Friday, March 06, 2009

espectacular!


*
Espectacular foi o que eu achei do artigo do astrólogo Fernando Fernandes na constelar.

Ele estabelece o paralelo entre certas histórias em quadrinhos -das que atingem grandes níveis de popularidade mundial, enquanto retratos de climas sociais e simultaneamente como que arautos de eventos políticos próximos...

Nada a ver? talvez não seja bem assim:

Em momentos críticos, os desenhos animados e as histórias em quadrinhos antecipam, no plano do imaginário, a atmosfera que caracterizará os anseios do povo americano e influenciará a escolha de um novo presidente. Assim foi com Franklin Roosevelt. Assim foi com o medíocre George W. Bush. E assim está sendo com Barack Obama Calça Quadrada, o novo popstar da Casa Branca.
*
(...) contamos como a América de George W. Bush, uma superpotência paranóica, sempre em guarda contra inimigos reais ou imaginários, já estava prefigurada no mapa de estréia do desenho animado As Meninas Superpoderosas, de 1998. Pois agora você vai saber como a América dos sonhos de Barack Obama também estava esboçada nos traços de outro personagem dos desenhos, desta vez bem mais simpático. Prepare-se para conhecer Bob Obama – ou, se preferir, Barack Esponja.
*


*

Em todo o artigo, interessante e merecendo ser lido na íntegra, o autor vai estabelecendo as similaridades astrológicas entre os personagens de BD os tempos políiticos seguintes. O presidente Barack Obama é associado ao personagem Bob Esponja.

E lá para os finais do texto uma analogia tão sinistra quanto alarmante mas previsível:

*
Bob Esponja é carismático e bem intencionado, mas não consegue mudar a realidade de seu mundo. Por mais que tumultue e subverta a rotina do restaurante onde trabalha, sempre acaba de volta à cozinha - e trabalhando para engordar a conta bancária do Sr. Siriguejo. Se pensarmos que o dono do restaurante funciona como uma metáfora para todo o complexo industrial-financeiro americano, a analogia é clara: Barack Obama pode ter muitos projetos, mas o papel que se espera dele é o de restaurar a velha ordem, criando condições de retomada da prosperidade para banqueiros, tubarões da indústria e raposas do mercado financeiro.
*
Obama é tão popular e bem intencionado quanto Bob Esponja. Conseguirá mudar alguma coisa? O desafio é pesado. Que o digam os trânsitos que Plutão já começa a fazer, formando sucessivas oposições a todos os planetas em Câncer do mapa americano. Talvez daqui a alguns anos estejamos comparando Obama não mais com Bob Esponja, mas sim com a depressiva figura de Lula Molusco.

No comments:

Post a Comment