Friday, July 13, 2007

para a Greentea - meus livros marcantes

A Greentea desafiou-me e eu respondo a dizer quais os livros cuja leitura recordo como marcantes durante a minha vida; são só 5 livros que refiro a verdade é que haveria bem mais mas fiquemos por aqui! vou ser breve e dar algumas palavras ao porquê de cada um por ordem de leitura...
*
Passo a Dawa, a Giorgia e a Wicky :-)
*


Este foi o primeiro livro que de repente recordo como marcante, é de uma escritora húngara lida fascinadamente por mim muito, muito jovem...

Foi por ela que fiquei a saber da existência e das agruras da emigração assunto totalmente desconhecido por mim até à data

Nunca mais deu para esquecer A Rua do Gato que Pesca de Yolanda Foldés (Jolán Földes) que é também uma rua real com um nome e história própria... como nos ensina aqui

Para ler o livro tem na biblioteca, mas na net e comércio tem pouca informação

*


Gustave Flaubert e sua Madame Bovary deram a conhecer aos meus +/-11 anos um mundo de depressão, desespero e desistência inimaginável para mim com as experiências que tinha até à altura. Foi marcante descobrir que houve seres em todos os tempos que viveram com uma boa dose de infelicidade

*



imagem

Tambem precocemente lido (mesmo muito precocemente, rss) O Crime do Padre Mouret de Emile Zola atirou-me para a dimensão real das pessoas por detrás de máscaras impostas... que eu não supunha como máscaras!
*

Em plenos 20 anos o meu interesse maior ia inteiro para uma área híbrida entre ciência e espiritualidade e O Tao da Física de Fritjof Capra arrancou-me muitos ah, é isto mesmo! ao encontrar nas palavras de um físico pensamentos meus que eu própria nem saberia definir

*

Gosto de quase toda a obra de Isabel Allende, mas este merece-me o destaque...
*

1 comment:

  1. Uau!
    Gostei mto do desafio e dos livros que escolheste. ;)
    Deixa lá ver se estou à altura para responder a este... este vai levar mais tempo a estar pronto. Sim?
    Beijinhos grandes e bom fdsemana!

    ReplyDelete