Wednesday, April 23, 2008

Voices...

(pormenor da capa do livro de Tom Reagan)
*
A propósito do planeta, de ética e respeito à vida, de boa gestão de recursos e por outros motivos ainda, deixo ESTE documento que considero impactante e devastador de Tom Reagan, alguem com o mesmo destaque e capacidade intelectual que Peter Singer, para discutir o vegetarianismo de um ponto de vista ético e evolutivo.
*
Nas dezasseis páginas do documento, a questão é focada em varios angulos e vista de várias maneiras num jeito coloquial e despretencioso
*
"Mas, em prol de algum bocadinho de carne, escreve ele, privamos uma criatura inocente do sol e da luz, e daquela porção de vida e tempo que ela veio ao mundo para gozar."

Famoso pelas biografias de estadistas gregos e romanos, Plutarco poderia ter pretensões à imortalidade com base apenas na eloqüência atordoante desta única frase.
*
- Em nossa vida, devemos nos esforçar para causar o mínimo de mal. - Quando comemos carne, somos cúmplices de um mal maior do que quando não comemos carne. - Portanto, devíamos parar de comer carne. É possível discordar de até onde vai o pensamento de Gandhi, mas não há como negar o desafio apresentado.
*
Numa linha semelhante, Ralph Waldo Emerson lembra aos comedores de carne de todo o mundo a responsabilidade que carregam. "Acabastes de jantar e, por mais escrupulosamente que escondais o matadouro na agradável distância de milhas, há cumplicidade." Entendo que Emerson quis dizer: o sangue de animais inocentes está nas mãos de todos os comedores de carne, quer queiram, quer não admitir isso.
*
Por que a imensa maioria das pessoas dos nossos países apoia ativamente o abate de animais (agora mais de dez bilhões por ano, só nos Estados Unidos; mais de 50 bilhões por ano no mundo todo; 950.000 por minuto, 16.000 por segundo, mais de cinco milhões e meio durante o tempo que levei para ler essas palavras, mais de cinco milhões e meio).

Como é possível que a maioria das pessoas dos nossos países apoie uma prática (a destruição violenta de animais vivos) da qual a maioria não gostaria nem conseguiria participar em pessoa, uma prática que a maioria (desde que a vejam ou que lhes descrevam) acha, nas palavras de Tolstoi, horrivelmente revoltante?
*

4 comments:

  1. ola...
    nos tópicos do cap 10, Novas Práticas, eu postei alguma coisa sobre especismo, e slow food, vc viu... dá uma olhada lá e depois me diz se tá ok, pq eu não sei muito sobre o assunto...

    E o coelhinho está bem, esqueci de dizer no email... já sarou o dentinho e está às voltas com o Theo e meu sobrinho Artur...
    Beijos...

    ReplyDelete
  2. Anonymous8:46:00 pm

    Tenho lembrado do coelhinho 1000X, Ju! Depois na hora e postar acabo esquecendo de pergunttar e nem mesmo no mail de a 2 ou 3 dias incluí isso mas fico contente que esteja tudo nos trilhos certos :)
    Bjs.
    Marian

    ReplyDelete
  3. ola lindonas!

    Sou 100% a favor de slow food - mas, infelizmente, estamos perante uma crise enorme mundial, e muita gente vai passar muita fominha... :( e não será só nos paises mais pobres vai nos tocar a todos...

    ReplyDelete
  4. Isabel, que coincidencia!
    estava mesmo agora a ler "o slow food nas escolas"...
    (http://www.slowfood.com/about_us/img_sito/pdf/Companion_POR.pdf)
    :-)
    Tambem vi o teu post s/ a crise de fome no mundo e assinei claro.
    Bjs.

    ReplyDelete