Wednesday, September 19, 2007

Doulas -ou o que é o parto humanizado


Li recentemente na imprensa portuguesa -poucos dias após um debate televisivo s/ o tema, que vai ser rapidamente incrementado o chamado parto humanizado em todos os estabelecimentos de saúde públicos em que ocorra o serviço de maternidade.

O trabalho e luta desta gente fantástica não é de certeza alheio a isso...

Parabéns para eles! :-)

Quando isso estiver realmente implementado e não for mais uma novidade, as mulheres deixarão de estar "entregues" e sem voz activa num processo em que são peça fundamental e em que necessariamente devem ser donas do seu próprio cenário...

A raspagem obrigatória dos pêlos púbicos(!), inibição de se fazer acompanhar por alguém conhecido, inibição de beber água, a inibição de caminhar e outras inibições aplicadas por grosso a cada parturiente por estranhos numa altura difícil e sem opção de escolha ou explicações deixam então de ser quadro obrigatório para passar a ser facultativo ou mesmo inexistente como no caso dos dois primeiros itens.

A mulher é encorajada a adoptar a posição que lhe for mais confortável para a expulsão e não a tradicional deitada (que visa quase apenas o conforto da classe médica...) quando à vontade, a parturiente regra geral adopta instintivamente a posição de cócoras que facilita e acelera o período da expulsão e obriga a menos esforço.



Ter um parto com mais qualidade, que necessariamente se reflecte também no recém-nascido; passa ainda por pontos tão importantes como a não-aplicação de oxitina (hormona existente e produzida na altura mas quase invariavelmente aplicada em "reforço"como regra para acelerar artificialmente o parto... só que o efeito colateral é intensificarem-se também as contracções do útero muito para lá do suportável e provocar mais sofrimento no bebé).

Está previsto que as maternidades também incluirão instalações adequadas a realização de parto na água, conhecido por ser bem mais fácil para a mãe e mais natural para quem nasce.
*
*
*
*******Falam elas
*
***************Doulas: São a gente que na hora do parto ajuda na diferença entre ter mais ou menos qualidade do decorrer do processo
*
*
*

No comments:

Post a Comment