uso da força".

Sobre outro ponto da fala de Bento 16, o historiador Luiz Felipe de Alencastro afirma que o papa terminou por deslegitimar o Estado laico ao dizer que, 'sem considerar Deus e a moral individual, o capitalismo e o marxismo se mostraram promessas ideológicas falsas'

(notícia completa)
*

1 comment:

  1. Mais uma vez, Bento 16 perdeu uma boa ocasião de estar calado...
    Declarações destas não me admiram da parte dele, que representa a linha mais conservadora e retrógrada da Igreja.

    ReplyDelete